Questões Militares Sobre doenças hepáticas e biliares em nutrição

Foram encontradas 16 questões

Q971102 Nutrição
Com relação à avaliação nutricional do paciente com doença hepática crônica, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q971094 Nutrição
Com relação aos sintomas e recomendações nutricionais para paciente com doença hepática em estágio final (prétransplante), é correto afirmar que:
Alternativas
Q739619 Nutrição
A formação de cálculos na vesícula biliar, denomina-se colelitíase. Nesses casos, a dieta deve contemplar
Alternativas
Q689797 Nutrição
Nos pacientes com doença hepática, com sinais de encefalopatia Grau I crônica, deve-se utilizar alimentos cujo conteúdo proteico seja rico em aminoácidos de cadeia ramificada. Assinale a opção que contenha três alimentos ricos em aminoácidos de cadeia ramificada.
Alternativas
Q689765 Nutrição
A conduta nutricional para pacientes obesos portadores de esteatose hepática gordurosa não alcoólica inclui:
Alternativas
Q680151 Nutrição

Com relação aos principais marcadores laboratoriais utilizados na avaliação e no acompanhamento das doenças hepáticas crônicas, coloque V {verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.

( ) Se a função hepatocelular estiver comprometida devido à perda de integridade dos hepatócitos, a síntese de albumina e de protrombina fica comprometida.

( ) A gamaglutamiltransferase encontra-se com valores reduzidos na colestase intra-hepática, na obstrução biliar extra-hepática e nos processos infiltrativos.

( ) A fosfatase alcalina de origem hepática pode estar moderadamente elevada, em até 2 vezes o valor normal, em algumas lesões hepáticas como hepatite e cirrose.

( ) Na insuficiência hepática e na Doença de Wilson, é comum encontrar valores de ceruloplasmina elevados ao passo que na icterícia obstrutiva, pode-se observar redução dessa proteína.

( ) O primeiro passo ao se avaliar um indivíduo com bilirrubina total elevada é reduzir o fracionamento da bilirrubina e determinar se a hiperbilirrubinemia é predominantemente direta ou indireta.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: CSM Prova: Marinha - 2015 - CSM - Médico nutrologista |
Q653100 Nutrição
No tratamento nutricional da doença hepática gordurosa não alcoólica, recomenda-se
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Marinha Órgão: CSM Prova: Marinha - 2015 - CSM - Médico nutrologista |
Q653076 Nutrição
Qual fitoterápico tem sido usado com sucesso na terapia de suporte para o fígado, após este ser exposto a várias substâncias tóxicas?
Alternativas
Q649598 Nutrição
Em relação ao fator nutricional para pacientes com doença hepática crônica/ é correto afirmar que:
Alternativas
Q648463 Nutrição
A doença hepática gordurosa não-alcoólica predomina no sexo feminino com os pacientes apresentando hepatomegalia. Assinale a opção que apresenta um fator desencadeante dessa doença.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: Marinha Órgão: CSM Prova: Marinha - 2010 - CSM - Médico nutrologista |
Q647511 Nutrição
Estudos recentes têm demonstrado que pacientes com encefalopatia hepática podem se beneficiar de dieta hiperproteica desde que seja feita uma seleção criteriosa das fontes alimentares de nitrogênio. As proteínas de escolha para esses pacientes, a fim de se evitar a ocorrência de desnutrição, são:
Alternativas
Q635153 Nutrição
Qual é a recomendação de ingestão proteica para pacientes com Síndrome Hepatorrenal que necessitam de terapia Dialítica ou apresentem Desnutrição?
Alternativas
Q635152 Nutrição

Sobre as recomendações nutricionais para pacientes com Hepatite Crônica pelo Vírus C sem Cirrose, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) Recomenda-se de 25 a 40 kcal/kg/peso e 1,2 a 1,5 g/kg/dia de proteína para prevenir ou tratar desnutrição.

( ) Carboidrato de 50 a 55 % do VET e lipídeo de 30 a 35 % do VET.

( ) Até 5 g de sódio na presença de ascite e edema.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas
Q635138 Nutrição
Quais são as principais recomendações a serem consideradas na prescrição nutricional para o tratamento da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica?
Alternativas
Q551112 Nutrição

Apesar da doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) ter elevada prevalência e potencial evolutivo para fibrose e cirrose, ainda não tem um tratamento específico.

Assinale a alternativa correta a respeito dos aspectos nutricionais nessa doença.

Alternativas
Q526875 Nutrição
Qual nutriente tem importante papel na fase II de detoxificação hepática, em virtude de auxiliar na conjugação e na neutralização dos xenobióticos sendo fundamental para a conjugação biliar, permitindo maior excreção do colesterol?
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: D
5: D
6: D
7: A
8: A
9: D
10: D
11: D
12: E
13: C
14: E
15: B
16: A