Questões de Concurso Comentadas para auxiliar administrativo - fundamental

Foram encontradas 75 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2487205 Noções de Informática
Sobre a interatividade entre o Microsoft Word 2016 e o serviço de e-mail, analise as afirmativas a seguir.


I. O Microsoft Word não possui integração com serviços de e-mail; portanto, o usuário somente poderá copiar o conteúdo do documento desejado e colá-lo manualmente, selecionando a opção “manter a formatação original” em um provedor de e-mail.

II. Para enviar um documento Word, o usuário poderá clicar em “Anexar arquivos” em um cliente de e-mail e, em seguida, procurar em seu computador o documento “.Docx” que deseja anexar para o destinatário.

III. O aplicativo MS-Word oferece o recurso “Enviar como anexo” encontrado na guia “Arquivo”. Essa função abrirá automaticamente uma mensagem de e-mail com uma cópia anexada do arquivo em seu formato de arquivo original.

IV. O Microsoft Word permite o compartilhamento de um documento diretamente do aplicativo; porém, a transferência é possível apenas para contatos que estão na lista de endereço do Microsoft Outlook.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2487204 Noções de Informática
Determinado auxiliar administrativo está colaborando em um projeto de equipe no qual vários membros estão trabalhando em diferentes seções de um documento no Microsoft Word. Para facilitar a comunicação entre os membros da equipe, o modo mais recomendado é a inserção da ferramenta “Comentários”. Considerando o recurso citado do MS-Word, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2487203 Arquivologia
O Plano de Classificação de Documentos de Arquivos e a Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo são instrumentos eficazes de gestão documental que garantem a simplificação e a racionalização dos procedimentos.

(FARIA, 2008.)

Classifique as afirmativas a seguir como Plano de Classificação (PC) ou Tabela de Temporalidade (TT).


( ) Instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda nas fases corrente e intermediária e destinação final de documentos, a fim de a garantir o acesso à informação a todos que dela necessitem.

( ) Instrumento desenvolvido por arquivistas para auxiliar na organização das informações para a recuperação futura e armazenamento ordenado, e que traduz o conhecimento dos gestores sobre o estoque informacional arquivístico da instituição.

( ) Resulta da atividade de classificação que recupera o contexto de produção dos documentos de arquivo agrupando-os de acordo com o órgão produtor, a função, a subfunção e a atividade responsável por sua produção ou acumulação.

( ) Contempla os conjuntos documentais produzidos e recebidos, define prazos de guarda para os documentos em razão de seus valores administrativo, fiscal, jurídico-legal, técnico, histórico, autoriza a sua eliminação ou determina a sua guarda permanente.

A sequência está correta em
Alternativas
Q2487202 Arquivologia
Em cada situação, necessidade ou objetivo há um veículo ou tipo de comunicação adequada, que se materializa nas redações administrativas. _______________ é um documento no qual deve constar um resumo por escrito, detalhando os fatos e as soluções a que chegaram as pessoas convocadas a participar de uma assembleia, sessão ou reunião, tendo como uma das principais funções historiar, traçar um painel cronológico da vida de uma instituição, servir como documento para consulta posterior, tendo em alguns casos caráter obrigatório pela legislação.

(BELTRÃO, 2011.)


Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2487200 Administração Geral
O auxiliar administrativo não é simplesmente um profissional que executa funções que lhes foram determinadas, mas um indivíduo que vem sendo cada vez mais procurados pelas organizações, porque podem desenvolver multifunções sem que a qualidade do trabalho diminua.

(CRUZ, 2018.)

Considerando as áreas mais comuns de atuação do auxiliar administrativo, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Almoxarifado. 2. Comercial. 3. Finanças e Contabilidade. 4. Recepção. 5. Recursos Humanos.

( ) Atendimento ao público, cadastramento de visitantes, fornecimento de crachás, recebimento de correspondências e encaminhamento aos destinatários ou ao setor de protocolo.

( ) Atendimento ao cliente, recebimento dos pedidos de compra, apoio aos vendedores, arrumação da loja, reposição de peças e embalagens.

( ) Conferência de documentos, acompanhamento do contas a pagar e a receber, recolhimento de impostos, elaboração de operações, pagamentos a fornecedores, depósitos e pagamentos de clientes.

( ) Entrega de materiais nos setores, arquivo das solicitações de materiais e dos recibos de entrega, conferência e organização do material no depósito.

