Questões de Concurso Para sead-go

Foram encontradas 608 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2543901 Direito Penal
A Lei de Execução Penal, para fins de execução penal, considera-se egresso:
1. o preso em regime aberto. 2. o liberado definitivo, pelo prazo de 1 ano a contar da saída do estabelecimento. 3. o liberado condicional, durante o período de prova. 4. o acusado que tiver a prisão ilegal relaxada até o julgamento final do processo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 
Alternativas
Q2543900 Direito Penal
De acordo com a Lei de Execução Penal, a remissão da pena, por trabalho ou estudo, de parte do tempo de execução da pena poderá ocorrer no cumprimento de: 

1. regime aberto. 2. regime semiaberto. 3. regime fechado. 4. penas restritivas de direito.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2543899 Direito Penal
Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei de Execução Penal.
Alternativas
Q2543898 Direito Penal
Quanto à falta grave que comete o condenado à pena privativa de liberdade, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2543897 Direito Penal
Constituem direitos do preso:
Alternativas
Q2543896 Direito Penal
Constituem deveres do condenado:
Alternativas
Q2543895 Direito Penal
A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, e essa assistência será:
Alternativas
Q2543894 Direito Penal
Os condenados serão classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualização da execução penal. Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2543893 Direito Penal
A execução penal tem por objetivo
Alternativas
Q2543892 Direito Penal
Analise a seguinte situação hipotética: O Vigilante Penitenciário Temporário Sicrano, que trabalha na Casa de Prisão Provisória do Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel, mantém amizade íntima com Fulana, advogada do preso Beltrano, que se encontra custodiado no mencionado estabelecimento penal. Cedendo a pedido de Fulana, o Vigilante Penitenciário Temporário Sicrano, retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, a fim de beneficiar o preso Beltrano. Nesse contexto, é correto afirmar que o Vigilante Penitenciário Temporário Sicrano praticou o delito de:
Alternativas
Q2543891 Direito Penal
O Diretor do estabelecimento penal de segurança máxima do estado de Goiás, Policial Penal Beltrano, consciente de que o privado de liberdade Sicrano, que ostentava bom comportamento carcerário, possuía em sua cela um aparelho de telefonia móvel, o qual era utilizado, exclusivamente, para se comunicar com seu filho de tenra idade, que se encontrava gravemente enfermo, deixou de cumprir o seu dever de vedar o acesso do referido preso ao telefone, por ter ficado sensibilizado com a situação. Diante desse cenário hipotético, é correto afirmar que a conduta do Policial Penal Beltrano, Diretor do estabelecimento penal de segurança máxima do estado de Goiás,
Alternativas
Q2543890 Direito Penal
Suponha-se que, o Vigilante Penitenciário Temporário Fulano apropriou-se da quantia de R$ 1.000,00 do preso Beltrano, de que tinha a posse em razão de sua função pública, o que caracterizou o crime capitulado no art. 312 do Código Penal. A direção do estabelecimento penal tomou conhecimento dos fatos e o Vigilante Penitenciário Temporário Fulano reparou o dano, restituindo integralmente os valores de forma voluntária. Nessa situação hipotética, é correto afirmar que a restituição dos valores pelo Vigilante Penitenciário Temporário Fulano
Alternativas
Q2543889 Direito Penal
Fulano e Beltrano, Vigilantes Penitenciários Temporários, realizavam revista pessoal em todos os visitantes do sexo masculino que pretendiam ingressar na Penitenciária Cel. Odenir Guimarães, momento em que, em cumprimento às formalidades legais, procederam a inspeção em Sicrano, o qual portava aproximadamente 800 gramas de substância análoga à maconha (Cannabis sativa). Após ser devidamente cientificado de seus direitos e garantias constitucionais, Sicrano confessou ser traficante de drogas. Nesse momento, ele ofereceu a quantia de R$ 10.000,00 para cada Vigilante Penitenciário Temporário com o intuito de ser liberado. Com base nesse caso hipotético e levando em conta as disposições previstas no Código Penal, Sicrano, excetuando a responsabilização criminal por tráfico de drogas, responderá pelo delito de:
