Questões Militares Sobre geriatria em medicina

Foram encontradas 383 questões

Q2563233 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a constipação na pessoa idosa.

I. Considera-se constipação intestinal crônica quando os sintomas são mencionados por, pelo menos, 3 meses, no período de 12 meses anteriores à avaliação.
II. A sintomatologia de constipação intestinal está associada à eliminação incompleta das fezes e / ou ato de defecação desconfortável de forma recorrente.
III. Como tratamento não farmacológico, recomenda-se o consumo de 8 gramas de fibras a cada 1000Kcal de calorias ingeridas e a ingestão de 1500ml de líquido ao dia.
IV. A administração de óleo mineral constitui a primeira linha para o manejo da constipação intestinal devido ao baixo custo, elevada disponibilidade e perfil favorável de segurança.
V. A administração de hidróxido de magnésio (“leite de magnésia”) é segura em idosos e possibilita tratar simultaneamente a constipação intestinal e a epigastralgia.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563232 Medicina
A comunicação ocupa um lugar central na prática dos cuidados paliativos. É pela comunicação que os pacientes são informados sobre sua situação de saúde, acerca dos diferentes graus de incerteza relacionados a seu prognóstico e possibilidades de tratamento. Assinale a opção correta sobre os princípios para comunicação em cuidados paliativos com pacientes e seus familiares / cuidadores. 
Alternativas
Q2563231 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.

Fatores como o aumento da expectativa de vida, o declínio da incidência da febre reumática em países de alta renda e maior sobrevida de pacientes com valvopatia reumática têm elevado a importância e prevalência da Endocardite Infecciosa (EI) entre a população idosa. A maior parte das pessoas idosas com EI têm doença cardíaca prévia, predominando as valvopatias _________________. O quadro clínico pode ser atípico, com ausência de febre e presença de sintomas inespecíficos como confusão mental, emagrecimento e perda ponderal. O sopro de início recente pode ser atribuído de forma errônea a alterações do envelhecimento. Os ________________ são os agentes etiológicos mais frequentes nesta faixa etária, todavia entre os pacientes com próteses cardíacas, predomina os ______________. Se isolada a bactéria _________________, deve-se investigar o trato digestivo para presença de neoplasia colorretal.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563230 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre os cuidados paliativos para as pessoas idosas.

I. Os cuidados paliativos não rejeitam o avanço tecnológico da área da saúde, fazendo uso destes avanços para o controle efetivo de sintomas.
II. Os cuidados paliativos são os cuidados holísticos oferecidos às pessoas de todas as idades com sofrimento relacionado à saúde, exclusivamente a fase final ou irreversível de doenças graves.
III. O manejo de sintomas desconfortáveis exige uma intervenção rápida, intensiva, dinâmica e resolutiva no uso de fármacos e técnicas específicas de paliação.
IV. O uso da “pergunta surpresa”, relacionado se o profissional de saúde ficaria surpreso se o paciente não estivesse vivo daqui um ano, possui aplicabilidade no prognóstico de pacientes oncológicos.
V. Os cuidados de fim de vida, sinônimo de cuidados paliativos, referem-se à assistência na última etapa de vida do paciente, aproximando-se da morte.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563229 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
No envelhecimento normal, o _____________ é frequentemente mais afetado do que o ____________. A sensibilidade para o sabor______________ reduz-se. A principal causa de disfunção do paladar nas pessoas idosas são os ___________________.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563228 Medicina
Paciente de 79 anos, sexo masculino, independente para as atividades de vida diária básicas e instrumentais. Apresenta os diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus do tipo 2 e doença renal crônica, estágio G3a – A3. Está em uso de anlodipino 5mg BID e metformina 850mg TID. No exame físico foi observado pressão arterial de 148x76mmHg. Última hemoglobina glicada disponível de 6,9% (valor de referência < 5,7%), última relação albuminúria / creatinúria em amostra isolada de urina disponível de 585mg/g (valor de referência < 30mg/g).

A opção que apresenta a prescrição adequada para o tratamento do caso clínico acima é 
Alternativas
Q2563227 Medicina
Paciente, 76 anos, sexo feminino, dependente parcial para as atividades de vida diária instrumentais após Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico recente. Apresenta histórico pessoal pregresso de diabetes mellitus tipo 2 e prótese valvar aórtica metálica. Foi submetida recentemente ao exame de Holter de 24h para investigar a etiologia do AVE isquêmico e foram detectados cinco episódios de fibrilação atrial paroxística com alta resposta ventricular. Ecocardiograma sem déficit segmentar, válvula mecânica normofuncionante e fração de ejeção do ventrículo esquerdo de 59%.

