Questões de Concurso Para câmara de pilõezinhos - pb

Foram encontradas 22 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q991065 Redação Oficial
Sobre os pronomes de tratamento na redação oficial, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q991062 Redação Oficial

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que as palavras sejam acentuadas graficamente de acordo com os princípios normativos vigentes no Brasil.


Marque nos enunciados a seguir a alternativa que desrespeita essa recomendação.

Alternativas
Q991060 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego do padrão culto da linguagem. Assinale a alternativa cuja concordância verbal está INADEQUADA conforme as orientações da norma culta.
Alternativas
Q991059 Redação Oficial

Leia as proposições sobre Redação Oficial e marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.


( ) A redação oficial deve ser redigida segundo fundamentos de ordem ética, legal, linguística e estética.

( ) Na elaboração e emissão de documentos oficiais ao lado da boa-vontade, a honestidade deve pautar a conduta funcional, e os documentos elaborados devem representar obrigatoriamente a verdade, sem nada acrescentar ou subtrair.

( ) Ao escrever textos oficiais, a linguagem deve ser adaptada a cada região para assim, haver melhor entendimento.

( ) A finalidade básica da redação oficial é possibilitar a elaboração de comunicações e normativos oficiais claros e impessoais, pois o objetivo é transmitir a mensagem com eficácia, permitindo entendimento imediato.

( ) As comunicações oficiais não são necessariamente uniformes, pois há sempre vários receptores.


Está CORRETA a alternativa:

Alternativas
Q991058 Redação Oficial

Leia as proposições sobre os fechos para comunicações oficiais.


I- O fecho das comunicações oficiais fica a critério da cada redator, de acordo com a região em que o documento é expedido.

II- Com o intuito de simplificá-los e uniformizá-los, o manual de Redação da Presidência da República estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial.

III- Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, emprega-se: “Atenciosamente”.

IV- Para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior emprega-se: “Atenciosamente.”


É VERDADE o que se afirma apenas em

Alternativas
Q991056 Redação Oficial

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, a clareza é requisito básico de todo texto oficial. Por isso a ambiguidade deve ser evitada nos textos oficiais.


Nos enunciados a seguir marque o que NÃO apresenta ambiguidade.

Alternativas
Q991051 Redação Oficial

Considerando-se as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, são princípios essenciais que orientam a elaboração dos atos e comunicações oficiais:


I- Impessoalidade, uniformidade, concisão.

II- Marcas de pessoalidade, clareza de expressão, subjetividade.

III- Ambiguidade, concisão e clareza.


É VERDADE o que se afirma em:

Alternativas
Q991040 Português

A respeito do emprego dos advérbios no texto, pode-se afirmar que:


I- Em “Infelizmente, o que está acontecendo…” (L. 06), “infelizmente” está em relação com o período no qual se desenvolve o tópico temático – a abertura indiscriminada de faculdades –, servindo para imprimir subjetividade ao texto, ao revelar a postura de insatisfação do autor.

II- Em “Seguramente faltarão docentes qualificados...” ( L. 15) e “um complexo sistema de saúde, que precisa ser constantemente aprimorado” (L. 23), “seguramente” e “constantemente “são advérbios classificados tradicionalmente como de “modo”, mas trazem nuances, respectivamente, de avaliação e tempo/frequência.

III- Em “temos de entender que médicos devidamente qualificados são peças-chave”, “devidamente” é um advérbio de modo que se relaciona com o adjetivo “qualificados”.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q991039 Português
Sob o aspecto da coesão sequencial, alguns elementos linguísticos no texto, a exemplo das conjunções, estabelecem diferentes relações semânticas entre as orações – causa, consequência, etc. Nesse sentido, assinale a alternativa que traz um fragmento textual no qual a relação de sentido expressa entre as orações é de CONCESSÃO.
Alternativas
Q991038 Português

Após a leitura da charge abaixo exposta, avalie como verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições que se apresentam na sequência.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em https://www.otempo.com.br/image/contentid/policy:1.2026674:153610 1475/CHARGE%20O%20TEMPO.JPG?f=3x2&w=620&$p$f$w=ac4ac92 (Consultado em: 05/09/18).


( ) O texto busca provocar a reflexão sobre a importância da educação para o país, a partir da valorização daquilo que constitui a sua memória.

( ) Já que o chargista empregou o verbo no passado “achava”, quando caracterizou o “homo ignorantus”, ele deixa claro que essa é uma atitude que não se repete nos dias atuais.

( ) Em “Aqui temos um fóssil do home ignorantus, que achava que...”, a oração usada para caracterizar o “home ignorantus” é adjetiva restritiva.

( ) Em “Aqui temos um fóssil”, o verbo TER é empregado não no sentido de POSSUIR, mas no de HAVER/EXISTIR.


A sequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses é:

Alternativas
Q991037 Português
Identifique, dentre as estruturas oracionais abaixo listadas, a única que apresenta oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA.
Alternativas
Q991036 Português

Verifique o emprego dos pronomes nos fragmentos textuais abaixo arrolados e, em seguida, marque a alternativa na qual o pronome destacado é classificado como RELATIVO.

