Questões de Concurso
Comentadas para uern
Foram encontradas 237 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A avaliação psicopedagógica é um dos componentes críticos da intervenção psicopedagógica, pois nela se fundamentam as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento. Sobre a avaliação psicopedagógica, assinale a premissa INCORRETA.
Sobre a história da psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. A graduação em psicopedagogia surgiu há mais de cinquenta anos na Argentina, criada na Universidade de Buenos Aires, com ideias pautadas na literatura francesa. Entretanto, na prática, a atividade psicopedagógica iniciou-se antes da criação do próprio curso.
II. No Brasil, em 1979, foi implantado no Instituto Sedes Sapientiae o primeiro curso de reeducação psicopedagógica de São Paulo (curso na modalidade da formação continuada, com uma visão atualizada do sujeito da aprendizagem, sob a influência da psicopedagogia argentina).
III. Os primórdios da psicopedagogia nasceram no século XIX, na França, sustentados pela preocupação com os problemas da aprendizagem na área médica. A psicopedagogia iniciada nesses centros tinha entre os seus objetivos centrais auxiliar as crianças e os adolescentes que apresentavam dificuldades de comportamento e escolares; o enfoque predominante era o médico-pedagógico.
Estão corretas as afirmativas
As Tendências Pedagógicas Liberais surgiram no século XIX, sob forte influência das ideias da Revolução Francesa (1789) de “liberdade, igualdade e fraternidade”. Receberam, também, contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. As Tendências Pedagógicas Liberais mais importantes são Liberal Tradicional e Tendência Liberal Renovada. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Para os liberais, “o homem é produto do meio”; ele e sua consciência se formam em suas relações acidentais, que podem e devem ser controladas pela educação, a qual deve trabalhar para a manutenção da ordem vigente, atuando diretamente com o sistema produtivo. Os liberais contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado.
II. A Tendência Tradicional está no Brasil desde os jesuítas. O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papéis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e, assim, a escola tomava como seu papel principal fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual, porque através deste estariam garantidas a ascensão dos burgueses e, consequentemente, a manutenção do modelo social e político vigente.
III. A Tendência Liberal Renovada tem como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista – corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky tornaram possível uma nova visão acerca da alfabetização, levando à conclusão que as crianças têm um papel ativo no aprendizado e que constroem seu próprio conhecimento. Para Ferreiro, a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual e de interação social, tanto na escola quanto fora dela. Toda criança passa por quatro fases ou níveis até que esteja alfabetizada: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A hipótese pré-silábica apresenta dois níveis, o I pode ser pictórico ou ideográfico. No II, a criança escreve diversas letras para representar palavras e a ordem das letras não tem importância.
( ) A hipótese silábica pode se dividir em dois níveis: silábico com valor sonoro, a criança escreve “XLH” que representa a palavra CAVALO; e sem valor sonoro, a criança pode escrever “CVL ou CVO ou AAO ou AVL” para representar CAVALO.
( ) No nível silábico-alfabético, a criança mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas. Exemplo: escreve “SAPT” – o que representa a palavra SAPATO.
( ) Toda criança na hipótese alfabética é sonora e domina todas as letras do alfabeto, não apresentando mais dificuldades na ortografia.
A sequência está correta em
Considerando a legislação vigente da Lei de Diretrizes e Bases quanto à educação especial, assinale a afirmativa INCORRETA.
Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo e atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças entre os autores, na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Considerando o exposto, assinale o pressuposto INCORRETO.
“Segundo aponta Molon (1995), os interesses de Vygotsky pela psicologia originam-se na preocupação com a gênese da cultura. Por entender que o homem é o construtor da cultura, ele se contrapõe à psicologia clássica que, segundo sua visão, não respondia adequadamente sobre os processos de individuação e os mecanismos psicológicos dos indivíduos.”
(Revista de curriculum y formacion del profesorado, 10, 2 – 2006.)
Deste modo, considerando as afirmativas a seguir, assinale a que NÃO representa sua teoria.
“Sobre a lei da espectrofotometria, quando um raio de energia radiante atravessa uma solução, a energia incidente será sempre mais intensa que a energia emergente.”
(CISTERNAS, R. J. e VARGA, J., Monte, O. Fundamentos de bioquímica experimental. Editora Ateneu. 2ª edição. São Paulo. 2001.)
Esta atenuação da intensidade da energia pode ser atribuída à:
O código de ética do profissional do biólogo contém normas e princípios que devem ser seguidos no exercício de sua profissão. De acordo com esse código, é direito do profissional biólogo:
As células e os fragmentos de tecidos e órgãos, ao serem retirados do corpo, devem ser submetidos ao processo de fixação. Isso ocorre porque esse processo possui as seguintes finalidades, EXCETO:
Sobre microscopia óptica, analise as afirmativas a seguir.
I. A objetiva não pode acrescentar detalhes à imagem e sua função é apenas aumentar de tamanho a imagem, que é projetada em seu plano de foco pelo condensador.
II. A ampliação total oferecida por um microscópio óptico é igual ao aumento da objetiva multiplicado pelo aumento da ocular.
III. O que determina a riqueza de detalhes da imagem fornecida pelo sistema óptico é o seu poder de aumentar o tamanho do objeto e não seu limite de resolução.
IV. O limite de resolução depende, sobretudo, da abertura numérica da objetiva e do comprimento de onda da luz utilizada.
Estão corretas apenas as afirmativas
Utilizando as aplicações da espectrofotometria para determinar substâncias, qual método é utilizado para a determinação de glicose, que utiliza meio acético e a quente, resultando glicosamina e base Shiff correspondentes?
Alguns cuidados devem ser tomados ao guardar os reagentes em laboratório. Deve-se ter conhecimento de quais substâncias são incompatíveis entre si, para evitar seu contato e possíveis acidentes, como explosões e liberação de produtos tóxicos inflamáveis. Um exemplo é o nitrato de prata; essa substância é incompatível com quais substâncias químicas a seguir?
Considere a planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão):
A |
B |
C |
D |
|
1 |
100 |
40 |
50 |
|
2 |
300 |
20 |
20 |
|
3 |
50 |
UERN |
30 |
|
4 |
||||
5 |
||||
6 |
Se o usuário digitar a fórmula =SE(MÉDIA(B1;B2)>=C3;SOMA(A3:C3);MÁXIMO(B1:B3)) na célula A6, pode-se afirmar que o resultado será:
Analise as afirmativas a seguir.
I. A topografia pode ser entendida como parte da geodésia, ciência que tem por objetivo determinar a forma e as dimensões da Terra.
II. Aterros são áreas implantadas com o depósito e a compactação de materiais provenientes de cortes ou empréstimos, no interior dos limites das seções de projeto (off sets).
III. O modelo geoidal é o que mais se aproxima da forma da Terra. É definido teoricamente como sendo o nível médio dos mares em repouso, prolongado através dos continentes. Não é uma superfície regular e é de difícil tratamento matemático.
IV. No Brasil o datum altimétrico é o ponto associado com o nível médio do mar determinado pelo marégrafo de Imbituba, Santa Catarina.
V. Classicamente, a topografia é dividida em topometria e topologia.
VI. A topometria tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.
VII. A topologia estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos.
VIII. Cortes são movimentações de terra ou rocha cuja execução exige escavação do material que compõe o terreno natural no interior dos limites das seções projetadas (off sets).
IX. O levantamento topográfico pode ser dividido em duas partes: levantamento planimétrico, em que se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e levantamento altimétrico, em que o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z).
X. Corpo do aterro é a parte do aterro situado entre o terreno natural até 0,80 m abaixo da cota correspondente ao greide da terraplenagem.
Estão corretas as afirmativas
Conforme disposto no capítulo II – Dos instrumentos de política urbana do Estatuto da Cidade, o direito de preempção será exercido sempre que o Poder Público necessitar de áreas para:
I. Regularização fundiária.
II. Execução de programas e projetos habitacionais de interesse social.
III. Constituição de reserva fundiária.
IV. Ordenamento e direcionamento da expansão urbana.
V. Implantação de equipamentos urbanos e comunitários.
VI. Criação de espaços públicos de lazer e áreas verdes.
VII. Criação de unidades de conservação ou proteção de outras áreas de interesse ambiental.
VIII. Proteção de áreas de interesse histórico, cultural ou paisagístico.
Estão corretas as afirmativas
A forma de estabelecimento do desempenho de edificações é pensada por meio da definição de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas) e métodos de avaliação, os quais sempre permitem a mensuração clara do seu cumprimento. Conforme disposto na NBR 15575-1 de 2013, no item – avaliação de desempenho quanto a diretrizes para implantação e entorno, analise:
I. Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra, avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros.
II. Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.
III. Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas (entorno), considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno.
IV. O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser cumpridas as disposições das Normas Brasileiras aplicáveis.
V. Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes.
Estão corretas as afirmativas