( ) Recebimento, separação e arquivo da documentação de pessoal, atualização de registros dos colaboradores, auxílio nas ações referentes ao quadro de pessoal.

A sequência está correta em 
Alternativas
Q2487199 Administração Geral
O comportamento humano gerado por um motivo, que é um impulsionador da ação humana onde ela é influenciada em um determinado formato que, de modo geral, impactará em um comportamento específico; a motivação está contida em etapas do comportamento que correspondem a um ciclo motivacional, que corresponde a uma decorrência da Teoria das Relações Humanas.

(CHIAVENATO, 2016.)


Considerando o ciclo motivacional, analise as afirmativas a seguir.

I. O corpo humano permanece em estado de equilíbrio até que um estímulo o invada, surgindo uma necessidade, que gera tensão no indivíduo e o conduz a comportamentos ou ações que satisfaçam aquela necessidade.
II. A satisfação da necessidade ocorre quando ela é devidamente atendida, resultando em um sentimento de realização e o organismo permanece em estado de desequilíbrio.
III. A não satisfação da necessidade devido a alguma barreira ou bloqueio da tensão provoca frustração e um estado de desequilíbrio no indivíduo.
IV. A compensação da necessidade ocorre com a frustração do indivíduo e o organismo busca meios indiretos de satisfazer a necessidade.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2487197 Segurança e Saúde no Trabalho
A Segurança do Trabalho e a Medicina do Trabalho são matérias abordadas pelo Direito do Trabalho, que contém regras referentes ao estabelecimento de direitos e obrigações entre empregados e empregadores, nas quais predominam deveres dos empregadores perante o Estado.

(GALAFASSI, 1998.)

A Segurança do Trabalho pode ser conceituada como o conjunto de
Alternativas
Q2487193 Direito Administrativo
Trata-se da investidura do funcionário em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física e mental, verificada em inspeção médica. As informações anteriores dizem respeito à
Alternativas
Q2487191 Conhecimentos Gerais
“O _________________ é uma tese jurídica que defende uma alteração na política de demarcação de terras indígenas no Brasil. Segundo essa tese, só poderia reivindicar direito sobre uma terra o povo indígena que já estivesse ocupando-a no momento da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2487190 Conhecimentos Gerais
No início de 1994, a inflação estava em 40% ao mês, ou três mil por cento ao ano. Os preços subiam sem parar – gasolina, alimentos, prestações... A cada hora o cruzeiro valia menos em relação ao dólar. Era o caos da hiperinflação. O truque dos economistas foi criar em fevereiro uma espécie de dólar virtual, a URV – Unidade Real de Valor. A roda-viva dos preços continuava corroendo o cruzeiro, mas não atingia a URV. Em julho, a URV perdeu as letras U e V, permanecendo o R, de real. A nova moeda nascia sem a “doença” da hiperinflação.

(Disponível em: https://www.camara.leg.br/tv/437249-lancado-ha-20-anos-plano-real-acabou-com-a-hiperinflacao/. Acesso em: 16/01/2024.)


O Plano Real foi implementado no governo do Presidente: 

Alternativas
Q2487189 Conhecimentos Gerais
A criação do Estado de Israel aconteceu no dia 14 de maio de 1948, por intermédio da Organização das Nações Unidas, como parte da divisão da Palestina que essa organização estabeleceu. O Estado de Israel surgiu a partir de décadas de lobby e de campanhas imigratórias promovidas pelos defensores do sionismo. O sionismo, por sua vez, é um movimento que defendia a criação de um Estado judeu na Palestina como solução ao antissemitismo na Europa. A criação de Israel estabeleceu um conflito com os palestinos árabes que se estende até hoje. Atualmente, os palestinos não possuem um Estado nacional nem têm seus territórios delimitados.

(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-criacao-estado-israel.htm. Acesso em: 16/01/2024.)


O diplomata que foi considerado fundamental para a decisão da ONU na criação do Estado Judeu, em 1948, chamava-se: 

Alternativas
Q2487188 Conhecimentos Gerais
Fundada em 1948 com a assinatura em Bogotá na Colômbia, a Organização foi criada para alcançar nos Estados-membros, como estipula o Artigo 1º da Carta, “uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”. As informações se referem à Organização
Alternativas
Q2487187 Conhecimentos Gerais
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma organização intergovernamental formada por trinta países, criada no contexto da Guerra Fria, em 1949. 

