Questões de Concurso Militar CIAAR 2018 para Primeiro Tenente - Psiquiatria
Foram encontradas 30 questões
“Uma das bases modernas da medicina personalizada é a área de pesquisa conhecida como farmacogenética. Ela se baseia na premissa de que é possível buscar, no genoma do indivíduo, pistas de quais drogas podem ou não funcionar para determinadas doenças.
Os cientistas hoje se esforçam para destrinchar o que alterações em genes do complexo citocromo P450 (presente em células hepáticas e importante para a metabolização e eliminação de uma grande variedade de drogas) querem dizer para os tratamentos medicamentosos”.
(ALVES, Gabriel. Teste genético ajuda médico a indicar o melhor antidepressivo. Folha de São Paulo. São Paulo, 26 jun 2017. Equilíbrio e Saúde, s/p)
Testes farmacogenéticos têm recebido cada vez mais divulgação pela mídia e, consequentemente, apresentam ao psiquiatra novas questões sobre as quais refletir na prática clínica.
Considerando a farmacocinética dos antidepressivos Bupropiona e Venlafaxina, é correto afirmar que a sequência que apresenta, respectivamente, as enzimas do citocromo P450 responsáveis por sua metabolização, é
Paciente de 23 anos, sexo masculino, comparece para atendimento psiquiátrico acompanhado por seu pai, preocupado com a “solidão” do filho. O paciente não apresenta queixas espontâneas. Relatam história de um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e de expressão restrita de emoções em contextos interpessoais. Segundo o acompanhante, paciente sempre demonstrou pouco interesse em manter relações íntimas com outras pessoas, quase sempre opta por atividades solitárias e não tem amigos próximos ou confidentes que não sejam os familiares de primeiro grau. Paciente diz não ter interesse em experiências sexuais com outra pessoa, fala que tem prazer em poucas atividades, mostra-se indiferente ao elogio ou à crítica de outros e demonstra frieza emocional. Não há história de comorbidades clínicas ou de uso de substâncias psicoativas. O pai relata desenvolvimento neuropsicomotor dentro dos limites da normalidade e desempenho acadêmico regular. O paciente, atualmente, trabalha com seu pai em uma pequena empresa familiar. Negam alterações abruptas do comportamento de qualquer natureza.
Com base no caso descrito, é correto afirmar que o diagnóstico mais provável é o de transtorno da personalidade
O psiquiatra alemão Kurt Schneider (1887-1967) estabeleceu uma hierarquia de sintomas de acordo com sua importância para o diagnóstico da esquizofrenia. Os chamados sintomas de primeira ordem eram considerados bastante sugestivos de esquizofrenia, desde que excluídas causas orgânicas. Os sintomas de segunda ordem teriam menor valor para o diagnóstico, mas a presença de sintomas de primeira ordem não era estritamente obrigatória para o diagnóstico do transtorno.
De acordo com Kurt Schneider qual é considerado um sintoma de primeira ordem?
Paciente de 25 anos, sexo feminino, solteira, sem filhos, com história de transtorno bipolar do humor do tipo I diagnosticado há 2 anos, sem comorbidades clínicas conhecidas, vem em uso regular de Olanzapina 15mg/dia, Ácido Valpróico 1.500mg/dia, Carbonato de Lítio 1.200mg/dia e Alprazolam 1mg/dia, mantendo estabilidade do quadro psiquiátrico. Comparece para consulta de controle e apresenta os seguintes resultados de seus exames laboratoriais:
De acordo com esse caso e com os resultados dos exames, é correto afirmar que o psicofármaco utilizado
pela paciente, mais provavelmente associado ao efeito adverso observado, é a/o
O Metilfenidato é um dos medicamentos mais comumente utilizados para o tratamento farmacológico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O mecanismo de ação conhecido do Metilfenidato é o antagonismo
M.O., 41 anos, sexo masculino, comparece para atendimento em serviço de saúde mental acompanhado por sua irmã. Conta que é motorista de caminhão de uma grande empresa de construção civil e que, duas semanas antes, ao retornar de uma obra de pavimentação urbana, o veículo que dirigia perdeu o freio em uma avenida de intensa movimentação e foi obrigado a fazer uma manobra drástica, de forma a tombar o caminhão e evitar o atropelamento de inúmeras pessoas. Nesse contexto, um colega de trabalho que o acompanhava assustou-se e decidiu pular do veículo no momento que ele estava tombando, sendo atingido fatalmente e vindo a óbito. M.O. sofreu leves escoriações no tórax e no membro inferior direito, sendo avaliado em serviço de pronto-atendimento especializado e liberado. Desde então, conta que vem apresentando lembranças angustiantes do evento, com pesadelos relacionados ao acidente e dificuldades para dormir. Diz que, frequentemente, revive a cena do amigo saltando do caminhão e não tem conseguido sentir prazer em nada. Chora com facilidade, se sente constantemente irritado e não tem conseguido conviver adequadamente com amigos e familiares, permanecendo em sua casa por todo o dia. Relata que não consegue dirigir seu próprio carro, motivo pelo qual a irmã teve de levá-lo ao atendimento, e que, durante o trajeto no trânsito, apresentou episódios de taquicardia, hipervigilância e sudorese. M.O. não tem história pregressa de adoecimento mental, nega comorbidades clínicas ou uso de substâncias psicoativas.
Com base no caso descrito, é correto afirmar que o diagnóstico mais apropriado é
A respeito dos Transtornos de Humor, avalie as afirmações a seguir.
I. O sinal de Veraguth é observado nos sulcos nasolabiais e indica depressão grave.
II. A variação diurna da intensidade de sintomas, com melhora vespertina, é uma característica da depressão melancólica.
III. Diminuição do apetite e do sono são aspectos relacionados à depressão atípica.
IV. Nos episódios depressivos graves, podem surgir sintomas psicóticos, os quais podem ser congruentes ou incongruentes com o humor.
Está correto apenas o que se afirma em
A Síndrome de Korsakoff é um transtorno neurocognitivo associado com mais frequência aos maus hábitos alimentares dos abusadores crônicos de álcool.
A esse respeito, é correto afirmar que o sítio anatômico, cujo acometimento tem sido mais frequentemente observado nesse transtorno, é o de
Do ponto de vista pericial, os indivíduos com transtornos por uso de substâncias psicoativas representam um grupo que exige muita atenção e habilidade do perito ao investigar sua condição mental, sobretudo nas perícias retrospectivas. Uma particularidade da legislação brasileira, que abrange tanto os casos de intoxicação aguda quanto os de abuso de substâncias psicoativas em indivíduos não-dependentes, é a incidência da regra actio libera in causa.
Constitui exceção a essa regra,