Alternativas
Q991035 Português

Avalie como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmações abaixo, que dizem respeito aos recursos de coesão presentes no texto.


( ) O conector “no entanto” (L.2) evidencia oposição de idéias, indicando que o passar do tempo não eliminou as causas determinantes das fronteiras entre pobres e ricos.

( ) Os numerais “primeiro” (L.4) e “segundo” (L.5) são formas referenciais que retomam “O outro” e “Espiral”, respectivamente.

( ) No fragmento: “O menino tem medo de quem, como o executivo, olha para ele com medo”, o referente do pronome pessoal “ele” é “o executivo”.

( ) A expressão “o pedinte” (L.15) se refere não ao “homem pobre que interpelou o executivo”, mas a outro indivíduo, referido, logo em seguida pelo termo “adversário”.

( ) O referente da expressão “deste ano” não é expresso dentro do texto, pois é contextual – o ano de 2018, data da edição do periódico em que consta o texto do jornalista.

A sequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses está na alternativa:

Alternativas
Q991034 Português

Identifique, dentre as proposições de I a III, aquela(s) cujo conteúdo é falso com relação ao conteúdo desenvolvido na resenha escrita pelo jornalista e professor de comunicação da UFRJ- Paulo Roberto Pires.


I- O texto traz uma análise de dois textos literários (contos) que, embora reproduzam situações diferentes, por retratarem épocas distintas, refletem sobre o mesmo tema – o distanciamento entre pobres e ricos causado pelo sentimento de medo e raiva.

II- Com base na afirmação que encerra o texto, de que “o outro” teria passado de exterminador nos anos 1970 a protagonista e narrador nos tempos atuais, o autor deixa clara a ideia de que já não há mais preconceito.

III- O autor do texto, além de dar detalhes das duas obras cotejadas, ressalta a relevância do tema, e, sobretudo, convida o leitor a conferir a obra mais recente, o que é próprio da resenha jornalística.


Assinale a alternativa que corresponde ao que se pede:

Alternativas
Q991032 Português
Abaixo estão expostos um pequeno texto e algumas afirmações relacionadas à função sintática assumida por termos ou expressões que formam as orações. Analise as proposições e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
Imagem associada para resolução da questão
( ) O sujeito dos verbos IMAGINAR(L.1) e PAGAR(L.4) é “indeterminado”, já que eles se apresentam sob a forma de infinitivo.
( ) O sujeito dos verbos CONTINUAR e SER (L.2) é “oculto”, marcado na desinência verbal, tendo como referente “os muitos larápios...”, recuperável pelo contexto anterior.
( ) O sujeito do verbo SURGIR está “posposto” e é “composto”, no caso: “um mercado de compra e venda de delações” (L. 2).
( ) A unidade “figuras que já estão com a corda do Ministério no pescoço”, formada pelo núcleo “figuras” e um modificador oracional “que.... pescoço” representa sujeito “simples” de TER COBRADO (L. 3).
( ) A unidade “um preso amigo” representa sujeito “simples” em relação à forma passiva SER DENUNCIADO (L. 5).
A sequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses está na alternativa:
Alternativas
Q991028 Português
Sob o aspecto da organização do texto, algumas palavras ou expressões retomam informações ou apontam para outras presentes no texto. Assim, sob o aspecto da coesão referencial, é FALSO o que se afirma em:
Alternativas
Q991027 Português

Analise a adequação das proposições abaixo enquanto paráfrases resumitivas dos tópicos temáticos desenvolvidos no texto base.


I- A oferta de alimentos semiprontos e congelados, aliada à facilidade para a aquisição de micro-ondas e freezers, concorre para o aumento da obesidade, embora não sejam os únicos responsáveis pelo quadro.

II- Em comparação aos Estados Unidos, a obesidade infantil no Brasil preocupa mais, devido ao acelerado crescimento no número de crianças atingidas pela doença, como demonstram os registros levantados no decorrer de 20 anos: crescimento de 239% no Brasil e 66% nos Estados Unidos.

III- O aumento de impostos sobre produtos açucarados e a proibição de produtos industrializados nas escolas são os únicos meios de frear os casos de obesidade infantil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.


Pode-se afirmar que NÃO corresponde totalmente com o conteúdo do texto o que se declara em:

Alternativas
Q991026 Português

Leia a charge abaixo com atenção para os elementos visuais e linguísticos que lhe conferem sentido.


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ8C4Eeea M3KS6HMIju9aLvLxUlv555CzSaC2H_Qk_pyv37D0i2qA.


Pode-se afirmar que o tom crítico e humorístico do texto resulta da

Alternativas
Q991064 Redação Oficial

Acerca dos documentos enquadrados no denominado Padrão Ofício, leia com atenção as assertivas abaixo:


I- Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

II- Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial totalmente idênticas.

III- Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário.

IV- O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se de uma forma de comunicação eminentemente interna.

V- Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente.


Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q991057 Redação Oficial

O(A) ______________ é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.


A alternativa que completa a lacuna acima é:

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: D
5: C
6: A
7: A
8: A
9: E
10: E
11: B
12: A
13: E
14: D
15: A
16: C
17: D
18: C
19: C
20: D