Questões de Concurso Comentadas para analista de fomento - economia

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2918611 Geografia

A principal rodovia que liga Manaus a Porto Velho é:

Alternativas
Q2918610 Geografia

Assinale a opção correta sobre aspectos demográficos no estado do Amazonas.

Alternativas
Q2918609 Geografia

Tendo como referência a base econômica de alguns dos mais importantes municípios do Amazonas são feitas algumas considerações. Após leitura, assinale a alternativa correta.


I. O Município de Coari destaca-se na produção de petróleo e gás.

II. O Município de Parintins tem como destaques o turismo, a atividade industrial e a produção agropecuária.

III. Indústria, comércio e turismo formam a base econômica de Manaus.

IV. Manacapuru tem como base econômica a atividade industrial ligada à produção de fármacos.


São verdadeiras:

Alternativas
Q2918608 Geografia

Atualmente, áreas com grande variedade mineral e recursos quanto à biodiversidade tornam-se alvo de explorações que levam à graves impactos ambientais. Reservas de ouro e outros recursos espalham-se por dezenas de áreas da Amazônia, despertando a cobiça, inclusive de grupos internacionais interessados em sua exploração, como foram os casos do Projeto Carajás e do Projeto Jarí, nos anos 70 e 80. No Estado do Amazonas, considerando o potencial mineral por municípios, podemos afirmar que:

Alternativas
Q2918471 Geografia

Segundo dados da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento urbano do Estado do Amazonas foi bastante significativo nas últimas décadas e com causas bastante variadas. Assinale a opção que apresenta municípios com população superior a 100 mil habitantes, considerando as estimativas do IBGE para 2009 no Estado do Amazonas.

Alternativas
Q2918394 Economia

Suponha os seguintes gráficos abaixo obtidos em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Elasticity-elastic.png, sendo Po preço do produto, Q a quantidade demandada, D1 e D2 curvas de demanda de mercado e E a elasticidade-preço da demanda. Desse modo, observe as alternativas abaixo e marque a correta.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2918140 Noções de Informática

Qual atalho é usado no Excel 2003 para abrir a caixa de diálogo Inserir hiperlink?

Alternativas
Q2918136 Noções de Informática

Qual das alternativas abaixo NÃO é uma categoria de funções do Excel 2003?

Alternativas
Q2918123 Noções de Informática

No Word 2003, qual sequência menus — a partir da barra de menus — permite inserir em um documento Word uma equação matemática com o Microsoft Equation 3.0?

Alternativas
Q2918118 Noções de Informática

Sejam as seguintes assertivas sobre o funcionamento do Windows XP:


l. Para criar uma nova pasta, pode-se clicar com o botão direito do mouse sobre uma pasta já existente e selecionar o comando Nova Pasta a partir do menu de contexto exibido;

Il. E possível organizar por data os ícones existentes no Desktop;

Il. Por questão de segurança, todos os arquivos existentes na Lixeira são automaticamente deletados após um mês.


Marque a alternativa correta em relação às assertivas acima.

Alternativas
Q2915540 Legislação Federal

Ainda com relação aos recursos e regime financeiro e contábil da SUFRAMA, previstos no Decreto-Lei nº 288/1967, é correto afirmar:

Alternativas
Q2915530 Legislação Federal

São recursos da SUFRAMA — Superintendência da Zona Franca de Manaus — de acordo com o Decreto-Lei nº 288/1967:

Alternativas
Q2915526 Legislação Federal

Tratando-se da Administração da Zona Franca de Manaus, regulamentada pelo Decreto-Lei nº 288/1967, pode-se afirmar que:

Alternativas
Q2915523 Legislação Federal

Com relação à Política de Incentivos Fiscais da Zona Franca de Manaus prevista no Decreto-Lei nº 288/1967, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2915519 Legislação Federal

Segundo o Decreto-Lei nº 288/1967, é finalidade da Zona Franca de Manaus:

Alternativas
Q2915509 Direito Constitucional

Acerca da alteração promovida pela Emenda Constitucional nº 42 de 19 de dezembro de 2003, é correto afirmar que o prazo de vinte e cinco anos para manutenção da Zona Franca de Manaus, estabelecido pelo artigo 40 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, foi aumentado de:

Alternativas
Q2915504 Atualidades

Emissão de CO2, no mundo cai; líderes discutirão pacto climático.


Gerard Wynn


LONDRES (Reuters) — “A recessão deve causar a mais profunda queda nas emissões de gases do efeito estufa em 40 anos, segundo uma estimativa divulgada nesta segunda-feira, enquanto líderes mundiais seguem rumo a Nova York para tentar romper o impasse sobre a formatação de um novo pacto climático global.

As emissões em todo o mundo de dióxido de carbono, principal gás resultante da ação humana causador do efeito estufa, vão cair cerca de 2,6 por cento em 2009, como resultado da queda da atividade industrial em todo o mundo, informou nesta segunda-feira a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla eminglês).

