Questões de Concurso Militar CIAAR 2019 para Primeiro Tenente - Biblioteconomia
Foram encontradas 22 questões
No desenvolvimento de coleções, o processo de aquisição norteia as decisões tomadas na escolha do item a ser adquirido por meio de compra, permuta ou doação. Para desempenhar esta atividade, o bibliotecário de aquisição deve estar atento a vários aspectos.
A respeito do procedimento previsto no processo de aquisição, é correto afirmar que o/a
Segundo Weitzel (2013, p. 20) “a política de desenvolvimento de coleções é um instrumento importante para desencadear o processo de formação e desenvolvimento de coleções, garantindo a consistência dos procedimentos e seu aprimoramento ao longo do tempo”.
A partir deste conceito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Os fatores de uso das coleções devem orientar a política de formação e desenvolvimento das coleções das bibliotecas universitárias.
( ) Os elementos estabelecidos para uma política de desenvolvimento de coleções digitais são exatamente os mesmos estabelecidos para coleções impressas.
( ) A seleção é um processo de tomada de decisão que, para ser mais eficiente, deve ser realizado por lotes reunindo documentos da mesma área do conhecimento facilitando a análise e a aplicação dos critérios e diretrizes.
( ) Uma política de desenvolvimento de coleções é o conjunto de normas e diretrizes que buscam determinar ações, descrever estratégias gerais, estabelecer instrumentos e delimitar critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções, em sintonia com os objetivos da instituição.
( ) A política de desenvolvimento de coleções é um instrumento formal elaborado pela equipe responsável por essas atividades, e expressa o interesse comum da instituição que a mantém e da comunidade a que serve.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
A era digital transformou não somente a maneira de acessar a informação, mas principalmente o seu formato de armazenamento. Nesse cenário cada vez mais futurista, surgiu a biblioteca digital também conhecida como biblioteca eletrônica, onde o documento é uma fonte digitalizada, e o papel um estado transitório.
A respeito da Era Digital, quanto a disponibilização e segurança da informação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Permite acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede.
( ) Permite uso indiscriminado de monousuário para limitação de acesso ao mesmo documento.
( ) Disponibiliza coleções de documentos correntes onde se pode acessar não somente a referência bibliográfica, mas também o seu texto completo.
( ) Provém acesso em linha a outras fontes externas de informação (bibliotecas, museus, bancos de dados, instituições públicas e privadas).
( ) Limita os suportes de registro da informação restringindo a perenidade e as possibilidades de backups de dados.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Segundo Liu (2007), citado por Lima (2016, p. 163), para realizar a gestão de um acervo, seja ele físico ou digital, são necessárias estruturas com a função representar/descrever os itens que compõem essa coleção. A estrutura mais utilizada com esse propósito é denominada “metadados”, que, em sua tradução, significa “dados sobre dados”, ou seja, informação que descreve informação.
A esse respeito, avalie as afirmativas relacionadas ao conceito, aos objetivos e às características de metadados.
I. Metadados são atributos não adaptáveis que garantem a qualidade e a formatação do dado.
II. Tem como principal característica a observância de informações administrativas e gerenciais para a devida criação e definição de responsabilidades dos metadados.
III. Tem como objetivos localizar, identificar e recuperar dados de um recurso informacional, propiciando controles de ordem gerencial e administrativa, permitindo conexões e remissões (links) para pontos internos e externos.
IV. Metadados são conjuntos de dados-atributos, devidamente estruturados e codificados, com base em padrões internacionais, para representar informações de um recurso informacional em meio digital ou não digital, contendo uma série de características e objetivos.
Está correto apenas o que se afirma em
Para uma seleção de sites e de recursos de informação disponíveis na internet, é necessário observar alguns critérios para uma avaliação mais qualitativa dos sites disponíveis para a pesquisa e para a recuperação da informação.
Associe corretamente o critério à sua descrição.
CRITÉRIOS
(1) Acesso
(2) Finalidade e audiência
(3) Autoria
(4) Cobertura
(5) Exatidão
DESCRIÇÕES
( ) Verificar se a informação está na íntegra, se é um resumo ou uma versão de uma fonte não consultada, quais os assuntos e os recursos de informação abrangidos, se há a indicação de outros links.
( ) Informação acerca de quem é o responsável pela criação e pela manutenção do site, bem como determina a autoria dos textos que são apresentados, se é um especialista, uma organização ou uma instituição.
( ) Verificar se a informação apresentada é exata ou tendenciosa, já que a motivação dos indivíduos ou das organizações que estão envolvidos na produção do site e das fontes pode determinar o seu conteúdo.
( ) Conjunto de indicações que permitem o acesso ao autor e/ou aos responsáveis pelo site.
( ) Deve-se determinar se estão mencionados no site a finalidade e o público a que se destinam. Esta informação pode ser muito útil já que evidencia se vai ou não encontrar a informação que procura.
A sequência correta é
Segundo Souto (2014), a tomada de decisão e a ação individual ou coletiva também necessitam de dados, informação e conhecimento que influenciarão os rumos da organização, constituindo a essência do processo de inteligência organizacional.
Sobre o tripé dados, informação e conhecimento, é incorreto afirmar que
As bibliotecas estão entre as primeiras instituições a adotarem sistemas automatizados com o objetivo de prover aos usuários o acesso fácil às informações de seus interesses.
A esse respeito, avalie as afirmativas relacionadas ao conceito, aos objetivos e às características de um sistema de recuperação da informação.
