Questões Militares Sobre conceitos de tpoa em veterinária

Foram encontradas 10 questões

Q1883948 Veterinária
De acordo com o escopo de referência para análise de produtos de origem animal para ensaios físico-químicos, considerando o tipo de produto (matriz), a determinação e a técnica preconizada, assinale V para afirmativa com correspondência verdadeira e F para afirmativa com correspondência falsa:

( ) Matriz: carnes e produtos cárneos; Determinação: cálcio em base seca; Técnica: Espectrometria de absorção atômica.
( ) Matriz: pescado; Determinação: potássio e sódio; Técnica: Emissão Atômica.
( ) Matriz: carnes e pescado ; Determinação: nitritos e nitratos; Técnica: cromatografia gasosa.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883944 Veterinária
Com relação às substâncias e amostras analisadas para pesquisa de resíduos e contaminantes em Produtos de Origem Animal – POA, conforme o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC (MAPA, 2010), assinale V para afirmativa com correspondência verdadeira e F para afirmativa com correspondência falsa.

( ) Substância: Pesticidas Organoclorados. Amostra: gordura (bovina, suína, aves e equina), urina, leite, mel e pescado (peixe e camarão).
( ) Substância: Corantes. Amostra: pescado (peixe e camarão).
( ) Substância: Micotoxinas. Amostra: carnes (bovina e aves), pescado (Peixe e Camarão) e leite.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q1883941 Veterinária
As análises do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Animal – PNCRC são executadas nos laboratórios da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, que inclui os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária – LFDAs e os laboratórios credenciados pelo MAPA, sendo que todos os laboratórios devem ser acreditados na ISO/IEC 17.025, que no Brasil é concedido pelo Instituto Brasileiro de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO (MAPA, 2019). Sobre o controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem animal, relacione as substâncias listadas abaixo com sua permissão/proibição em matérias-primas e produtos de origem animal: 

1. Substância permitida
2. Substância proibida
( ) Tilosina, Lincomicina e Tiamulina (como aditivo melhorador de desempenho).
( ) Tetraciclinas e B-Lactâmicos (penicilinas e cefalosporinas).
( ) Quinolonas e Sulfonamidas sistêmicas.
( ) Violeta de Genciana.
( ) Cloranfenicol e Nitrofuranos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1883939 Veterinária
A comercialização de produtos de origem animal adulterados está sujeita a sanções penais, como apreensão do produto, aplicação de multa, entre outros.

Sobre esta temática, assinale V para afirmativa com correspondência verdadeira e F para afirmativa com correspondência falsa:

( ) Segundo o RIISPOA (BRASIL, 2020), os produtos de origem animal podem ser considerados alterados ou adulterados quando apresentarem não conformidade que possa incorrer em risco à saúde ou aos interesses do consumidor.
( ) Os produtos alterados são aqueles não apresentam condições higiênico-sanitárias adequadas para consumo, podendo trazer agravos à saúde dos consumidores.
( ) Os produtos adulterados, sofrem alteração, geralmente por má fé, visando o lucro econômico.
( ) Nem toda matéria-prima ou o produto de origem animal que apresente adulteração é considerado impróprio para o consumo humano.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Veterinário |
Q1820531 Veterinária
No roteiro de inspeções de um processo de produção de alimentos, o item que atende às recomendações de boas práticas de fabricação e controle e que pode influir em grau não crítico na qualidade ou segurança dos produtos e dos trabalhadores em sua interação com os produtos e processos é considerado como
Alternativas
Q1045423 Veterinária
O Catálogo de Especificações dos Artigos de Subsistência (Ceas) tem como objetivo estabelecer, de forma objetiva e pormenorizada, as características e especificações técnicas (Padrões de Identidade e Qualidade) para os gêneros alimentícios, víveres e forragens (artigos de Classe I), adquiridos pela logística de subsistência. Com base no Capítulo I, referente a produtos de origem animal, é correto afirmar que
Alternativas
Q636865 Veterinária
O estabelecimento dos Limites Máximos de Resíduos (LMR) de medicamentos de uso veterinário ou de seus metabólitos em carne, leite e ovos se baseia na
Alternativas
Q587418 Veterinária
Correlacione os componentes da Avaliação de Risco Microbiológico relacionados à segurança alimentar na coluna da esquerda com o respectivo elemento do processo definido pelo Codex, na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

1. Avaliação de Risco                       ( ) Política da avaliação de risco.

2. Gerenciamento de Risco              ( ) Caracterização do perigo.

3. Comunicação de Risco                 ( ) Intercâmbio interativo de informações

                                                              e opiniões.

                                                         ( ) Realização do perfil do risco.

                                                         ( ) Identificação do perigo

                                                         ( ) Caracterização do risco 


Alternativas
Q267526 Veterinária
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo:
Na determinação da acidez da manteiga utiliza-se solução alcoólica de fenolftaleína a 1%, solução de hidróxido de sódio 0,1 N, além de solução de álcool etílico e ___________ (1+2) neutralizada.
Alternativas
Q245940 Veterinária
Segundo Legislação do Ministério da Agricultura, as linguiças quando cozidas devem apresentar teor de cálcio (base seca) de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: A
5: C
6: C
7: B
8: E
9: A
10: D