Questões Militares Sobre otorrinolaringologia em medicina

Foram encontradas 683 questões

Q3036744 Medicina
Sobre as neoplasias de glândulas salivares, é correto afirmar que
Alternativas
Q3036743 Medicina
Malformações da linha média nasal são consequências de falhas no desenvolvimento embriológico das células da crista neural. Dessas malformações, fazem parte os cistos dermoides nasais, gliomas e meningoencefalocele. Sobre o assunto, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036742 Medicina
O osso temporal forma a base lateral do crânio e, portanto, apresenta relações anatômicas importantes com estruturas vasculares e neurais. Os traumas dessa região são classificados de acordo com a orientação das linhas de fratura em relação ao eixo piramidal do osso temporal. Sobre as fraturas do osso temporal, é correto afirmar que
Alternativas
Q3036741 Medicina
O conhecimento da arquitetura do sono aliado a uma anamnese completa e adequada interpretação dos exames complementares, sempre em confronto com a história clínica, são valiosos no manejo dos distúrbios do sono. Sobre esse tema, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036740 Medicina
Sobre os distúrbios do sono e a propedêutica disponível atualmente, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3036739 Medicina
As disfunções da articulação temporomandibular são frequentes, no entanto ainda representam um desafio e sua abordagem é habitualmente multidisciplinar, envolvendo o otorrinolaringologista, dentista e fisioterapeuta. Sobre essa condição, é incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q3036738 Medicina
O trauma de face acomete principalmente indivíduos do sexo masculino, adultos jovens. A maior causa de trauma de face é acidente automobilístico e o sítio mais acometido é o nariz. Marque a opção correta sobre o trauma de face.
Alternativas
Q3036737 Medicina
Hábitos vocais impróprios, comuns na infância, podem culminar com lesões laríngeas, conhecidas como lesões fonotraumáticas. Sobre o assunto, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036736 Medicina
Durante a investigação dos pacientes com queixa de disfonia, a história clínica nos traz informações muito relevantes para o diagnóstico etiológico preciso. Sobre o tema, associe as colunas relacionando o diagnóstico etiológico com a respectiva história clínica.
Diagnósticos etiológicos (1) Alteração estrutural mínima (AEM) (2) Alteração de cobertura nas pregas vocais (3) Disfonia de etiologia neurológica ou neoplásica (4) Laringite fúngica

Histórias clínicas ( ) Histórico de abuso vocal remete a este possível diagnóstico. ( ) Variação da anatomia laríngea que pode apresentar como único impacto clínico alteração da função fonatória da laringe. ( ) Uso de corticoides inalatórios leva a pensar nesse diagnóstico. ( ) A presença de disfagia ou dispneia em conjunto com a disfonia leva à suspeita dessa etiologia.

A sequência correta dessa associação é
Alternativas
Q3036735 Medicina
São sinais laríngeos de refluxo:
Alternativas
Q3036734 Medicina
Sobre as afecções que acometem a laringe, é correto afirmar que
Alternativas
Q3036733 Medicina
Sobre as afecções de glândulas salivares, marque a opção incorreta.
Alternativas
Q3036732 Medicina
Sobre as faringotonsilites, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3036731 Medicina
Sobre os princípios da abordagem cirúrgica dos seios paranasais, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3036730 Medicina
As granulomatoses nasais sāo doenças inflamatórias crônicas caracterizadas histologicamente pela formação de granulomas. Sobre esse assunto, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036729 Medicina
Sobre as complicações da sinusite, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036728 Medicina
Sobre as cirurgias das conchas nasais, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036727 Medicina
Sobre o tratamento medicamentoso das rinites, marque a opção correta.
Alternativas
Q3036726 Medicina
Sobre as doenças vesicobolhosas que acometem a cavidade oral, é correto afirmar que
Alternativas
Q3036725 Medicina
Os principais nervos relacionados à deglutição são V, VII, IX, X e XII.
Associe as colunas relacionando os pares cranianos com as respectivas funções.
Par craniano 1) Trigêmeo - V (2) Facial - VII (3) Glossofaríngeo - IX (4) Hipoglosso - XII


Função  ( ) sua porção motora é responsável pela inervação dos músculos da mastigação. ( ) nervo puramente motor. Inerva musculatura extrínseca e intrínseca da língua, atuando na sucção, mastigação e deglutição. ( ) inervação tátil, térmica e dolorosa da orofaringe, tonsilas palatinas, pilares da fauce e 1/3 posterior da língua. ( ) sensibilidade gustatória dos 2/3 anteriores da língua.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: C
6: C
7: D
8: A
9: B
10: C
11: D
12: C
13: D
14: B
15: C
16: A
17: C
18: C
19: D
20: B