Questões Militares
Sobre doenças hepáticas e biliares em nutrição
Foram encontradas 16 questões
Com relação aos principais marcadores laboratoriais utilizados na avaliação e no acompanhamento das doenças hepáticas crônicas, coloque V {verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Se a função hepatocelular estiver comprometida devido à perda de integridade dos hepatócitos, a síntese de albumina e de protrombina fica comprometida.
( ) A gamaglutamiltransferase encontra-se com valores reduzidos na colestase intra-hepática, na obstrução biliar extra-hepática e nos processos infiltrativos.
( ) A fosfatase alcalina de origem hepática pode estar moderadamente elevada, em até 2 vezes o valor normal, em algumas lesões hepáticas como hepatite e cirrose.
( ) Na insuficiência hepática e na Doença de Wilson, é comum encontrar valores de ceruloplasmina elevados ao passo que na icterícia obstrutiva, pode-se observar redução dessa proteína.
( ) O primeiro passo ao se avaliar um indivíduo com bilirrubina total elevada é reduzir o fracionamento da bilirrubina e determinar se a hiperbilirrubinemia é predominantemente direta ou indireta.
Sobre as recomendações nutricionais para pacientes com Hepatite Crônica pelo Vírus C sem Cirrose, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.
( ) Recomenda-se de 25 a 40 kcal/kg/peso e 1,2 a 1,5 g/kg/dia de proteína para prevenir ou tratar desnutrição.
( ) Carboidrato de 50 a 55 % do VET e lipídeo de 30 a 35 % do VET.
( ) Até 5 g de sódio na presença de ascite e edema.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
Apesar da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ter elevada prevalência e potencial evolutivo para fibrose e cirrose, ainda não tem um tratamento específico.
Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos nutricionais nessa doença.