O mundo tem de aproveitar essa queda para conduzir uma luta global contra as mudanças climáticas em vez de permitir que as emissões cresçam novamente, como aconteceu em recessões anteriores, disse Fatih Birol, economista-chefe do IEA, em entrevista à Reuters.

Esta queda nas emissões e em investimentos em combustíveis fósseis somente terá significado com um acordo em Copenhague, que envie um sinal para investidores na direção do baixo teor de carbono! disse ele, referindo-se à cúpula da ONU em dezembro na capital da Dinamarca.”


(Disponível em: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/09/21/emissao-de-co2-no-mundo-cai-lideres-discutirao-pacto-climatico-767705380.asp Acesso em: 29/09/2009).


Com base no texto e em seus conhecimentos relativos ao meio ambiente, assinale a opção correta para conceituar “efeito estufa”.

Alternativas
Q2915502 Atualidades

“A 'questão ambiental! é complexa, trans e interdisciplinar. Posto que nada se define em si, mas em relações em contextos espaço-temporais, no que se refere a método, a tradição dialética exposta no item anterior [educação ambiental transformadora em oposição à conservadora] é, dentre as que buscam pensar o enredamento do ambiente, a que se propõe a teorizar e agir em processos conexos e integrados, vinculando matéria e pensamento, teoria e prática, corpo e mente, subjetividade e objetividade.

A dialética é o exercício totalizador que nos permite apreender a síntese das determinações múltiplas que conformam a unidade. O modo de pensar dialógico, genericamente, consiste em que quaisquer pares podem estar em contradição e/ou serem complementares. Permite entender a unidade na diversidade, a superação do contraditório pela síntese que estabelece outras contradições, num contínuo movimento de transformação — esta foi a inovação de G.W. Hegel em relação à dialética antiga, posteriormente adotada criticamente por Karl Marx.” (Disponível em: Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004,p.70)


Ainda segundo o autor do texto, o método dialético possibilita o diálogo crítico com outras abordagens do campo “ambiental”. Nesse diálogo é possível a construção de novas sínteses teórico-metodológicas sem recair no idealismo ou no materialismo estrito, na generalidade abstrata de poucos efeitos práticos, no reducionismo e no dualismo. (Adaptado). (Idem, p.71).


Com base no texto acima, podemos concluir que a proposta de educação ambiental defendida é a:

Alternativas
Q2915500 Atualidades

No Brasil, existem diversos domínios morfoclimáticos, isto é, caracterizados pelo interrelacionamento entre o clima, a cobertura vegetal, a forma de relevo, a hidrografia e o solo. Atualmente, todos os nossos domínios apresentam problemas ambientais provocados pela ação do ser humano. Localizado na Região Norte do Brasil, o domínio Amazônico ou Amazônia caracteriza-se, essencialmente, pela existência de terras baixas e grande processo de sedimentação; clima e floresta equatorial que dificultam a sua ocupação e integração ao restante do país. Nesta floresta, desde os anos 70, o governo tenta abrir estradas no sentido de abrir caminhos para o desenvolvimento socioeconômico. No entanto, “quatro décadas depois, a Amazônia está mal-servida por estradas esburacadas, atoleiros e toda espécie de obstáculo ao trânsito de pessoas e cargas. Quase metade da malha rodoviária é considerada ruim ou péssima pela Confederação Nacional do Transporte. Outros 40% são apenas regulares. (...). Por outro lado, existe hoje a consciência de que a floresta precisa ser preservada e que cada estrada é um vetor do desmatamento. Elas não apenas atraem migrantes, mas também servem de ponto de partida para milhares de caminhos vicinais abertos por madeireiros, garimpeiros e agricultores” (...). (Veja Amazônia: o fator humano. São Paulo: Abril, set. 2009, p.49).


Considerando as informações acima e tomando por base seus conhecimentos, assinale a opção que faz correspondência entre os problemas ambientais e os domínios morfoclimáticos corretamente.

Alternativas
Q2915497 Atualidades

Leia, criticamente, o texto.


“No último século, o grande avanço da fronteira agrícola para o Centro-Oeste e o Norte teve enorme papel no progressivo desmatamento do Brasil, coisa que, é claro, vem desde os tempos da colonização portuguesa. Não importando quão conscientes os brasileiros estejam de seus problemas ambientais, a mudança tem sido lenta em decorrência da fiscalização fraca e da escassez de recursos essenciais. Em muitas áreas, falta saneamento básico, ou este é do tipo rudimentar, o que só provoca mais poluição.” (LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. O Brasil desde 1980. São Paulo: Girafa, 2007, p.171)


Considerando que na Amazônia, por exemplo, tem havido novas fronteiras do desenvolvimento do agronegócio, além de muitos crimes pela posse de terras... Para que haja mudança neste cenário é necessário, sobretudo:

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: D
6: A
7: E
8: C
9: A
10: B
11: C
12: C
13: D
14: D
15: B
16: C
17: B
18: D
19: A
20: C