(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/otan.htm. Adaptado. Acesso em: 16/07/2024.)



A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tem por finalidade:
Alternativas
Q2487186 Matemática
Os gabinetes dos professores de matemática de determinada universidade são identificados por números dos conjuntos naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e irracionais (I). No total, um corredor tem 8 gabinetes onde os números são colocados respeitando-se uma lógica específica. Se em um corredor sete gabinetes estão organizados como representado a seguir, qual dos números corresponde ao único número que poderá ser colocado no oitavo gabinete?



Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2487183 Matemática
Uma varanda quadrada está passando por uma reforma e irá receber um deck de madeira fazendo com que a sua área aumente. Sabe-se que serão acrescentados dois metros de um lado e três de outro, fazendo com que a varanda fique retangular, como a figura a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



Caso a área total da varanda com o deck seja de 56 metros quadrados, qual será o seu perímetro?
Alternativas
Q2487175 Português
Beijos


      Esforçava-se para ser um homem moderno, mas tinha dificuldade com o protocolo. Não sabia, por exemplo, a quem beijar.

Quando via aproximar-se uma conhecida do casal, perguntava para a mulher, apreensivo, com o canto da boca:

     – Essa eu beijo?

      Nunca se lembrava. Para simplificar, começou a beijar todas. Conhecidas ou não. Quando lhe apresentavam uma mulher, em vez do aperto de mão, lhe aplicava dois beijos. “Muito prazer!”

    A quantidade era outro problema. Já tinha dominado os dois beijos, estava confortável com os dois beijos, quando a moda passou a ser três. A mulher, uma vez, observou:

        – Não sabia que você era tão amigo da Leonor.

       – Beijo todas!

       – Mas quatro beijos!

       – Me passei na conta.

       Era difícil. Às vezes ele partia para o terceiro beijo e a beijada não esperava. Ou então ela esperava e ele não dava, e quando ele voltava para o terceiro ela já recuara. O problema da vida, pensava, é que a vida não é coreografada.
 
        Aí os homens começaram a se beijar. Tudo bem. Seu lema passou a ser: se me beijarem eu beijo, mas não tomo a iniciativa. Sua vida social complicou-se. Quando chegavam numa reunião, fazia um rápido levantamento. Essa eu beijo duas vezes, essa três, esse me beija, esse não me beija, aquele já está me beijando três vezes... Quando, no seu grupo, as pessoas começavam a se cumprimentar com beijos na boca, ele se desesperou.

         Naquela noite, na volta de uma festa de casamento, a mulher comentou:

         – Você enlouqueceu?

         – Me descontrolei, pronto.

         – Você beijou todo mundo.

        – Todo mundo estava beijando todo mundo.

        – Você beijou homem na boca.
   
        – Espera aí. Foi por engano. E foi um homem só.

        – Mas logo o padre!

        Tomado de uma espécie de frenesi, depois de beijar uma fileira de conhecidos e desconhecidos, ele dobrara o padre pela cintura e o beijara longamente, como no cinema antigo.



(VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mulher do Silva. Porto Alegre, L&PM, 1984. p. 40-1)
“A quantidade era outro problema. Já tinha dominado os dois beijos, estava confortável com os dois beijos, quando a moda passou a ser três.” (4º§) A palavra em destaque tem valor semântico de 
Alternativas
Q2487174 Português
Beijos


      Esforçava-se para ser um homem moderno, mas tinha dificuldade com o protocolo. Não sabia, por exemplo, a quem beijar.

Quando via aproximar-se uma conhecida do casal, perguntava para a mulher, apreensivo, com o canto da boca:

     – Essa eu beijo?

      Nunca se lembrava. Para simplificar, começou a beijar todas. Conhecidas ou não. Quando lhe apresentavam uma mulher, em vez do aperto de mão, lhe aplicava dois beijos. “Muito prazer!”

    A quantidade era outro problema. Já tinha dominado os dois beijos, estava confortável com os dois beijos, quando a moda passou a ser três. A mulher, uma vez, observou:

        – Não sabia que você era tão amigo da Leonor.

       – Beijo todas!

       – Mas quatro beijos!

       – Me passei na conta.

       Era difícil. Às vezes ele partia para o terceiro beijo e a beijada não esperava. Ou então ela esperava e ele não dava, e quando ele voltava para o terceiro ela já recuara. O problema da vida, pensava, é que a vida não é coreografada.
 
