Questões de Concurso Para prefeitura de bom despacho - mg

Foram encontradas 25 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1685342 Saúde Pública
A Epidemia do COVID 19 detectada em meados do início de 2020 vem trazendo repercussões graves no que tange a Saúde Pública e a Economia Global. Em relação a esta doença está incorreto dizer:
Alternativas
Q1685341 Saúde Pública

A Vigilância em Saúde é responsável por ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e também pela análise de situação de saúde da população brasileira. A lei orgânica da Saúde sobre a diferenciação dos termos relacionados a vigilância sanitária e Vigilância epidemiológica descritos na lei 8080/1990, pode-se afirmar que:


I - Análise de dados sobre ocorrência de doenças e sua distribuição geográfica é papel exclusivo da Vigilância Sanitária.

II - Análise de dados sobre os grupos populacionais de risco a contrair determinada doença é papel da vigilância sanitária.

III - As ações que previnem os riscos à saúde é papel da vigilância sanitária.

IV - As ações de fiscalização sobre os bens que se relacionam diretamente com a saúde da população é papel da vigilância epidemiológica.


Marque a alternativa que contém a afirmativa correta:

Alternativas
Q1685340 Medicina
O programa de saúde da família criado em 1994. Este se consolidou com a estratégia de organização da atenção básica do Sistema Único de Saúde, propondo uma mudança de modelo e contribuindo para a efetiva melhoria das condições de vida da Comunidade. Em 2006, no bojo do pacto da gestão acordado entre os Municípios, Estados e a União, a saúde da família foi considerada como uma estratégia prioritária para o fortalecimento da atenção básica e seu desenvolvimento deve considerar as diferenças locorregionais. Além disso são objetivos explícitos, exceto:
Alternativas
Q1685339 Saúde Pública

Na constituição De acordo com o “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado. Esta é garantida mediante políticas sociais e econômicas que visam a redução do risco de doença e de outros agravos e também garantem o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Também fala da criação do SUS, que é regulamentado e segue alguns princípios doutrinários.


I) Foi regulamentado pela lei 8080 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e das transferências inter-governamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

II) Foi regulamentado pela lei 8142 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

III) Todo cidadão é igual perante o SUS. Os serviços de saúde devem saber quais são as diferenças dos grupos da população e trabalhar cada necessidade. O SUS deve tratar desigualmente os desiguais.

IV) As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas, ao mesmo tempo, para a prevenção e a cura. Isto faz com que as ações de promoção, prevenção e de recuperação formem um todo indivisível que não podem ser compartimentalizadas.

V) A rede de serviços do SUS deve ser organizada em níveis de complexidade tecnológica crescente de forma regionalizada e hierarquizada, permitindo um conhecimento maior dos problemas de saúde da população de uma área definida.


De acordo com as afirmativas acima, marque a opção CORRETA:

Alternativas
Q1685338 Saúde Pública
A participação popular nas políticas de saúde e o controle social são exercidos a nível Municipal, Estadual e Federal através de:
Alternativas
Q1685337 Saúde Pública
Um médico deparou-se com a seguinte situação. Estava com a agenda cheia na última semana de dezembro de 2019. Optou então em realizar mais atendimentos de crianças que estavam com surto de diarréia naquele momento, em uma de suas microáreas mais carentes. Marque qual dos princípios do SUS foi exercido com esta atitude:
Alternativas
Q1685336 Medicina
Em relação as patologias bucais que podem ser evidenciadas na oroscopia pelo médico de Família e Comunidade, marque a incorreta:
Alternativas
Q1685335 Medicina
JJR, 79 anos, sexo masculino, pedreiro procurou o PSF com queixa de dispnéia aos médios esforços, edema de MMII de característica vespertina de evolução há 6 meses e com piora progressiva. Sem alteração de ECG ou dor precordial. Também relatou história de dor abdominal e dificuldade ao trabalho devido a falta de ar. Sem febre ou outras queixas. Pai falecido por doença cardíaca. Aumento da frequência urinária a noite e dificuldade para respirar a noite, tendo que dormir com o auxílio de 4 travesseiros. Rx de tórax com aumento de área cardíaca. Em relação a provável patologia acima, marque a incorreta:
Alternativas
Q1685334 Medicina
A Esquistossomose, assim como a Leishmaniose, Doença de Chagas e Febre maculosa apresentam ocorrência no Município de Bom Despacho, sendo consideradas como endêmicas em nossa região. Em relação ao tratamento da primeira enfermidade, a droga de escolha disponível no SUS seria:
Alternativas
Q1685333 Medicina
Idosa de 93 anos encontra-se acamada em uso de 12 medicações, sendo uma delas para demência vascular. Apresenta risco de queda com 1 fratura de fêmur previamente. Apresenta Incontinência urinária aos esforços em tratamento conservador e ITU de repetição. Está em uso de AAS e Varfarina ao almoço para fibrilação atrial. Em relação ao breve relato desta paciente idosa, pode-se identificar o que chamamos de ‘’Os gigantes da Geriatria’’. Marque então a opção que contenha os gigantes da geriatria que podem ser identificados neste relato?
Alternativas
Q1685332 Medicina

Analise as afirmativas a seguir sobre a abordagem das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis):


I) A blenorragia pode ser tratada com ceftrixona em dose única.

II) Na Síndrome do corrimento uretral a Clamídia e Ureaplasma também podem estar presentes e muitas vezes associados a Neisseria gonorreae, sendo que os 2 primeiros podem ser tratados com um macrolídeo.