Considerando o caso clínico acima, marque a opção que apresenta o tratamento mais adequado para fibrilação atrial diagnosticada. 
Alternativas
Q2563226 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
A Insuficiência Cardíaca (IC) acomete mais de 10% das pessoas idosas acima de 70 anos, sendo a IC com fração de ejeção __________ o tipo mais comum. O diagnóstico baseia-se na sintomatologia típica, elevação do exame __________ e no ecocardiograma em repouso. O tratamento não farmacológico é fundamental e inclui a orientação para aderência adequada ao tratamento farmacológico, vacinação e restrição da ingestão de sal a __________ gramas/dia.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563225 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre as doenças da tireoide.

I. Em torno de 30% das pessoas idosas manifestam sintomatologia atípica quando apresentam hipertireoidismo, quadro conhecido como hipertireoidismo apático.
II. O hipotireoidismo subclínico deve ser tratado em pacientes idosos não frágeis se a elevação persistente do hormônio tireoestimulante (TSH) for acima de 10 mUI/L.
III. A neoplasia mais comum de tireoide é o carcinoma folicular, predominando no sexo feminino e em pessoas residentes de regiões com deficiência de iodo.
IV. Indivíduos com hipotireoidismo têm risco elevado de desenvolver demência pela doença de Alzheimer e vascular, especialmente se a pessoa for exposta por muito tempo a níveis elevados de TSH.
V. Todos os idosos com nódulos tireoidianos classificados por ultrassonografia como TI-RADS 2 devem ser submetidos à punção aspirativa por agulha fina.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563224 Medicina
Sobre a Disfunção Erétil (DE) em idosos, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A DE é um marcador de patologia cardiovascular nos estágios iniciais, muitas vezes antecedendo, em anos, eventos como o infarto agudo do miocárdio.
( ) O uso de inibidores da fosfodiesterase tipo 5 é contraindicado em paciente em uso de nitrato, com estenose aórtica grave ou cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva.
( ) O uso de inibidores seletivos da recaptação de serotonina e tricíclicos está fortemente associado ao desenvolvimento de DE.
( ) Um paciente coronariopata, sem eventos nos últimos 12 meses, que não faz uso de nitrato e que tolera sem isquemia 3 MET em teste de esforço, pode ser liberado para o uso de inibidores da fosfodiesterase tipo 5. 
Alternativas
Q2563223 Medicina
Analise as afirmativas abaixo, sobre a hiperplasia prostática benigna (HPB).

I. A enzima 5-alfa redutase converte a testosterona em di-hidrotestosterona, que estimula a proliferação celular e inibe a apoptose, afetando o equilíbrio entre a proliferação e morte celular.
II. Os inibidores da 5-fosfodiesterase quando empregados diariamente aliviam os sintomas de armazenamento e esvaziamento, além de reduzir o volume prostático após 6 a 12 meses de uso.
III. A HPB aumenta a resistência uretral resultando inicialmente em hipertrofia compensatória detrusora e, a longo prazo, perda da função contrátil e complacência vesical.
IV. Os alfabloqueadores inibem o efeito adrenérgico nas células musculares lisas, reduzindo o tônus uretral e, por conseguinte, melhorando os sintomas de esvaziamento e armazenamento.
V. Os principais efeitos colaterais dos alfabloqueadores são redução da libido, redução do volume espermático e disfunção erétil.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563222 Medicina
Paciente, 74 anos, sexo feminino, dependente parcial para as atividades de vida diária instrumentais. O declínio funcional ocorreu após duas fraturas decorrentes de quedas da própria altura, sendo a primeira há nove meses em corpo da vértebra L3 e a segunda em colo de fêmur esquerdo há três meses. Foi submetida à realização de densitometria óssea, sendo constatado T score - 3,5 desvio-padrão (DP) em fêmur total, - 2,8 DP colo de fêmur e – 2,9 DP em coluna lombar (L1, L2 e L4).

Considerando o caso clínico acima, opção correta que apresenta o tratamento, além da administração de cálcio e vitamina D3, é 
Alternativas
Q2563221 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
A transição menopausal ocorre cerca de quatro anos antes da menopausa. O termo menopausa é definido como cessação permanente dos períodos menstruais por __________ meses consecutivos. A menopausa ocorre em média ao redor dos cinquenta e um anos, sendo considerada precoce antes dos __________ anos e tardia quando acontece após os __________ anos. Quando ocorre a falência funcional dos ovários, os níveis circulantes dos hormônios foliculoestimulante (FSH) e luteinizante (LH) se tornam __________.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563220 Medicina
Sobre a anemia na pessoa idosa, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A anemia associa-se, na pessoa idosa, à redução da funcionalidade, comprometimento da cognição, quedas e maior morbidade e mortalidade.
( ) A anemia é mais prevalente nos idosos acima dos 80 anos e entre os que residem em instituições de longa permanência.
( ) Metade dos casos de anemia na pessoa idosa é de origem carencial, especialmente de ferro, vitamina B12 e ácido fólico.
( ) As principais causas da anemia na doença renal crônica são a deficiência de ferro, inflamação crônica e desnutrição.
Alternativas
Q2563219 Medicina
Analise as afirmativas abaixo sobre a Doença de Paget.

I. Na lesão inicial da doença de Paget óssea, observam-se anormalidades de osteoblastos, que são numerosos e com grande quantidade de núcleos por célula.
II. A doença caracteriza-se pela formação de osso maior em tamanho, menos compacto e mais vascularizado, sendo susceptível a deformações e fraturas.
III. A doença é mais prevalente na América do Norte, Europa e Oceania. No Brasil, há maior prevalência na região de Recife-PE.
IV. A doença é frequentemente descoberta pelo aumento da gama GT em pacientes em doença biliar ou pelo acometimento radiológico da epífise proximal de ossos longos.
V. A doença acomete com maior frequência a pelve, coluna lombar, fêmur e a coluna torácica.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2563218 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
Acredita-se que 85% da população idosa é acometida por osteoartrite, sendo o sexo ___________ mais acometido nesta faixa etária. A osteoartrite de ____________ é a mais prevalente. Os principais achados radiológicos incluem a diminuição do espaço articular, ____________, cistos subcondrais e osteófitos.

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Q2563217 Medicina
Sobre a demência por Corpos de Lewy, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Representa cerca de 20 a 30% dos diagnósticos em necropsias, sendo a segunda causa mais comum de demência degenerativa.
( ) A manifestação cognitiva se assemelha com a demência pela Doença de Alzheimer com declínio marcante da memória episódica.
( ) O bulbo olfatório, o núcleo motor dorsal do nervo vago e o sistema nervoso autônomo são afetados inicialmente.
( ) A síndrome parkinsoniana é do tipo hipercinético com predomínio axial, unilateral e assimétrico. 
Alternativas
Q2563216 Medicina
Paciente de 64 anos, sexo masculino, dependente parcial para as atividades de vida diária instrumentais. Apresenta, há um ano, declínio funcional associado a longos períodos de apatia, alternando com desinibição sexual e realização de atos libidinosos diante de familiares e vizinhos, e consumo excessivo de doces e bebidas alcoólicas, com ganho de peso de 20Kg em 12 meses. Neuroimagem com atrofia pronunciada da região frontal bilateralmente.

Considerando a descrição do caso clínico acima, marque a opção com o diagnóstico correto. 
Alternativas
Q2563215 Medicina
Analise as afirmativas abaixo quanto às doenças do esôfago.

I. O espasmo difuso caracteriza-se por dor torácica ou disfagia no qual a manometria mostra ondas peristálticas normais interrompidas por contrações não peristálticas (esôfago em quebra nozes).
II. Presbiesôfago é a denominação atual para as alterações da deglutição associadas à idade avançada.
III. Em idosos saudáveis com mais de 75 anos, observa-se menor tônus basal do esfíncter esofagiano inferior.
IV. Na acalasia ocorre ausência de relaxamento do esfíncter esofagiano inferior induzida pela deglutição.
V. A disfagia esofágica é definida como a dificuldade de iniciar a deglutição e/ou mover o bolo alimentar da cavidade oral para o esôfago.

Estão corretas apenas as afirmativas 
Alternativas
Q2563214 Medicina
Preencha as lacunas abaixo.
O tremor essencial, geralmente, é postural ou cinético das mãos e antebraço, _______________ e com frequência de 4 a 6Hz e pode acometer a cabeça. É um tremor visível e persistente, que em cerca de metade dos casos há histórico familiar, refletindo um padrão autossômico _______________. Os medicamentos empregados são ________________, ________________ e topiramato (doses superiores a 200mg/dia).

A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: C
6: B
7: A
8: D
9: A
10: D
11: B
12: A
13: C
14: D
15: C
16: D
17: C
18: A
19: B
20: B