Questões Militares Sobre doenças hepáticas em enfermagem

Foram encontradas 16 questões

Q2551770 Enfermagem
As causas mais importantes do aumento de aminotransferases no soro são as doenças hepáticas. Na maior parte dos tipos de doenças hepáticas, a atividade de ALT (alanina aminotransferase) é maior do que a atividade de AST (aspartato aminotransferase). Em doenças do fígado associadas à necrose hepática aguda, as atividades séricas de AST e ALT estão elevadas, mesmo antes que os sinais clínicos e sintomas apareçam. A persistência de ALT aumentada por mais de 6 meses depois de um episódio de hepatite aguda é usada para o diagnóstico de hepatite crônica. Sobre essas enzimas, analise as afirmativas abaixo.
I. Na hepatite alcoólica, na cirrose e na neoplasia hepática, a atividade sérica de ALT se mostra maior que a atividade de AST.
II. O limiar mais eficiente da ALT para diagnosticar doença hepática aguda está em 7 vezes o valor de referência superior (sensibilidade clínica e especificidade de > 95%). A maioria dos pacientes com hepatite crônica possui o máximo de ALT menor que 7 vezes o valor de referência superior.
III. A ALT é a enzima aminotransferase mais específica do fígado.
IV. A AST sérica pode ser encontrada aumentada após infarto agudo do miocárdio e na distrofia muscular. Alterações leves a moderadas são notadas na doença hemolítica.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356105 Enfermagem
A hipertensão portal é caracterizada pelo aumento patológico do gradiente de pressão venosa hepática. De acordo com a etiologia, qual a causa pode ser classificada como pré- hepática?
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2015 - HNMD - Enfermeiro |
Q1356041 Enfermagem
Sobre a encefalopatia hepática, é correto afirmar que
Alternativas
Q895001 Enfermagem
A Doença Veno-Oclusiva Hepática (DVOH) é uma das complicações mais frequentes em pacientes submetidos ao transplante de medula óssea. O dano hepatocelular causado pela quimioterapia e/ou radioterapia pode gerar a oclusão venosa hepática e a necrose de hepatócitos.
Qual deve ser a ação da enfermagem em relação ao paciente com risco de desenvolver a DVOH?
Alternativas
Q894981 Enfermagem
Mulher, divorciada, 58 anos, diagnosticada com cirrose hepática alcoólica e pneumonia aspirativa. Apresentase ictérica, acianótica, afebril, confusa quanto ao tempo e ao espaço, no leito, sem acesso venoso periférico. Abdômen ascítico com 87cm de circunferência. Ausência de edema em membros inferiores. Apresenta alterações laboratoriais nos exames de transaminase oxalacética (110 Unidades/Litro), transaminase pirúvica (99 Unidades/Litro) e gama glutamil transferase (180 Unidades/Litro).
Considerando o caso acima e as definições dos Diagnósticos de Enfermagem da NANDA, qual das opções a seguir apresenta um correto diagnóstico de enfermagem sobre o quadro relatado?
Alternativas
Q873834 Enfermagem
Como é chamado o exame no qual uma amostragem de tecido hepático é obtida através da aspiração por agulha, para estabelecer diagnóstico por meio do estudo histológico?
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2017 - PM-MG - 2º Tenente - Enfermagem |
Q835788 Enfermagem
A cirrose hepática é uma doença crônica na qual houve destruição difusa e regeneração fibrótica das células hepáticas. Em relação à fisiopatologia e etiologia desta doença, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q830513 Enfermagem
Segundo Brunner & Suddarth (2011), a encefalopatia hepática é uma complicação da doença hepática potencialmente fatal. São exemplos dos sinais e sintomas do estágio 2 dessa doença:
Alternativas
Q830507 Enfermagem
Segundo Brunner & Suddarth (2011), a condição causada pela incapacidade das células hepáticas lesionadas de remover quantidades normais de bilirrubina na corrente sanguínea é denominada:
Alternativas
Q814570 Enfermagem
É uma doença crônica caracterizada pela substituição do tecido hepático normal por fibrose difusa, que rompe a estrutura e a função do fígado. O texto acima refere-se à:
Alternativas
Q718606 Enfermagem
Assinale a afirmação correta quanto ao suporte nutricional em pacientes hepatopatas críticos.
Alternativas
Q718604 Enfermagem
Quanto à peritonite bacteriana espontânea (PBE) do paciente cirrótico, podemos afirmar que
Alternativas
Q718597 Enfermagem
A antibioticoterapia empírica para o tratamento de peritonite bacteriana espontânea está indicada quando a análise do líquido ascítico de um paciente cirrótico revelar
Alternativas
Q718594 Enfermagem
Um homem de 60 anos com cirrose hepática Child C evoluindo com febre e tosse há um mês é internado devido à febre e à insuficiência respiratória com necessidade de ventilação mecânica. A radiografia de tórax revela opacidade heterogênea em lobo superior direito e o lavado bronco-alveolar evidencia positividade para BAAR. O esquema de tratamento a ser prescrito é
Alternativas
Q526721 Enfermagem
Segundo Herlon (2008), a encefalopatia hepática é um indício de doença hepática avançada que possui como tratamento definitivo o transplante hepático, principalmente para pacientes refratários, sem fatores desencadeantes e sem resposta à terapia medicamentosa. O manejo da encefalopatia hepática envolve, no que diz respeito à redução da produção e absorção da amônia: limpeza de cólon em pacientes constipados,
Alternativas
Q506332 Enfermagem
Correlacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1- Cirrose
2- Colecistite
3- Apendicite

( ) Inflamação aguda ou crônica da vesícula biliar.
( ) Ocorre quando uma pequena projeção digitiforme ligada ao ceco fica inflamado.
( ) Doença hepática crônica, caracterizada pela destruição ampla das células hepática.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: B
6: E
7: B
8: A
9: C
10: C
11: A
12: B
13: B
14: C
15: D
16: C