Questões de Concurso Comentadas para engenheiro agrícola

Foram encontradas 42 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2019 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2019 - UFES - Engenheiro - Agrícola |
Q2691936 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Observe as seguintes condições em um determinado manejo de irrigação:

Utilização do método do balanço hídrico, com evapotranspiração de referência (ETo) calculada pelo método de Penman-Monteith, tomando-se como referência o valor do coeficiente cultural (Kc) médio de 1,20 para o período, divulgado pelo Boletim FAO-56.

Agora, considere para um turno de rega de quatro dias, os seguintes fatos:

No início do dia 1, a umidade do solo correspondia à capacidade de campo;

A ETo foi de 4,5 mm/dia;

A eficiência de irrigação foi de 85%; e

Não choveu no período, considerando-se assim o coeficiente do solo (ks) = 1.

Assim, a irrigação real necessária (IRN) e a irrigação total necessária (ITN) na situação acima descrita foram, respectivamente:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2019 - UFES - Engenheiro - Agrícola |
Q2691931 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre determinação de umidade, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) O tensiômetro é um método direto para determinação da porcentagem de água no solo e indireto para determinação da tensão de água no solo.

( ) A densidade do solo é definida pela relação entre a massa do solo seco (m) a 105-1100C e o volume total do solo, incluindo-se o espaço poroso.

( ) A umidade do solo em volume é definida como a razão entre a massa de água e a massa de solo seco.

A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1806664 Legislação Federal
A Lei nº 11.091/2005 dispõe sobre a estruturação do plano de carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Segundo essa lei, são atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira, sem prejuízo das atribuições específicas e observados os requisitos de qualificação e competências definidos nas respectivas especificações:
Alternativas
Q1804773 Ética na Administração Pública
O Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. São deveres fundamentais do servidor, dentre outros:
Alternativas
Q1804772 Direito Administrativo
Além de recusar fé a documentos públicos e opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço, conforme determina a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, existem outras proibições, tais como
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Engenharia Agrícola |
Q944848 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.


A agricultura de precisão tem como objetivos:


( ) Aumentar a eficiência de todos os processos.

( ) Aumentar o uso de máquinas antigas.

( ) Aumentar a produtividade.

( ) Aumentar o uso de insumos.

( ) Reduzir impactos ambientais.

Alternativas
Q943846 Direito Administrativo
Em relação ao benefício de pensão por morte, previsto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, analise as afirmativas abaixo.
I. Tícia era divorciada de um Servidor Público Federal e dele recebia pensão alimentícia fixada judicialmente. Com o falecimento desse Servidor, Tícia será considerada como beneficiária da pensão por morte.
II. Determinado Servidor Público Federal faleceu em janeiro de 2018. Seu filho, que, na data do óbito tinha 10 (dez) anos de idade e não é inválido, não tem deficiência grave e não tem deficiência intelectual ou mental, receberá pensão por morte até os 24 (vinte e quatro) anos de idade.
III. Mévio era Servidor Público Federal há dez anos e, nas suas férias, em março de 2018, veio a falecer. Mévio estava casado há um ano e tinha 40 (quarenta) anos de idade. Assim, a viúva, que, na data do óbito do marido também tinha 40 (quarenta) anos de idade, terá direito a receber a pensão por morte vitalícia.
IV. Determinada Servidora Pública Federal convivia em união estável, devidamente registrada, tinha dois filhos menores de idade, e, ainda, sustentava seus pais, ambos com 80 (oitenta) anos de idade. Tendo ocorrido o falecimento dessa servidora, os pais, embora dependentes economicamente da filha, não terão direito ao benefício de pensão por morte.
V. Havendo o falecimento de um servidor público federal, os beneficiários terão o prazo de até 5 (cinco) anos, contado da data do óbito, para requerer a concessão de pensão por morte, sob pena de perda desse direito.


Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Q943845 Ética na Administração Pública

Renato, professor contratado temporariamente pelo IFRS, retirou de sua repartição, sem autorização, um notebook e diversos livros, para utilizar em outra instituição de ensino onde ministra aulas. Analisando tal conduta à luz do Código de Ética do Servidor Público Federal, considere as assertivas a seguir:

I. Tendo em vista Renato não ostentar a condição de servidor público em razão de possuir contrato temporário com a Administração, não estará sujeito às disposições do Código de Ética.

II. Renato praticou conduta antiética ao retirar os bens da repartição pública sem autorização legal.

III. A conduta praticada por Renato é punível com a penalidade de suspensão, com possibilidade de conversão em multa, quando houver conveniência para o serviço.