III) A trichomoníse manifesta-se com apresentação de corrimento característico com odor semelhante a “peixe podre”. Em gestantes no terceiro trimestre estas podem ser tratadas com metronidazol 2 gramas em dose única.


Marque alternativa correta.

Alternativas
Q1685331 Medicina

Analise as afirmativas citadas a seguir em relação as doenças exantemáticas febris transmitidas pelo Aedes aegypti:


I) A Dengue pode conferir imunidade cruzada temporária aos outros sorotipos nos primeiros meses após a aquisição da infecção.

II) A leucopenia e a trombocitopenia são menos frequentes na Zika quando comparadas a da dengue.

III) A Zika não leva a imunidade definitiva após ser contraída.


Marque alternativa correta.

Alternativas
Q1685330 Medicina
Paciente JHS, 45 anos, morador de rua e alcoólatra foi trazido pelo SAMU para ser atendido na UBS. Relatou tose produtiva com hemoptóicos há 28 dias, perca de peso há 3 meses, febre baixa vespertina e adinamia. Sem pneumopatia relatada previamente. Analise as afirmativas citadas a baixo em relação a sua patologia:

I) A aplicação de BCG protege protegeria este indivíduo das formas graves desta doença.

II) O tratamento atual desta doença para pacientes com primeira infecção consta da associação de 4 drogas e seria indicado para este paciente após a confirmação diagnóstica.

III) Deve ser pesquisada a presença de AIDS neste grupo de pacientes.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Q1685329 Medicina
HSG, 26 anos sexo masculino, trabalhador em carvoeira procurou atendimento no sus para avaliação de 1 lesão em abdomen anterior e 2 lesões em dorso. Sem demais alterações ao exame dermatoneurológico. Lesões hipercrômicas, não pruriginosas, de evolução há cerca de 1 ano. Fez uso de cetoconazol prescrito pelo farmacêutico e sem melhora. Relatou perda da sensibilidade dolorosa e tátil há 6 meses. Sem neuropatias ou outras comorbidades. Em relação a condução do caso e seguindo as orientações/obrigações do MS/PSF, marque abaixo qual seria a melhor conduta:
Alternativas
Q1685328 Medicina
Uma adolescente de 14 anos deu entrada no Posto de saúde com quadro de dispnéia, febre e tosse de evolução há 6 dias. Sem comorbidades prévias e sem internações recentes. Hígida e atleta de natação. Sem sinais de toxemia, náuseas e apetite preservado. Temperatura axilar 38,1 graus Celsius. Exame físico do aparelho respiratório evidenciando crepitação basal esquerda sem alterações a percussão. FR 22 IPM, Saturação de 95 %. Sem demais alterações ao exame físico. A melhor escolha para o tratamento da patologia citada seria:
Alternativas
Q1685327 Medicina
Paciente MSC, sexo feminino, 59 anos diabética há 25 anos, hipertensa, portadora de gota, dislipidemia e obesa procurou a Unidade do PSF Dr. Genésio em Bom Despacho em consulta agendada para a realização de consulta de rotina. Está em uso de Hidroclorotiazida e Propranolol para HAS, Glibenclamida 5 mg duas vezes ao dia associada a Metformina 500mg 2 vezes ao dia para o Diabetes. Diabetes encontra-se descompensado com glicemia de 225 mg/dl e Hb glicada 8,3 e creatinina 1,8 mg/dl e Microalbuminúria 258 mg/dl. Marque a opção correta:
Alternativas
Q1685326 Medicina
TRC, 61 anos, morador em zona rural na cidade de Bambuí, procurou o seu médico da Família e Comunidade (MFC) com queixa de vertigem há 30 dias e 1 episódio de síncope há 8 dias. AVE isquêmico há 6 anos sem acompanhamento. À consulta apresentava-se assintomático. Ao exame físico apresentava-se corado, hidratado, afebril, eupneico, anictérico e acianótico. ACR: RCI2T, BNF, sem sopros, FC 38 BPM. MV+, ARA FR 20 IPM. Exame neurológico e otológico sem alterações. Abdomen e MMII sem alterações. Em relação ao enunciado, marque a incorreta:
Alternativas
Q1685325 Medicina
PCS, 51 anos, sexo masculino e obeso, procurou a Unidade de saúde da Família em consulta agendada para iniciar o tratamento de HAS com diagnóstico há 7 dias. Sem resposta ao tratamento não farmacológico. Assintomático e sem queixas a consulta. Exames laboratoriais e ECG normais. Ao exame físico com PA de 150/90 mm/hg. Qual seria a melhor opção para iniciar o tratamento para este paciente?
Alternativas
Q1685324 Medicina
Ao chegar em seu PSF Dra. Ana Maria se deparou com um senhor de 75 anos com quadro de insuficiência respiratória iniciada há 1 hora assentado na recepção. Este apresentava-se cianótico, taquidispneico e sudorético. Observou que o mesmo se apresentava com varizes calibrosas de MMII. A acompanhante informou que o paciente iniciou com tosse, dor torácica e falta de ar de início súbitos. Em relação a este quadro, marque a afirmativa correta:
Alternativas
Q1685323 Medicina
Gestante MJS 21 anos, IG de 28 semanas, G1P1A0, com acompanhamento no pré-natal de baixo risco com consultas regulares, procura o PSF com queixa de algúria pós-miccional e sensação de micção incompleta há 5 dias. Sem febre ou dor lombar. O apetite e estado geral estão preservados. Em relação a este caso, marque a incorreta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: C
5: C
6: C
7: D
8: A
9: A
10: A
11: D
12: A
13: D
14: B
15: A
16: B
17: C
18: D
19: B
20: B