Questões Militares
Sobre farmacovigilância em farmácia
Foram encontradas 123 questões
I - Recomenda-se a utilização de prescrições digitadas e eletrônicas como forma de melhorar a legibilidade das mesmas, em formulários com pauta e impressão frente e verso.
II - A instituição deve promover o uso de abreviaturas padronizadas, especialmente as abreviaturas que envolvem risco de erro, como “unidades” (U) e “unidades internacionais” (UI), fórmulas químicas (KCl, NaCl, KMnO4 e outras) e nomes de medicamentos (HCTZ, RIP, MTX, SMZ-TMP e outros).
III - Deve-se registrar com destaque na prescrição as alergias relatadas pelo paciente, familiares e/ou cuidadores, de forma a prevenir a chance da dispensação e administração de medicamento ao qual o paciente é alérgico.
IV - Na admissão do paciente em unidades de saúde deverão ser relacionados quais medicamentos o paciente estava usando antes da internação, objetivando-se avaliar a necessidade da continuidade ou suspensão do uso dos mesmos (conciliação medicamentosa).
São CORRETAS as assertivas:
1. Enoxaparina seringa 0,4 mL com 10 mg / 0,1 mL, administrar 1 seringa SC de 24/24 horas.
2. Furosemida ampola 2 mL com 10 mg/mL, administrar 2 ampolas EV de 6/6h, infundir em 2 minutos.
3. Meropenem frasco ampola com 1g, administrar 1 frasco ampola, reconstituído em 20 mL de água destilada + 100 mL de cloreto de sódio 0,9% EV de 8/8h, infundir em 30 minutos.
4. Ondansetrona ampola 4 mL com 2 mg/mL, administrar 1 ampola + 100 mL de cloreto de sódio 0,9% EV de 8/8 horas, infundir em 15 minutos.
5. Vancomicina frasco ampola com 500 mg, administrar 2 frasco-ampolas, cada frasco reconstituído em 10 mL de água destilada + 250 mL cloreto de sódio 0,9% EV 12/12 horas, infundir em 120 minutos
DADOS:
Horários padronizados de administração no hospital:
6/6 horas – 5h, 11h, 17h, 23h
8/8 horas – 5h, 13h, 21h
12/12 horas – 11h, 23h
24/24 horas – 18h
Medicamentos disponíveis na farmácia:
ÁGUA DESTILADA ESTERIL AMP COM 10 ML
CLORETO DE SÓDIO AMP 10 ML A 0,9%
CLORETO DE SÓDIO BOLSA 100 ML A 0,9%
CLORETO DE SÓDIO BOLSA 250 ML A 0,9%
ENOXAPARINA SERINGA 0,4 ML COM 10 MG/0,1 ML
FUROSEMIDA AMP 2 ML COM 10 MG/ML
MEROPENEM FR AMP COM 1000 MG
ONDANSETRONA AMP 4 ML COM 2 MG/ML
VANCOMICINA FR AMP COM 500 MG
Abreviaturas: SC = subcutâneo; EV = endovenoso; AMP = ampola; FR AMP = frasco ampola
Considerando que o modelo de dispensação do hospital é do tipo individualizado por horário e os medicamentos são dispensados para um período de 24 horas, analise as assertivas abaixo:
I - No horário identificado como 5h da tira individualizada deverá conter 1 frasco ampola de meropenem 1000 mg, 2 ampolas de água destilada estéril 10 mL, 1 ampola de ondansetrona 8 mg, 2 ampolas de furosemida 20 mg e 2 bolsas de cloreto de sódio 100 mL a 0,9%.
II - No horário de 17h deverão constar 2 ampolas de furosemida 20 mg.
III - No horário de 23h deverão constar 2 frasco-ampolas de vancomicina 500 mg, 2 ampolas de água e 1 bolsa de cloreto de sódio 100 mL a 0,9%.
IV - No horário de 18h deverá constar uma seringa de enoxaparina 40 mg.
Estão CORRETAS as assertivas:
I - O preparo de doses unitárias e a unitarização de doses de medicamentos, desde que preservadas suas características de qualidade e rastreabilidade, é permitido exclusivamente às farmácias de atendimento privativo de unidade hospitalar ou qualquer equivalente de assistência médica.
II - No caso de fracionamento em serviços de saúde onde há o rompimento da embalagem primária, o prazo de validade será, quando não houver recomendação específica do fabricante, de no máximo 50% do tempo remanescente constante na embalagem original, desde que preservadas a segurança, qualidade e eficácia do medicamento.
III - A preparação de doses unitárias e a unitarização de dose do medicamento, deve ser registrada em Livro de Registro de Receituário, ou seu equivalente eletrônico, escriturando as informações referentes a cada medicamento, de modo a facilitar o seu rastreamento.
IV - Devem existir procedimentos operacionais escritos para a prevenção de trocas ou misturas de medicamentos, sendo, portanto, vedada a realização de procedimentos de preparação concomitante, de doses unitárias ou unitarização de doses de mais de um medicamento.
Estão CORRETAS as assertivas:
( 1 ) Boas práticas de manipulação em farmácias
( 2 ) Controle de qualidade
( 3 ) Manipulação
( 4 ) Rastreamento
( ) Conjunto de informações que permite o acompanhamento e revisão de todo o processo da preparação manipulada.
( ) Conjunto de operações (programação, coordenação e execução) com o objetivo de verificar a conformidade das matérias primas, materiais de embalagem e do produto acabado, com as especificações estabelecidas.
( ) Conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição.
( ) Conjunto de operações farmacotécnicas, com a finalidade de elaborar preparações magistrais e oficinais e fracionar especialidades farmacêuticas para uso humano.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:
De acordo com a RDC Nº 67/07 (ANVISA), marque a alternativa CORRETA:
Avalie as afirmativas abaixo e as classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) e marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo.
( ) Objetivando a minimização dos riscos da farmacoterapia, dentre as ações de farmacovigilância, está a análise do uso de medicamentos para indicações não aprovadas e para as quais não há base científica adequada (off label use). ( ) O serviço de farmacovigilância deve analisar as prescrições de medicamentos quanto aos parâmetros legais e técnicos, visando aumentar a efetividade da intervenção terapêutica. ( ) A notificação sistemática de reações adversas e sua análise estatística permanente permitem gerar alertas ou “sinais” sobre o comportamento dos medicamentos utilizados na população. ( ) O serviço de farmacovigilância deve realizar análise de todas as questões relevantes quanto a suspeitas de baixa qualidade e/ou inefetividade de medicamentos.
A mineração de dados ou prospecção de dados na Farmacovigilância consiste na extração _____ da informação contida implicitamente nos dados e previamente desconhecida, que possa ser útil para algum processo ou finalidade. O termo engloba um conjunto de técnicas destinadas a obter conhecimentos processáveis de grandes bancos de dados, preparando, sondando e analisando os dados para extrair a informação ______ neles. Para o responsável por um sistema, normalmente os dados em si ______ o mais relevante, mas a informação que se encerra em suas relações, oscilações e interdependências. A mineração de dados ______ estabelecer funções de causalidade entre um produto e eventos adversos. Sua utilidade se limita a possibilitar a identificação de eventos raros ou inesperados, pois fornece informação oportuna às investigações que estiverem sendo realizadas.
Disponível em: https://www.qlsbrazil.com/sac-e-vigilancia. Acesso em: 4 abr. 2023.
Os seguintes fatores explicam as limitações dos ensaios clínicos em relação à segurança e à necessidade das atividades de farmacovigilância, exceto:
O sistema de distribuição de medicamentos cujo fator contribuinte para erros de medicação é a transcrição da prescrição é denominado: