Questões Militares Comentadas sobre ginecologia e obstetrícia em medicina

Foram encontradas 222 questões

Q3034561 Medicina
Sobre o manejo da hipotensão em gestantes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), marque a opção correta. 
Alternativas
Q2562536 Medicina
A puberdade é considerada o período durante o qual surgem os caracteres secundários e é alcançada a capacidade de reprodução sexual. Dentre as opções abaixo, marque aquela que corresponde às etapas cronológicas da puberdade. 
Alternativas
Q2562534 Medicina
Paciente, 32 anos, primigesta, 36 semanas, admitida no Pronto Atendimento com queixa de cefaleia, escotomas visuais e dor abdominal intensa. Ao exame: PA 150x90 mmHg, FC 92 bpm, AU 34 cm, BCF 134 bpm, dinâmica uterina ausente. Qual a hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q2562525 Medicina
Durante rotina de pré-natal o médico obstetra deverá indicar a vacinação para
Alternativas
Q2562518 Medicina
Paciente, 36 anos, primigesta, com idade gestacional de 8 semanas calculada pela data da última menstruação e com sangramento vaginal há 2 dias, é submetida a exame de ultrassonografia que evidencia saco gestacional de 40 mm e ausência de embrião. O colo é fechado e não apresenta sangramento vaginal ativo no momento do exame. Qual orientação deverá ser feita? 
Alternativas
Q2562517 Medicina
Paciente, 29 anos, nuligesta, hígida, comparece para orientações em consulta pré-concepcional. Qual reposição deverá ser iniciada?
Alternativas
Q2562515 Medicina
Analise as assertivas abaixo.
I. É considerada uma dermatose específica da gestação. II. O penfigoide gestacional está relacionado ao herpes-vírus. III. O penfigoide gestacional está frequentemente associado à doença trofoblástica gestacional. IV. É uma doença rara, inicialmente com formação de placas urticariformes e pápulas prurigionsas, seguidas por vesículas ou bolhas.

A respeito do penfigoide gestacional, estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Q2562513 Medicina
Uma paciente, 68 anos, G2PV2A0, apresentou última menstruação aos 52 anos, não faz uso de terapia de reposição hormonal, apresenta episódio de sangramento vaginal. Qual a principal causa do sangramento?
Alternativas
Q2562512 Medicina
Uma paciente, 28 anos, usuária de DIU T Cobre há 1 ano, refere que há 3 dias apresenta dor pélvica, secreção vaginal amarelada e febre (38°C). Neste caso, o patógeno mais associado é
Alternativas
Q2262230 Medicina
Leia o caso a seguir para responder à questão.

Secundigesta com 1 cesariana anterior com 41 semanas de gestação vem para consulta de rotina de pré-natal aguardando ter um parto normal. Ao exame físico AU = 35 cm, batimentos cardiofetais 140 bpm, dinâmica uterina ausente. Ao toque vaginal, colo pérvio para 1 cm, médio, medianizado, polo cefálico fixo em -2 de De Lee. Realizada cardiocografia – categoria 1. 
Internando uma primigesta em trabalho de parto com 5 cm de dilatação e conhecendo a fisiologia de um caso como esse, pode-se esperar que
Alternativas
Q2262217 Medicina
Puérpera, em consulta de 40 dias pós parto normal queixando-se de insônia e fadiga extrema, sem apetite para se alimentar adequadamente, e com dificuldade para perder o peso ganho durante a gestação. Refere ter ataques de pânico e dificuldades para cuidar de seu recém-nascido. Como proceder?
Alternativas
Q2262212 Medicina
Paciente secundigesta de 35 anos, com história de natimorto anterior, no início de um novo pré-natal com 8 semanas de gestação. Os exames físicos geral e especial são normais e a pressão arterial é igual a 100 x 65 mmHg. Apresenta os seguintes resultados laboratoriais:
Toxoplasmose IgG positivo, IgM positivo, teste de avidez IgG alto. 
Glicemia de jejum 95 mg/dL. Outras sorologias negativas. Tipagem A negativo. Hemograma Hemoglobina 11g/dl / Hematócrito 35%
A conduta mais adequada é:
Alternativas
Q2262203 Medicina
Paciente de 49 anos com queixa de fogachos, insônia, diminuição do desejo sexual, irregularidade menstrual e fadiga. Ao exame físico geral, não apresenta alterações. Ao exame físico ginecológico, apresenta-se com diminuição do trofismo da mucosa vaginal e colo uterino.
Assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico e a conduta dessa paciente.
Alternativas
Q2262201 Medicina
Paciente de 62 anos apresenta aumento da frequência urinária, urgeincontinência e noctúria. Exame ginecológico sem alterações. Frente a esse quadro, é correto afirmar que
Alternativas
Q2262193 Medicina
Na avaliação e/ou conduta de pacientes com sangramento uterino anormal, considera-se que
Alternativas
Q2260782 Medicina
Existem causas importantes de sangramento materno no final da gestação, aumentando a morbimortalidade materna, tais como a placenta prévia. Assinale a alternativa que apresenta como deve-se suspeitar e conduzir no pronto atendimento.
Alternativas
Q2260779 Medicina
Gestante com 26 semanas vem para consulta de pré-natal queixando-se de falta de ar aos grandes esforços com dificuldade para subir escadas e caminhar rapidamente. Também refere inchaço nas pernas e tornozelos. Ao exame físico: descorada levemente. PA = 95 x 65 mmHg. Apresenta-se eupneica no momento com ausculta cardiopulmonar normal. Há redução da amplitude da caixa torácica. O exame obstétrico revela altura uterina de 28 cm, BCF presente e boa movimentação fetal. A conduta a ser tomada é:
Alternativas
Q2260778 Medicina
Durante a gestação, os hormônios são produzidos e secretados por glândulas endócrinas fetais e pela placenta levando a repercussões maternas que podem ser consideradas fisiológicas, dentre elas:
Alternativas
Q2260776 Medicina
Paciente de 18 anos vem ao pronto atendimento com queixa de dor em baixo ventre, refere que há 15 dias tem sentido leucorreia e às vezes dispareunia. Não tem atraso menstrual e usa DIU como método contraceptivo. Sua vida sexual é monogâmica.
Ao exame físico, leucorreia mucopurulenta e dor à mobilização do colo uterino. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a possibilidade diagnóstica e a terapêutica mais provável.
Alternativas
Q2260774 Medicina
Mulher de 48 anos refere sintomas de fogachos e perda da libido associada à dispareunia de penetração. Sem outras comorbidades ou cirurgias prévias. Ao exame físico, observam-se paredes vaginais com pouco pregueamento e coloração mais pálida do introito vaginal. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a melhor hipótese diagnóstica e tratamento para o caso.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: C
6: B
7: D
8: C
9: C
10: A
11: A
12: A
13: A
14: B
15: A
16: D
17: B
18: C
19: A
20: E