Questões Militares
Sobre psicodinâmica do trabalho em psicologia
Foram encontradas 32 questões
( ) As “Patologias da Atividade” surgem quando o sujeito é impedido de exercer o controle sobre seu trabalho.
( ) Encontramos focos de sofrimento nos diversos processos de ruptura das trajetórias profissionais como, por exemplo, na situação de desemprego.
( ) A organização do trabalho não se apresenta como elemento a ser investigado nos processos de adoecimento do trabalhador.
( ) O stress, o burnout e a fadiga são exemplos de sofrimento categorizados como “Patologias da Solidão”.
( ) O sofrimento psíquico associado às situações de violência no trabalho surge quando os sujeitos, sem a mediação coletiva, são expostos a relações assimétricas de poder.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
1) Psicodinâmica do Trabalho 2) Clínica da Atividade 3) Psicossociologia 4) Ergologia
( ) Busca investigar as reciprocidades entre o individual e o coletivo, o psíquico e o social, assim como a compreensão dos processos grupais.
( ) Reconhece que o coletivo regula a ação individual e que o trabalho permeia, simultaneamente, a dimensão da história singular e a história de um ofício.
( ) Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho.
( ) Entende a atividade como direcionada por um universo instável de valores e normas, constantemente reformulados e transgredidos.
A sequência CORRETA na ordem de cima para baixo é:
A abordagem da psicodinâmica do trabalho foi apresentada por Dejours, por meio da publicação A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. A obra trouxe um novo olhar para a compreensão das relações entre trabalho e saúde psíquica do trabalhador e passou a ser entendida como um importante referencial para a área da clínica e da saúde mental no trabalho, capaz de subsidiar estudos e intervenções teórica e metodologicamente.
Considerando esta abordagem, avalie o que se afirma.
I. Nesta abordagem, saúde no trabalho significa ausência de sofrimento, ou seja, o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e realização.
II. A psicodinâmica do trabalho critica a clínica como modo de construção do conhecimento, de interpretação e de análise do trabalho, privilegiando outras práticas que se colocam como instrumento capaz de compreender tanto os processos de saúde quanto as patologias do trabalho.
III. Um aspecto muito importante na procura do prazer e na defesa diante do sofrimento no trabalho é a mobilização subjetiva, definida como o processo pelo qual o trabalhador se engaja no trabalho e consegue fazer uso da subjetividade, da inteligência prática e do coletivo de trabalho para transformar os fatores da organização do trabalho causadores de sofrimento.
IV. Uma das principais contribuições da psicodinâmica do trabalho é a de expor os efeitos que a organização do trabalho pode gerar na saúde mental do trabalhador, além de oferecer instrumentos para que estes efeitos sejam identificados ainda no campo pré-patológico, possibilitando atuações preventivas e capazes de compreender e intervir nos processos de saúde/doença mental no trabalho.
É correto apenas o que se afirma em
Dejours, em seu livro “A Loucura do Trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho”, afirma que o medo constitui uma das dimensões da vivência dos trabalhadores quase sempre ignorada por todos os estudos em psicopatologia do trabalho e se distingue da angústia.
Considerando os estudos do autor, analise as afirmações a seguir.
I. A investigação da angústia só deve ser realizada pela psicanálise.
II. O medo está presente em boa parte das ocupações profissionais, exceto nas tarefas repetitivas e nos trabalhos de escritório.
III. O medo é um conceito que não é propriamente psicanalítico, responde por um aspecto concreto da realidade e exige sistemas defensivos específicos.
IV. A angústia é uma produção individual, cujas características só podem ser esclarecidas pela referência contínua à história individual, à estrutura de personalidade e ao modo específico de relação objetal.
V. A angústia resulta de um conflito intrapsíquico, isto é, de uma contradição entre dois impulsos inconciliáveis. Pode tratar-se de uma oposição entre duas pulsões, entre dois desejos, entre dois sistemas (por exemplo: consciente e inconsciente), entre duas instâncias (ego e superego).
Está correto apenas o que se afirma em
De acordo com Dejours (2015), no centro da relação saúde-trabalho, a vivência do trabalhador ocupa um lugar particular que lhe é conferido pela posição privilegiada do aparelho psíquico na economia psicossomática. O aparelho psíquico seria encarregado de representar e de fazer triunfar as aspirações do sujeito, num arranjo da realidade suscetível de produzir simultaneamente satisfações diversas.
As satisfações que dizem respeito à proteção da vida, ao bem-estar físico, biológico e nervoso, isto é, à saúde do corpo são denominadas corretamente
Em seu livro A loucura do trabalho, o psiquiatra e médico do trabalho, Christophe Dejours, busca circunscrever as relações entre o trabalho e a saúde mental. Baseado nesse estudo analise as assertivas abaixo:
I - As más condições de trabalho são, no conjunto, mais terríveis do que uma organização rígida e imutável.
II - A inadaptação entre as necessidades provenientes da estrutura mental e o conteúdo ergonômico da tarefa traduz-se por uma insatisfação, ou por um sofrimento físico ou, até mesmo, por um estado de ansiedade.
III - As frustrações resultantes de um conteúdo significativo do trabalho inadequado às potencialidades e às necessidades da personalidade podem ser uma fonte de grandes esforços à adaptação à tarefa.
IV - O trabalho nunca é neutro em relação à saúde, e favorece tanto a doença quanto a saúde.
Estão CORRETAS as assertivas:
( ) Nega a existência de uma teoria social. ( ) Objetiva discutir a relação entre trabalho e subjetividade. ( ) É uma disciplina estritamente teórica, sem aplicação clínica. ( ) Tem como principal pilar a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre a Psicodinâmica.
( ) O trabalho intelectual é vivenciado também no corpo.
( ) O cérebro constitui o ponto onde se desenvolve a inteligência e a habilidade no trabalho.
( ) A inteligência do corpo é inata.
( ) A Psicodinâmica do trabalho é uma disciplina clínica e teórica.
De acordo com as afirmações, qual é a sequência correta?
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da assertiva a seguir.
Dejours, na Teoria Psicodinâmica do Trabalho, afirma que o(a) ____________ tem um papel central, visto como um instrumento de compreensão da subjetividade humana. O trabalho desafiador causa ____________. Se este(a) é ultrapassado(a), a sensação é de ___________.