Questões Militares
Sobre identidade organizacional em comunicação social
Foram encontradas 26 questões
A organização (fictícia) de nome ASSON, líder no segmento de siderurgia no sul do Brasil, enfrenta uma grave crise de imagem resultante de algumas denúncias da população que reside no entorno da siderúrgica. A população vem denunciando o excesso de gases poluentes lançados pela empresa no meio ambiente sem que nenhuma providência seja tomada, mesmo meses após as críticas terem ganhado repercussão na mídia e o adoecimento de diversas pessoas da comunidade. A empresa não se pronunciou em nenhum momento sobre o assunto, mas sabe-se por fontes internas que cabe ao município resolver o problema, já que ela é um grande contribuinte local, o que de fato se confirma, uma vez que sua arrecadação ultrapassa os 50% da receita do município, e também que um acordo foi firmado com a referida prefeitura para transferência da população para outra localidade, o que não ocorreu. Após diversos desgastes e já visível perda de imagem positiva, a empresa busca por mecanismos estratégicos para gerir a crise que atravessa e tem reunido diversos especialistas para ouvir possíveis saídas para a questão, uma vez que não quer se indispor nem com o poder público nem com a população.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Ao adotar o discurso da responsabilidade social, as empresas difundem conteúdos simbólicos e ideológicos que garantem a profusão da ideia na sociedade de que os problemas sociais são externos a ela. Há uma reorientação de padrões culturais, em que a empresa passa a ser considerada a solucionadora das desigualdades sociais, garantindo, portanto, a hegemonia do capital e estabelecendo um complexo dispositivo de manutenção e crescimento de mais-valia.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com Margarida Kunsch, no dia a dia usam-se as terminologias “organizações” e “instituições” como sinônimos para identificar agrupamentos sociais nas suas mais diferentes tipologias (empresas públicas ou privadas, escolas, universidades, ONGs, órgãos públicos etc).
Considerando a afirmação de Kunsch, analise as afirmativas a seguir:
I. Ambas as terminologias acima citadas significam a mesma coisa e tornaram-se sinônimas.
II. As terminologias “organizações” e “instituições” são usadas como sinônimos por identificarem agrupamentos sociais.
III. Tratar organizações e instituições como sinônimos é um equívoco por parte de alguns públicos.
IV. Na prática, organizações e instituições não são sinônimos.
Assinale
Segundo Roberto Castro Neves, o objetivo dos estrategistas de comunicação é a construção de uma imagem competitiva da empresa. Vale dizer que não é suficiente que uma empresa seja percebida como uma boa empresa. A imagem só é competitiva se ela der resultados concretos para a empresa.
Qual das opções abaixo, NÃO corresponde a uma imagem competitiva de uma empresa?
De acordo com Erbolato (2001), cada emissora de rádio opta por uma identidade própria que a diferencia das demais na busca pela audiência. Desse modo, relacione os itens da primeira coluna aos conceitos fundamentais que contribuem para a definição do perfil da emissora, constantes na segunda.
(1) Formato
(2) Programa
(3) Programação
(4) Segmentação
( ) conjunto das transmissões.
( ) critério que considera a heterogeneidade do público.
( ) pode ser ao vivo ou não, bem como uma forma combinada dos dois recursos.
( ) puro ou híbrido.
Segundo Baldissera (2000), as organizações vêm se afirmando como agentes de manutenção e transformação da cultura. Analise as afirmativas abaixo sobre os elementos centrais à construção da cultura organizacional e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I.Estes elementos resumem-se: (a) à natureza de seu padrão de informações; (b) ao aspecto normativo da cultura; e (c) à preservação da identidade.
II.Estes elementos resumem-se: (a) à conservação de determinados padrões; (b) à autopreservação de seus limites operacionais; e (c) à consolidação de seus processos estratégicos.
III.Estes elementos resumem-se: (a) à conservação dos padrões individuais de seus funcionários; (b) ao inter-relacionamento de padrões grupais; e (c) à eliminação de discrepâncias ou indiferença aos padrões culturais vigentes.
IV.Estes elementos resumem-se: (a) à consolidação de linguagens e formas de expressão de padrões culturais; (b) à constituição de culturas individuais e grupais; e (c) à materialização de subculturas informais.
V.Estes elementos resumem-se: (a) à natureza da organização; (b) seu
entorno e (c) os públicos.