Questões Militares Comentadas sobre a educação como processo de construção histórica em pedagogia

Foram encontradas 28 questões

Q2261570 Pedagogia
“O discurso veiculado [pelas revistas pedagógicas] proclama a existência de hierarquias e degraus, com pessoas superiores e outras inferiores no tabuleiro social – cada uma devendo ser tratada de acordo com sua posição na hierarquia previamente estabelecida. Evidentemente, a distância entre adultos e crianças é uma das fronteiras que estabelece relações de subordinação e dependência. Essa vem explícita, ao passo que as demais – fronteiras de classe, de raça, de etnia, de gênero, de condição social – não são exatamente mencionadas. E a criança – acreditando na existência de natural subordinação entre homens, mulheres e crianças, entre poderosos e fracos, entre ricos e pobres – será preparada para a sociedade que a espera”.
A partir do que discute Boto (2014) a respeito da liturgia na escola, identifique correta e respectivamente o princípio estrutural do processo de socialização escolar e a marca que nele aparece no contexto brasileiro e português.
Alternativas
Q2194893 Pedagogia
“Na antiguidade sempre prevaleceu o viés de uma história “mestra da vida”, porque sempre teria algo a ensinar com os feitos de figuras exemplares que expressavam modelos de conduta política, moral ou religiosa. Apesar da investigação histórica ser uma novidade, aberta à mudança, o que permaneceu na Antiguidade e na Idade Média foi a visão platônico-aristotélica, o que não garantia à história o status de ciência (episteme), sendo vista, portanto, como uma forma menor de retórica, destituída de rigor e na qual, segundo alguns, eram feitas concessões demais à imaginação no relato dos fatos.” 
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Ed Moderna, 2006, p. 9.

