Questões Militares
Sobre gestão escolar em pedagogia
Foram encontradas 25 questões
Considerando o texto acima, quanto aos aspectos da gestão pedagógica, é correto afirmar que o gestor pode:
Na sociedade contemporânea, altamente influenciada pela globalização e pela tecnologia, a educação e, consequentemente, a gestão educacional assumem novos contornos, uma vez que “[...] sempre que a sociedade defronta-se com mudanças significativas em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas, novas atribuições passam a ser exigidas da escola, da educação e da sua gestão. Logo, sua função social também necessita ser revista.”
A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir sobre a gestão educacional democrática.
( ) A escola é espaço de participação e de formação da cidadania para uma sociedade mais justa e humana.
( ) A gestão da educação deve ser compreendida a partir da complexidade sócio cultural, política, econômica e tecnológica da sociedade, sob pena de se tornar obsoleta, inconsistente e alheia à sua realidade.
( ) É imprescindível que se entenda as novas concepções curriculares que visam formar um sujeito com conhecimento fragmentado da realidade, preparando-o para o mercado de trabalho.
( ) A gestão está inserida num determinado espaço temporal que produz culturas que influenciam o clima, as aprendizagens e determinam a infraestrutura econômica da escola.
A sequência correta é
O planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro. [...]. Do ponto de vista educacional, o planejamento é um ato político-pedagógico porque revela intenções e a intencionalidade expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir (LEAL, 2010, p.01).
A sequência que apresenta corretamente exemplos de planejamentos de abrangência no nível micro está indicada em
A gestão escolar opõe-se ao modelo de administração científica na medida em que sustenta princípios, como participação, protagonismo e construção coletiva como fundamentos essenciais para a organização institucional.
A gestão, numa perspectiva democrática, é
Heloísa Lück, em uma de suas entrevistas, afirma que: “A escola deve ser uma comunidade de aprendizagem também em liderança, tendo em vista a natureza do trabalho educacional.” (Revista Escola Nova, 2009).
Em sua obra Liderança em Gestão Escolar (LÜCK, 2012), a autora apresenta a gestão como um novo paradigma que se contrapõe à administração escolar.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que ocorre em uma liderança pautada pela gestão.
( ) Hierarquização e verticalização dos processos administrativos e pedagógicos.
( ) Aproximação da tomada de decisão e a ação, propriamente dita, visando eficiência e efetividade das intervenções.
( ) Democratização do acesso e promoção do sucesso do aluno na escola; dos processos pedagógicos e de gestão escolar.
( ) Decisões colegiadas privilegiando a participação de todos os setores da escola (ou representantes) e comunidade escolar, especialmente do conselho escolar.
A sequência correta é
“Toda instituição escolar possui uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no regimento escolar ou em legislação específica estadual ou municipal. O termo estrutura tem aqui o sentido de ordenamento e disposição de setores e de funções que asseguram o funcionamento de um todo – no caso, a escola. Essa estrutura é com frequência representada graficamente em um organograma – desenho que mostra as interrelações entre os vários setores e as funções de uma organização e serviço. Evidentemente, a forma do desenho reflete a concepção de organização e de gestão[...]”
(LIBÂNEO, José Carlos; TOCHI, Mirza Seabra; OLIVEIRA, João Ferreira de. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2018. p.463.)
De acordo com o autor, o modelo de gestão escolar democrático-participativa possui um organograma que estabelece a interdependência entre os setores da escola, conforme demonstrado no organograma a seguir.
Figura 01 - Organograma básico de um modelo de gestão escolar democrático-participativa
Em relação à gestão escolar democrático-participativa, observando o organograma apresentado por Libâneo,
é correto afirmar o que a/o
O exercício da direção da escola depende de alguns fatores para atender à necessária divisão de trabalho. Avalie algumas funções da direção escolar e suas respectivas definições.
I. Autoridade - declara que deve ser centralizada, sabendo que delegar tarefas aos demais membros da equipe escolar é um erro.
II. Responsabilidade - intervém mesmo em organizações que defendem procedimentos grupais. No final, é de quem dirige/coordena.
III. Decisão - reforça que a preeminência de seleção. É a medida mais adequada diante das situações, dispensando ser discutida com os demais.
IV. Disciplina - envolve compatibilizar conduta pessoal com as normas das instituições para convivência social saudável.
V. Iniciativa - expõe a capacidade crítica e criadora de encontrar soluções para problemas e desafios da escola.
Está correto apenas o que se define em
Para Libâneo (2013), o conselho de escola tem atribuições consultivas, deliberativas e fiscais previstas na legislação estadual, municipal e no regimento da escola.
Qual a função básica do Conselho de Escola?
Segundo Libâneo (2013), o diretor de escola é o dirigente e principal responsável pelo funcionamento administrativo e pedagógico da escola.
Nessa perspectiva, como o diretor deve desempenhar suas atribuições?
Avalie as afirmações sobre a concepção democrático-participativa de gestão e organização.
I – Enfatiza que todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados numa organização.
II – Baseia-se na relação burocrática e hierárquica entre a direção e a participação do pessoal da escola.
III – Defende que as decisões sejam tomadas pela direção, que tem autoridade, e sejam obedecidas coletivamente por todos.
IV – Acentua a importância da busca de objetivos comuns serem assumidos por todos participantes da equipe.
Está correto apenas o que se afirma em