        Aí os homens começaram a se beijar. Tudo bem. Seu lema passou a ser: se me beijarem eu beijo, mas não tomo a iniciativa. Sua vida social complicou-se. Quando chegavam numa reunião, fazia um rápido levantamento. Essa eu beijo duas vezes, essa três, esse me beija, esse não me beija, aquele já está me beijando três vezes... Quando, no seu grupo, as pessoas começavam a se cumprimentar com beijos na boca, ele se desesperou.

         Naquela noite, na volta de uma festa de casamento, a mulher comentou:

         – Você enlouqueceu?

         – Me descontrolei, pronto.

         – Você beijou todo mundo.

        – Todo mundo estava beijando todo mundo.

        – Você beijou homem na boca.
   
        – Espera aí. Foi por engano. E foi um homem só.

        – Mas logo o padre!

        Tomado de uma espécie de frenesi, depois de beijar uma fileira de conhecidos e desconhecidos, ele dobrara o padre pela cintura e o beijara longamente, como no cinema antigo.



(VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mulher do Silva. Porto Alegre, L&PM, 1984. p. 40-1)
Quanto à classe gramatical das palavras sublinhadas, tem-se a correspondência INDEVIDA em: 
Alternativas
Q2487171 Português
Beijos


      Esforçava-se para ser um homem moderno, mas tinha dificuldade com o protocolo. Não sabia, por exemplo, a quem beijar.

Quando via aproximar-se uma conhecida do casal, perguntava para a mulher, apreensivo, com o canto da boca:

     – Essa eu beijo?

      Nunca se lembrava. Para simplificar, começou a beijar todas. Conhecidas ou não. Quando lhe apresentavam uma mulher, em vez do aperto de mão, lhe aplicava dois beijos. “Muito prazer!”

    A quantidade era outro problema. Já tinha dominado os dois beijos, estava confortável com os dois beijos, quando a moda passou a ser três. A mulher, uma vez, observou:

        – Não sabia que você era tão amigo da Leonor.

       – Beijo todas!

       – Mas quatro beijos!

       – Me passei na conta.

       Era difícil. Às vezes ele partia para o terceiro beijo e a beijada não esperava. Ou então ela esperava e ele não dava, e quando ele voltava para o terceiro ela já recuara. O problema da vida, pensava, é que a vida não é coreografada.
 
        Aí os homens começaram a se beijar. Tudo bem. Seu lema passou a ser: se me beijarem eu beijo, mas não tomo a iniciativa. Sua vida social complicou-se. Quando chegavam numa reunião, fazia um rápido levantamento. Essa eu beijo duas vezes, essa três, esse me beija, esse não me beija, aquele já está me beijando três vezes... Quando, no seu grupo, as pessoas começavam a se cumprimentar com beijos na boca, ele se desesperou.

         Naquela noite, na volta de uma festa de casamento, a mulher comentou:

         – Você enlouqueceu?

         – Me descontrolei, pronto.

         – Você beijou todo mundo.

        – Todo mundo estava beijando todo mundo.

        – Você beijou homem na boca.
   
        – Espera aí. Foi por engano. E foi um homem só.

        – Mas logo o padre!

        Tomado de uma espécie de frenesi, depois de beijar uma fileira de conhecidos e desconhecidos, ele dobrara o padre pela cintura e o beijara longamente, como no cinema antigo.



(VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mulher do Silva. Porto Alegre, L&PM, 1984. p. 40-1)
A alternativa em que a oração assinalada expressa ideia de comparação é: 
Alternativas
Q2461296 Administração Geral

Julgue o próximo item, acerca de relações humanas e desenvolvimento de equipes de trabalho.


Embora o conhecimento sobre o outro não seja importante, o autoconhecimento é um componente essencial para a atuação profissional, podendo dificultar ou facilitar as relações no ambiente de trabalho.

Alternativas
Q2461295 Gestão de Pessoas

Julgue o próximo item, acerca de relações humanas e desenvolvimento de equipes de trabalho.


O relacionamento interpessoal saudável é obtido, por exemplo, quando os colaboradores expressam suas opiniões de forma clara e direta, sem ofender uns aos outros.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: A
6: C
7: B
8: C
9: D
10: B
11: B
12: B
13: C
14: A
15: B
16: A
17: C
18: D
19: E
20: C