Alternativas
Q2543888 Ética na Administração Pública
Em uma sociedade pluralista em que os referenciais éticos não são mais necessariamente partilhados, a ética profissional interroga o papel social da profissão, suas responsabilidades, sua função, sua atitude frente aos riscos, ao meio ambiente etc. (Parizeau, 2003, p.596). Neste sentido, pode-se afirmar que a ética profissional se caracteriza por:
Alternativas
Q2543887 Ética na Administração Pública
John Locke afirma que em todos os governos legítimos, a nomeação das pessoas, que devem aplicar as leis, é um elemento tão natural e necessário quanto à própria forma de governo (Locke, 1704, p.149). Um ser humano que exerce uma parte do poder para o qual ele não foi nomeado de acordo com as leis, e, por conseguinte, não recebeu o consentimento do povo é entendido por Locke como:
Alternativas
Q2543886 Ética na Administração Pública
“[...] os poderes públicos têm a capacidade, até mesmo a obrigação, de fazer respeitar o direito e proteger os cidadãos contra os danos físicos, o uso da força e da espoliação, eles deveriam, tanto quanto possível, renunciar a impor a concepção do bem, por mínima que seja, aos cidadãos e deixá-los livres para levarem sua vida como bem lhes aprouver.” (Mendus, 2003, p.702). A afirmação acima é compatível com o conceito estudado como:
Alternativas
Q2543885 Direitos Humanos
A respeito das Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos (Regras de Mandela), analise os itens a seguir:
I – Todos os presos devem ser tratados com respeito, devido a seu valor e dignidade inerentes ao ser humano. Nenhum preso deverá ser submetido a tortura ou tratamentos ou sanções cruéis, desumanos ou degradantes e deverá ser protegido de tais atos, não sendo estes justificáveis em qualquer circunstância. A segurança dos presos, dos servidores prisionais, dos prestadores de serviço e dos visitantes deve ser sempre assegurada.  II – Deverá existir um sistema padronizado de gerenciamento dos registros dos presos em todos os locais de encarceramento. Tal sistema pode ser um banco de dados ou um livro de registro, com páginas numeradas e assinadas. Devem existir procedimentos que garantam um sistema seguro de trilhas de auditoria e que impeçam o acesso não autorizado ou a modificação de qualquer informação contida no sistema. III – Devem ser fornecidas instalações adequadas para banho, a fim de que todo preso possa tomar banho, e assim possa ser exigido, na temperatura apropriada ao clima, com a frequência necessária para a higiene geral de acordo com a estação do ano e a região geográfica, mas, pelo menos, uma vez por semana em clima temperado. IV – O médico ou, onde aplicável, outros profissionais qualificados de saúde devem ter acesso diário a todos os presos doentes, a todos os presos que relatem problemas físicos ou mentais de saúde ou ferimentos e a qualquer preso ao qual lhes chamem à atenção. Todos os exames médicos devem ser conduzidos em total confidencialidade.
Assinale abaixo a assertiva correta:
Alternativas
Q2543884 Direitos Humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, tem como objetivo o estabelecimento dos direitos básicos de todos os seres humanos, sem nenhuma distinção. Os 30 (trinta) artigos que a compõem versam sobre as garantias e as liberdades fundamentais dos seres humanos, assegurando direitos individuais, sociais, políticos, jurídicos e nacionais. Nesse sentido, todas as assertivas abaixo são verdadeiras, exceto: 
Alternativas
Q2543883 Legislação Federal
Considerando “[...] os parâmetros de acolhimento de LGBT em privação de liberdade no Brasil”, estabelecidos por intermédio da Resolução Conjunta n.º 1, de 15 de abril de 2014, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - CNPCP, assinale abaixo a assertiva incorreta.
Alternativas
Q2543882 História e Geografia de Estados e Municípios
Referindo-se ao território do estado de Goiás, a Constituição Federal de 1988 – Ato das disposições constitucionais transitórias – Art.13, quando da sua promulgação, propôs a
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: A
5: A
6: E
7: B
8: E
9: C
10: E
11: D
12: A
13: C
14: B
15: E
16: C
17: D
18: A
19: E
20: B