Questões de Vestibular
Sobre termoquímica: energia calorífica, calor de reação, entalpia, equações e lei de hess. em química
Foram encontradas 352 questões
Com base nas informações do texto antecedente, julgue o item.
O gráfico a seguir representa corretamente a variação de entalpia da reação da fotossíntese ao longo da reação.
Considerando-se que os valores de Ho lig apresentados são válidos para as condições em que a reforma a vapor do metano esteja sendo realizada, conclui-se que a entalpia padrão da reação, conforme apresentada, é superior a 300 kJ/mol.
A partir do texto precedente e considerando que as entalpias de combustão do metano e do 2,2,4-trimetilpentano sejam respectivamente iguais a 890 kJ/mol e 5.464 kJ/mol, julgue o item subsequente.
A eventual substituição do 2,2,4-trimetilpentano por metano como combustível, admitindo-se combustão completa, permitiria uma redução superior a 20% na quantidade de CO2 liberada para a mesma quantidade de energia gerada.
Assumindo-se que a temperatura do meio reacional aumente 25 °C com a explosão, que a pressão seja constante e que o rendimento da reação tenha sido de 100%, conclui-se que o volume total de gases produzidos na decomposição do RDX será inferior a 0,95 L por grama de explosivo.
Considere que a entalpia de formação (ΔHf) do RDX seja +83,82 kJ/mol e que os valores de ΔHf para CO, H2O e N2 sejam, respectivamente, −111,8 kJ/mol, −240,6 kJ/mol e 0,0 kJ/mol. Nessas condições, o calor liberado pela detonação de 1 kg de RDX será inferior a 5.000 kJ.
A entalpia de vaporização caracteriza-se por ser sempre positiva.
A entalpia de um sistema é uma grandeza, expressa em unidade de energia, que informa a quantidade de energia desse sistema que poderia ser transformada em calor em um processo a pressão constante.
A reação de combustão do gás hidrogênio gera água na forma de vapor; se a reação gerasse água na forma líquida, a liberação de energia seria a mesma.
Reações de combustão são facilmente reversíveis.
A entalpia-padrão de formação (ΔHºf) é nula para substâncias simples, desde que estejam no estado-padrão, no estado físico e na forma alotrópica mais estáveis.
A reação de combustão do gás hidrogênio libera uma quantidade de energia superior a 230 kJ/mol.
A entalpia-padrão de combustão (ΔHºc) pode ser chamada, também, de calor de combustão.
A energia gerada pela fonte, acima tratada, é oriunda de uma reação de
A utilização do etanol como substituto da gasolina tem como efeito uma redução de emissões líquidas de CO2. Considerando os dados de Macedo e colaboradores (2004), o que causa o maior impacto na emissão de gases de efeito estufa é a quantidade de gasolina evitada por causa do uso de etanol.
A queima de etanol, na câmara de combustão, se dá a partir da reação completa de 1 mol do álcool com 3 mols de oxigênio gasoso, mediante a seguinte equação química:
C2H5OH + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O, ΔH° = -1366,1 kJ/mol
https://www.novacana.com/sustentabilidade/demanda-terras-aumento-producao-etanol-acucar.(Adaptado).
A variação da entalpia, em função do caminho da reação para a transformação química que ocorre com o etanol na câmara de combustão, é representada no seguinte gráfico:
Considere a seguinte reação reversível genérica:
A + B ⇌ C + D
O gráfico termoquímico para essa reação está demonstrado na figura a seguir.
De acordo com os dados do gráfico, assinale
a alternativa correta.
Maior causador do efeito estufa, o CO2 é liberado pela queima de combustíveis como o octano, um dos principais componentes da gasolina, e o etanol, obtido de biomassa. A esse respeito e considerando os dados na tabela precedente, julgue os item.
Considerando a combustão total, assinale a opção que representa corretamente os volumes dos combustíveis octano (à esquerda) e etanol (à direita) que devem ser queimados para que haja emissão de uma quantidade equivalente de CO2 pelos dois compostos.
Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item que se segue.
O valor da variação de entalpia molar da reação em relação
à hematita, que reage com o monóxido de carbono,
produzindo apenas ferro metálico e dióxido de carbono, é
3 ΔHI + 2 ΔHII +ΔHIII.
LIGAÇÃO ENERGIA DE LIGAÇÃO (kJ/mol) C—H 410
Cl—Cl 240
C—Cl 330
H—Cl 430
A energia, em quilojoules, liberada na formação de 1,0 mol de diclorometano é igual a:
O gráfico a seguir representa corretamente a reação de combustão da madeira usada na queima da argila para a formação da cerâmica.
No contexto da pandemia de covid-19, o antimalárico cloroquina e o vermífugo nitazoxanida têm causado controvérsia quanto à sua eficácia contra o novo coronavírus. As fórmulas estruturais desses dois fármacos são mostradas a seguir.
Na combustão completa da cloroquina, em que todo o carbono é convertido a CO2, para cada 100 g de cloroquina queimados, são gerados mais de 200 g de gás carbônico.