Questões de Concurso Para prefeitura de cachoeirinha - rs

Foram encontradas 249 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1239356 Engenharia Florestal
De acordo com o Decreto Federal nº  6.323, de 27 de dezembro de 2007, que regulamenta a Lei no 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências, avalie as seguintes diretrizes da agricultura orgânica:
I. Contribuição da rede de produção orgânica ao desenvolvimento local, social e econômico sustentáveis.
II. Inclusão de práticas sustentáveis em todo o seu processo, desde a escolha do produto a ser cultivado até sua colocação no mercado, incluindo o manejo dos sistemas de produção e dos resíduos gerados.
III. Utilização de práticas de manejo produtivo que preservem as condições de bem-estar dos animais.
IV. Conversão progressiva de toda a unidade de produção para o sistema orgânico.
Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1238962 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Para responder à questão, considere a Lei Municipal nº 3.651, de 22 de março de 2013, que dispõe sobre a institucionalização, organização e funcionamento da Guarda Municipal de Cachoeirinha e dá outras providências.
Com base no Art. 4º, da referida Lei, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as assertivas abaixo relacionadas às finalidades da Guarda Municipal de Cachoeirinha:
( ) Participar de maneira ativa nas atividades programadas pelo Município, tais como comemorações cívicas, eventos culturais e esportivos. ( ) Interagir com os agentes de proteção ao meio ambiente. ( ) Garantir o funcionamento dos órgãos públicos de todas as esferas e em atuação no município. ( ) Atuar em conjunto com a Comissão Municipal de Defesa Civil, nos casos de calamidade pública.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1238743 Noções de Informática
Sobre o recurso Mala direta, disponível no Word 2007, é possível utilizar como fonte de dados:
I. Documento HTML que tenha uma tabela única. II. Documento do Word que tenha uma única tabela. III. Arquivo texto que tenha uma estrutura de tabela, usando vírgulas ou tabulação para estruturação.
Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1237893 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Para responder à questão 31 a 35, considere a Lei Complementar nº 28, de 23.12.2010, que instituiu o Código Tributário do Município de Cachoeirinha.
O artigo nº 199 do referido Código estabelece que “O contribuinte que exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato sujeito à licença sem pagamento da respectiva taxa, incidirá em multa equivalente a _____________________________ do valor do tributo devido.”
Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1236866 Pedagogia
Segundo Sprenger, recodificar é um dos processos cognitivos que pode ser usado quando queremos que nossos alunos consigam não apenas lembrar, mas também transferir informações e finalmente usá-las em situações imprevistas. Nesse sentido, recodificar é o mesmo que
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1236587 Medicina
Todas as alternativas abaixo se referem a drogas que mais se associam à Síndrome semelhante ao Lúpus Eritematoso Sistêmico, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1236376 Filosofia
A Metafísica é uma das principais obras de Aristóteles. O título resultou da ordenação dos livros após (meta) os livros da Física, de acordo com a disposição dada pelo editor Andrônico de Rodes, no primeiro século a.C.
Considere as afirmações abaixo a respeito da natureza do objeto de estudo da ciência metafísica, segundo Aristóteles.
I. A metafísica estuda o ser enquanto tal. II. A metafísica é a Filosofia Primeira, estuda os primeiros princípios gerais e abstratos comuns a todas as ciências. III. A metafísica não estuda o acidental, mas busca  a substância, a razão pela qual toda coisa é aquilo que é. IV. A metafísica estuda as causas eficientes dos fenômenos naturais. 
Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1236275 Odontologia
Em relação à esterilização de artigos odontológicos, analise as afirmações abaixo:
I. O processo de esterilização de material é um dos métodos mais eficientes de controle de infecção. II. O seu uso deve ser recomendado na rotina odontológica. III. Pode ser física ou química.
IV. Promove completa destruição de todas as formas de microrganismos presentes.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1236211 Odontologia
Sobre a higienização das mãos na prática odontológica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1235923 Odontologia
Em relação ao instrumental odontológico, considere as assertivas abaixo:
I. O escavador de dentina auxilia na remoção de tecido cariado. II. Carpule é um tipo de seringa utilizada para aplicação de anestesia. III. A sonda exploradora é um instrumento duplo empregado para detectar cáries. IV. O espelho bucal é utilizado para visualizar as estruturas bucais e promover a iluminação indireta na cavidade bucal.
Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1235920 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Para responder às questão, considere a Lei Municipal nº 2.424, de 19.10.2005, e suas alterações posteriores, que dispõe sobre a Avaliação do Servidor Público do Município de Cachoeirinha em estágio probatório.
O parágrafo primeiro do artigo 12 da referida Lei, que trata da interrupção ou suspensão do estágio probatório do servidor municipal, define que “Os afastamentos legais até ________________ não prejudicam a avaliação do trimestre.”
Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1235483 Medicina
Associe a Coluna 1 à Coluna 2, relacionando os termos às suas descrições.
Coluna 1 1. Custo de oportunidade ou custo social. 2. Economia da saúde. 3. Transição da saúde.
Coluna 2 (   ) Reflete a escassez ou a limitação dos recursos e está na essência de técnicas de avaliação econômica, como as análises de custo-benefício e custo efetividade. (   ) Ramo do conhecimento que tem por objetivo a otimização das ações de saúde. (   ) Associa-se, nos últimos anos, a uma marcada recessão econômica e pelo crescimento das desigualdades entre populações e classes sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1234900 Enfermagem
É função do Técnico de Enfermagem auxiliar o Enfermeiro nas ações de planejamento.Para o Ministério da Saúde (Brasil, 2001), a estimativa populacional é um dado indispensável para o cálculo da população-alvo da vacinação. Para a atividade de vacinação, é importante a disponibilidade de dados da população por faixa de idade, assim detalhado:
I. Menores de um ano. II. Menores de cinco anos. III. Mulheres em idade fértil e gestantes. IV. Menores de 15 anos. V. Maiores de 60 anos.
Assinale a alternativa cujas assertivas acima expostas contemplam a segmentação da população por faixa de idade conforme o recomendado pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2001).
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1234855 Medicina
Considerando o arsenal terapêutico para tratamento do obeso diabético não insulinodependente, escolha a alternativa mais apropriada,
visando perda de peso e controle glicêmico.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1234403 Matemática
Uma turma da oitava série se propôs a vender refresco no recreio para arrecadar fundos para a formatura no final do ano. O refresco era composto por 150 mL de suco concentrado mais 700 mL de água. Como o refresco ficou aguado, a turma resolveu acrescentar mais suco concentrado até que a quantidade de suco correspondesse a 20% da quantidade de refresco. Que quantidade de suco foi acrescentada à mistura?
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1233279 Educação Artística
Para responder à questão, considere o livro A Educação pela Arte, de Edward Herbert Read (2001).
De acordo com Herbert Read, o objetivo geral da educação é
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1232554 Educação Artística
A inclusão da dança no âmbito escolar é defendida por vários autores e se embasa ainda mais nos Parâmetros Curriculares Nacionais. É papel da escola estabelecer os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade. Todos os aspectos ressaltados abaixo se tornam fundamentais para essa inclusão, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1231969 Psicologia
Na abordagem de quase todos os transtornos mentais, segundo afirma Cordioli (2008), as psicoterapias vêm se instituindo como um importante instrumento daqueles que lidam com a saúde mental. Levando em conta essa afirmação, analise a assertiva que segue:
Para a avaliação ____________ do paciente, leva-se em conta ___________ do paciente se relacionar, sentir e interpretar as pessoas, especialmente as _____ significativas.
Levando em conta as afirmações de Cordioli (2008), as lacunas do fragmento acima ficam correta e respectivamente preenchidas por:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1231754 Enfermagem
O art. 5º do capítulo I da Portaria nº 2.527, de 27 de outubro de 2011, que redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde/SUS, traz as diretrizes da atenção domiciliar. Qual alternativa apresenta adequadamente uma diretriz da atenção domiciliar segundo a portaria 2.527?
Alternativas
Ano: 2012 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Cachoeirinha - RS
Q1231501 Medicina
Homem, 70 anos, apresenta-se com carcinoma brônquico. Na+ sérico=115 mEq/L e K⁺= 3,5 mEq/L. A causa da alteração hidroeletrolítica é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: D
5: B
6: C
7: C
8: E
9: C
10: E
11: E
12: B
13: E
14: B
15: D
16: B
17: E
18: C
19: B
20: A