IV. A pena aplicável à Renato pela Comissão de Ética é a de censura.


Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):

Alternativas
Q943844 Direito Administrativo
Tendo como base a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e fundações públicas federais, analise as afirmações abaixo, assinalando, a seguir a alternativa CORRETA:
( ) Servidor lotado e em exercício no Campus Rio Grande do IFRS pretende, por diversas razões, passar a ser lotado e ter exercício no Campus Caxias do Sul, também do IFRS. Deverá, então, requerer a sua remoção.
( ) Servidor lotado e em exercício no Campus Sertão do IFRS pretende, por diversas razões, passar a ser lotado e ter exercício no Campus Taguatinga do Instituto Federal Brasília. Deverá, nessa situação, requerer a sua redistribuição.
( ) Determinada servidora do Campus Ibirubá do IFRS foi nomeada para exercer Cargo de Direção na Reitoria do IFRS. Assim, fará jus ao pagamento de ajuda de custo, que será paga mensalmente enquanto não retornar à sua Unidade de origem.
( ) Caso um servidor trabalhe em horário considerado pela lei como noturno, terá direito ao pagamento do respectivo adicional, correspondente a 20% (vinte por cento) sobre o valor-hora.
( ) Caso um servidor do IFRS venha desempenhar mandato eletivo municipal nas próximas eleições, seu afastamento do cargo na autarquia será considerado como efetivo exercício.
Alternativas
Q866618 Ética na Administração Pública
Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos preceitos contidos no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n° 1.171/1994).
Alternativas
Q866616 Direito Administrativo
A partir do que dispõe a Lei n° 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q866615 Direito Administrativo

A partir do que preceitua a Lei n° 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


( ) A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

( ) São deveres do servidor, dentre outros: exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, ser leal às instituições a que servir e observar as normas legais e regulamentares.

( ) A recondução é a investidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

( ) O auxílio-moradia destina-se a compensar as despesas de instalação do servidor que, no interesse do serviço, passa a ter exercício em nova sede, com mudança de domicílio em caráter permanente, vedado o duplo pagamento de indenização, a qualquer tempo, no caso de o cônjuge ou companheiro que detenha também a condição de servidor vir a ter exercício na mesma sede.


A sequência correta é

Alternativas
Q866612 Direito Administrativo

A Lei n° 13.460, de 27 de junho de 2017, dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.


De acordo com os termos previstos na referida lei, considere as afirmativas a seguir.


I → Os serviços públicos e o atendimento do usuário serão realizados de forma adequada, observados os princípios da regularidade, continuidade, efetividade, segurança, atualidade, generalidade, transparência e cortesia.

II → Dentre as diretrizes a serem observadas pelos agentes públicos e prestadores de serviços públicos, está a de utilizar linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos.

III → Um dos direitos básicos do consumidor é o de obter informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet sobre o horário de funcionamento das unidades administrativas, dentre outras informações.

IV → Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante a administração pública acerca da prestação de serviços públicos, devendo apresentar os motivos determinantes da apresentação perante a ouvidoria.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Q866609 Português

No cartaz, por meio de uma pergunta retórica, é feita uma interpelação direta ao interlocutor.


Imagem associada para resolução da questão


Considere que o teor da reflexão produzida com a pergunta seja materializado nas seguintes formas:


I → A moto, na verdade, não preciso utilizá-la todos osdias.

II → O carro, na realidade, não preciso utilizar ele todos os dias.

III → O carro ou a moto, pensando bem, não precisamos utilizar-lhes todos os dias.


Segundo a norma-padrão da escrita, o pronome pessoal está empregado corretamente

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903796 Noções de Informática

No Word 2010 da Microsoft Office, a tecla de atalho que repete a última ação é a

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903793 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Determinada unidade armazenadora de grãos agrícolas recebe diariamente, durante a safra, grãos oriundos de fazendas da região para seu pré-processamento. Em certo dia, a unidade recebeu 200 toneladas de grãos de um produtor. Considerando que o produto recebido estava com teor de água de 18% b.u, em função da necessidade de secagem do produto, quanto, em massa, deverá ser descontado do produtor para a redução do teor de água para 11% b.u?

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903792 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Em estatística, há uma medida de dispersão definida como a média dos quadrados dos desvios em relação à média aritmética. Essa medida de dispersão é denominada

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903791 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Existe determinada configuração de um tipo de fluxo de ar em um secador que torna esse secador um dos mais usados no mundo pela sua simplicidade de construção e operação, aliadas ao baixo custo inicial, quando comparado com outros tipos de secadores. Esses aparelhos caracterizam-se pela passagem perpendicular do ar de secagem em uma camada de grãos que se movem entre chapas perfuradas. Dessa forma, o fluxo de ar se move perpendicularmente na coluna de secagem. Esse secador é o de fluxo

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903790 Engenharia Agronômica (Agronomia)

A secagem em alta temperatura do ar é realizada com ar aquecido. Existe um limite de temperatura do ar, que não é rígido, e que caracteriza o processo como não sendo mais de baixa temperatura. Nesse caso de secagem em alta temperatura, utiliza-se temperatura do ar de secagem com valor superior à temperatura do ar ambiente em valor teórico limite de

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903789 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Há um termo técnico que diz respeito à perda de peso ao longo do período de armazenamento dos grãos, o que ocorre devido à respiração deles, a qual consome energia acumulada sob forma de compostos orgânicos, diminuindo, de forma efetiva, a massa e, portanto, o peso dos grãos. Ela não está relacionada com as perdas de peso durante a secagem ou aeração, nas quais essa perda refere-se à remoção de água. Essa perda de peso denomina-se

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: B
6: B
7: A
8: D
9: D
10: C
11: C
12: D
13: D
14: A
15: E
16: C
17: B
18: A
19: D
20: E