Questões de Concurso
Foram encontradas 372 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. A divulgação de informações científicas requer decodificação do discurso especializado.
II. A utilização de ilustrações e infográficos compromete a precisão das informações.
III. O jornalista interpreta o discurso dos cientistas; define o público e escolhe o veículo e a linguagem mais adequados.
IV. A divulgação científica deve ser pautada pelo compromisso social da democratização da informação.
Está correto o que se afirma apenas em
(Manual de Redação F. de São Paulo. São Paulo: Publifolha, 22 ed. 2021, p. 15.)
Para cumprir a atual exigência qualitativa do jornalismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Os recursos tecnológicos podem contribuir para a edição, de forma a organizar e tornar a informação mais compreensível.
II. Todos os textos devem ser estritamente informativos e seguir normas não flexíveis.
III. Pesquisas de opinião oferecem elementos importantes para identificar e conhecer as necessidades do leitor e substituem hoje as percepções dos repórteres em relação aos temas que devem ser pautados.
IV. As análises precisam de sustentação e podem ser comprometidas pela subjetividade do jornalista.
Está correto o que se afirma em
(Nádia Maria Lebedev Martinez Moreira, 2021.)
São considerados conceitos fundamentais do jornalismo digital, EXCETO:
(Lima Junior, 2011.)
Sobre o jornalismo nas novas mídias, assinale a INCORRETA.
(Graça França Monteiro, 2018.)
Conscientes da importância do acesso à mídia e do poder que tem nela, as instituições trabalham para serem “lembradas pela imprensa”, para ampliarem sua presença nos veículos e, mais do que isso, para serem reconhecidas como referências. Para atingir tais objetivos, produzem textos informativos para divulgação jornalística, compreendendo pautas, releases, position papers, informes oficiais, comunicados, artigos, notas técnicas. Enfim, produzem notícias. Sobre a notícia institucional, assinale a afirmativa correta.
I. Dentre as diretrizes que norteiam esta normativa destaca-se o fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na Administração Pública.
II. Para os efeitos desta Lei, considera-se informação sigilosa o conjunto de ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação.
III. O acesso à informação de que trata esta normativa compreende, dentre outros, os direitos de obter informação sobre atividades exercidas pelos órgãos e entidades, inclusive as relativas à sua política, organização e serviços.
IV. Para o acesso a informações de interesse público, a identificação do requerente não pode conter exigências que inviabilizem a solicitação.
Está correto o que se afirma apenas em
• Clareza e precisão. • Objetividade; • Concisão; • Coesão e coerência; • Impessoalidade; • Formalidade e padronização; e, • Uso da norma padrão da língua portuguesa.
Dentre os aspectos relacionados, destaca-se a “precisão” cujas características estão indicadas a seguir, com EXCEÇÃO de:
I. Constitui dívida ativa tributária a proveniente de crédito dessa natureza, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por decisão final proferida em processo regular.
II. A dívida regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez e tem o efeito de prova pré-constituída.
III. A certidão positiva com efeitos de negativa é aquela em que conste a existência de créditos não vencidos, em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa.
Está correto o que se afirma em