A visão histórica platônico-aristotélica era constituída de um(a) 
Alternativas
Q2194892 Pedagogia
Na história da educação é possível encontrar várias concepções, quando são considerados os diferentes ideais da formação do homem para diferentes épocas de sociedade. No momento, a concepção de educação aponta para o desenvolvimento do ser humano como um todo, corroborando o seu papel na sociedade, cada vez mais comprometido com a formação cidadã.
Sabendo disso, atualmente, os processos educacionais reúnem duas realidades indissociáveis no desenvolvimento do homem que são 
Alternativas
Q1969482 Pedagogia
Segundo Romanelli (2014), a Reforma Francisco Campos foi considerada a primeira reforma que atingia profundamente a estrutura de ensino e que, era pela primeira vez, imposta a todo território nacional, A Reforma Francisco Campos efetivou-se por meio de uma série de decretos. Sendo assim, assinale a opção que apresenta um ação da Reforma Francisco Campos. 
Alternativas
Q1969385 Pedagogia
De acordo com Laraia (2009), assinale a opção que apresenta corretamente o autor que contribuiu para a ampliação do conceito de cultura no seguinte ponto: “A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo”. 
Alternativas
Q1969348 Pedagogia
Segundo Lopes e Macedo (2011), Ivor Goodson é mais conhecido no Brasil por seus estudos sobre a história das disciplinas escolares. Embora, de alguma forma, a preocupação com a prática e com as histórias de vida esteja presente nesses estudos, ela vai ganhar relevo nos trabalhos sobre política curricular que o autor desenvolve a partir dos anos 1980. Neles, Goodson argumenta que as políticas funcionam em dois níveis: 
Alternativas
Q1968880 Pedagogia
Algumas teorias pedagógicas, em parte, nasceram do ideal iluminista, em parte a ele se contrapõem. À filosofia iluminista do século XVIII exalta o poder da razão, que levaria o indivíduo a conquistar sua “maioridade” como ser autônomo. No entanto, ainda naquele século, Rousseau antecipava um movimento que se fortaleceu no século seguinte, em que diversos pensadores se posicionam criticamente ante a herança do racionalismo extremado, buscando recuperar valores vitais que estavam esquecidos. Um deles se orienta no sentido de valorizar as forças inconscientes, vitais, instintivas, subjugadas pela razão durante séculos. Conforme Aranha (2006), a qual pensador o trecho se refere? 
Alternativas
Q1968859 Pedagogia
De acordo com Piletti e Piletti (2014), na transição da educação grega para a romana, observa-se que os romanos descobrem que toda educação tem um fundo comum a todos os povos e tempos. Em outras palavras, descobrem que existe algo próprio em todos os seres humanos, algo que só eles podem criar e assimilar. Com relação às Escolas Romanas, segundo os autores, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1818235 Pedagogia
Avalie o que se afirma em relação ao pensamento pedagógico brasileiro dos jesuítas até os dias atuais.
( ) A inserção do Brasil no mundo ocidental se deu por meio de um processo envolvendo três aspectos: a colonização, a educação e a catequese. ( ) O desenvolvimento das ideias pedagógicas religiosas culminou na organização de um sistema de escolas públicas, segundo um plano comum a ser implantado em todo o território do novo Estado. ( ) A visão crítico-reprodutivista da educação surgiu em meio à concepção analítica e à predominância da tendência humanista. ( ) A questão da industrialização e da urbanização fez emergirem no campo educacional as forças do movimento renovador e da Igreja Católica na tentativa de recuperar seu espaço pedagógico.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Alternativas
Q1002410 Pedagogia
Segundo Romanelli (2009), a classe intermediária, chamada por Nelson Wernek de pequena burguesia, em plena ascensão na Europa, desempenhou relevante papel na evolução da política do Brasil monárquico e nas transformações por que passou o regime no final do século. E se ela pode fazê-lo, isso se deve, sobretudo, ao instrumento de que dispôs para afirmar-se como classe. Sendo assim, marque a opção que apresenta esse instrumento.
Alternativas
Q1002406 Pedagogia
Segundo Romanelli (2009), o Ato Adicional de 1834 “conferiu às províncias o direito de legislar sobre instrução pública e estabelecimentos próprios a promovê-la, excluindo, porém, de sua competência, as Faculdades de Medicina e Direito e as Academias então existentes e outros quaisquer estabelecimentos que, no futuro, fossem criados por lei geral". Isso suscitou
Alternativas
Q911756 Pedagogia
Em 1924, reunia-se, no Rio de Janeiro, um grupo de educadores brasileiros imbuídos de idéias renovadoras sobre o ensino, para criar a Associação Brasileira de Educação (ABE). Esse grupo se propôs a centralizar as reivindicações mais cruciais da educação nacional. É correto afirmar que esse encontro era o começo de uma luta ideológica que iria culminar com a:
Alternativas
Q911730 Pedagogia
A economia colonial brasileira fundada na grande propriedade e na mão de obra escrava teve implicações de ordem social e política bastante profundas. A classe dominante, detentora do poder político e econômico, tinha de ser também a detentora dos bens culturais importados. Além disso, no propósito de imitar o estilo da Metrópole, era natural que a camada dominante procurasse copiar os hábitos da camada nobre portuguesa. Para isso, contribuiu significativamente a obra educativa:
Alternativas
Q810854 Pedagogia
Segundo Piletti (2013) , sobre a educação romana é correto afirmar que
Alternativas
Q809248 Pedagogia
Assinale a opção que apresenta uma das características básicas das denominadas Reformas Pombalinas, cujos influxos se estenderam no país de 1759 a 1834.
Alternativas
Q809231 Pedagogia
A década de 1930 é marcada na história da Educação no Brasil por disputas de caráter ideológico. Tais lutas foram culminantes no inicio daquela década por causa do conteúdo das reformas educacionais que começaram a ser implantadas em alguns Estados e por causa dos princípios abraçados pelo movimento renovador da Educação. Segundo Romanelli (2009), três aspectos estavam no cerne das dispus tas. Quais eram esses aspectos?
Alternativas
Q809229 Pedagogia
Segundo Saviani (2008), os princípios fundamentais que orientam o pensamento escolanovista são:
Alternativas
Q809228 Pedagogia
O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova foi um marco na História da Educação brasileira. Três signatários são destacados por Saviani (2008) por fornecerem as bases psicológicas, sociológicas e filosóficas do movimento. São eles, respectivamente :
Alternativas
Q809158 Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo. Dentre alguns fatores que influenciaram a ausência de interesse pela formação técnico-profissional pode-se citar: I - a herança cultural, que resultou do transplante da cultura letrada da civilização europeia. II - o Passado colonial, que criou a ordem social escravocrata e estigmatizou o trabalho manual e as profissões técnicas. III- a forma como se introduziu a industrialização nos paí­ses subdesenvolvidos, a qual acabou instituindo uma nova forma de transplante cultural, o da tecnologia criada nos centros de irradiação da cultura ocidental. Assinale a opção correta.
Alternativas
Q809155 Pedagogia
Segundo Gadotti (1999), a Escola Nova representa o mais vigoroso movimento de renovação da Educação depois da criação da escola pública burguesa. Sendo assim, é correto afirmar que o maior avanço que ela trouxe foi em relação
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: B
6: C
7: A
8: E
9: A
10: D
11: A
12: C
13: C
14: C
15: A
16: A
17: B
18: E
19: A
20: E