Questões Militares
Sobre teorias curriculares em pedagogia
Foram encontradas 20 questões
“As mudanças na educação não só são necessárias e inevitáveis, mas devem ser entendidas e encaradas como a expressão de um compromisso decidido e sustentável no tempo, como um propósito moral e social marcando uma diferença positiva nas vidas de todos os alunos, bem como a aspiração de revitalizar as conexões entre a educação e a vida social em democracia”. (ESCUDERO. 2002, p.17).
A organização do currículo por competências favorece a/o
As autoras Lopes e Macedo (2011) apresentam as principais teorias curriculares desenvolvidas no campo pedagógico, tecendo considerações e refletindo sobre os significados delas para a formação de determinado tipo de sujeito.
A teoria crítica do currículo, de acordo com Lopes e Macedo (2011), compreende o currículo como
Lopes e Macedo (2011), fundamentados pelos estudos de pesquisadores do campo do currículo, elegeram algumas temáticas como eixo norteador de suas discussões sobre teorias do currículo. Entre essas temáticas destaca-se “Prática e cotidiano”. Afirmam esses autores que “a prática é uma temática que acompanha o desenvolvimento da teoria curricular, assumindo diferentes sentidos”
(LOPES; MACEDO, 2011, p.141).
Avalie as afirmativas consoantes às decisões curriculares que têm a prática por referência.
I. As decisões curriculares só fazem sentido na medida em que constrói condições para que os sujeitos possam resolver problemas sociais reais.
II. Em uma ou outra ocasião, alguns saberes/conhecimentos terão mais poder para guiar a prática nas decisões curriculares.
III. Nas decisões curriculares focadas nas práticas e nos cotidianos dos espaços escolares, o conhecimento independe do contexto.
É correto apenas o que se afirma em
Associe as colunas, relacionando as concepções de organização curricular às respectivas afirmativas que expressam suas formas de concretização e intenções pedagógicas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Tradicional
(2) Tecnicista
(3) Progressista
(4) Histórico-social
( ) currículo proposto para a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção.
( ) visão quase sempre de currículo centrado no aluno e no provimento de experiências de aprendizagem como forma de ligar a escola com a vida e adaptar o aluno ao meio.
( ) o ensino é meramente transmissão, centrado no professor e na matéria. A escola é responsável pelo ajustamento social dos alunos sem preocupar com uma visão crítica da sociedade.
( ) possui várias correntes, às vezes divergentes entre si, algumas dão mais ênfase às
questões políticas do processo de formação, outras colocam a relação pedagógica
como mediação da formação política.
A transição do paradigma taylorista/fordista para o novo paradigma técnico econômico traz uma nova concepção de formação profissional. Os currículos passam a serem concebidos sob o modelo de competência.