I. Identificação das necessidades de informação, aquisição, organização e armazenamento, desenvolvimento de produtos e serviços, distribuição e uso da informação compondo o conjunto de processos essenciais à gestão da informação.
II. O objetivo principal de um sistema de recuperação da informação não é recuperar todos os documentos que são relevantes à necessidade de informação do usuário, mas o maior número possível de documentos relacionados ao assunto pesquisado.
III. A terceira geração de sistemas de recuperação de informação evoluiu do uso das palavras-chave e operadores de consulta para o uso das interfaces gráficas, formulários eletrônicos, hipertexto e arquitetura de sistemas abertos para otimizar o processo de busca e qualificar a informação desejada pelo usuário.
IV. As primeiras iniciativas de automatizar o processo de recuperação da informação consistiam na automação de processos existentes, como busca em catálogos, fichas, restritas ao nome do autor e ao título da obra, tendo, como ênfase, um sistema de recuperação da informação focado na recuperação de dados e não na recuperação da informação.
V. A recuperação da informação trata da representação, armazenamento, organização e acesso a itens de informação, como documentos, páginas Web, catálogos online, registros estruturados e semiestruturados,objetos multimídia, devendo a representação e a organização dos itens de informação fornecerem aos usuários facilidade de acesso às informações de seu interesse.
Está correto apenas o que se afirma em
As bibliotecas necessitam estabelecer critérios de seleção para desbaste e descarte de materiais.
A esse respeito, é incorreto afirmar que o desbastamento
As normas são leis utilizadas para padronizar, e indicam um padrão de qualidade. Seguir as normas de publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é importante para não existirem conflitos, auxiliando na comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo assunto.
No tocante a algumas regras de apresentação parametrizadas pela NBR 6.023/2002, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) O título e o subtítulo devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por ponto e vírgula.
( ) Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:. Esta regra não se aplica a mensagens e documentos eletrônicos, cujos endereços não estejam disponíveis.
( ) Publicações periódicas são publicações em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas, destinada a ser continuada indefinidamente. Recebem um identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo, denominado ISSN.
( ) As referências devem ser apresentadas de forma ordenada em uma única lista, de forma padronizada quanto ao recurso tipográfico e à adoção dos elementos complementares. O recurso tipográfico negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências, inclusive às obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver).
( ) As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas de forma justificada e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Uma das atribuições do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) é coordenar as atividades dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) no processo de fiscalização sobre a legalidade do exercício da profissão de bibliotecário por profissionais da área. Conforme o Decreto n.º 56.725/1965, os profissionais bibliotecários estão sujeitos a algumas normas e penalidades no exercício da profissão.
Conforme dispõe o Decreto n.º 56.725/1965, avalie as afirmativas a seguir.
I. O profissional bibliotecário só poderá exercer legalmente a profissão após prévio registro de seus títulos ou de seus diplomas na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura e quando portadores da Carteira de Identidade profissional expedida pelo respectivo CRB sob sua jurisdição se achar o local de sua atividade.
II. Bibliotecários diplomados por escolas estrangeiras, reconhecidas pelas Leis do país de origem, poderão exercer as atividades no Brasil mediante registro dos diplomas nos órgãos profissionais brasileiros.
III. O pagamento da anuidade ao CRB, na forma estabelecida pelo Decreto, é uma das exigências para exercício da profissão.
IV. O profissional bibliotecário que agir sem decoro ou ferir a ética profissional poderá ser suspenso de suas atividades por até três anos.
Está correto apenas o que se afirma em
A Resolução CFB n.º 185/2017 regulamenta o exercício da profissão de bibliotecário assim como normatiza o registro nos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, de empresas e de instituições que prestam, executam ou exerçam serviços ou atividades de biblioteconomia e documentação.
Em relação à Resolução CFB nº185/2017, analise os itens a seguir.
I. As empresas prestadoras de serviço na área de Biblioteconomia deverão registrar-se no CRB de sua jurisdição, podendo atuar em âmbito nacional.
II. A execução de serviços bibliotecários por empresas ou instituições, registradas nos Conselhos Regionais, não exclui a obrigatoriedade da assinatura dos respectivos documentos técnicos específicos da área de Biblioteconomia e Documentação, inclusive laudos periciais, certificados de auditoria de projetos, por um ou mais profissionais, com indicação de número de registro no respectivo Conselho Regional.
III. A empresa ou instituição, que se constitua para prestar ou executar serviços de Biblioteconomia e Documentação ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício da Profissão de Bibliotecário, é obrigada ao registro no Conselho Regional de Biblioteconomia da jurisdição de sua sede, ou registros secundários em outras jurisdições de atuação, quando por prazo superior a noventa dias. Para esse registro, a empresa ou instituição deverá provar personalidade jurídica e que o(s) responsável(eis) pela parte biblioteconômica seja(m) bibliotecário(s) registrado(s) e regulares.
IV. A responsabilidade técnica da empresa ou da instituição, na área de Biblioteconomia e Documentação, é sempre da pessoa jurídica, não podendo ser assumida pelo bibliotecário. Poderá ser encarregado da parte técnica, o bibliotecário, com registro definitivo ou provisório no Conselho Regional de Biblioteconomia, da jurisdição onde a empresa ou instituição presta serviços. A empresa que for instalar filial ou a instituição que for criar órgãos em outra jurisdição deverá comprovar, perante o Conselho Regional de Biblioteconomia, a existência de, pelo menos, um bibliotecário com registro principal nessa jurisdição.
Está correto apenas o que se afirma em
O processo de seleção e de aquisição de materiais em bibliotecas utiliza várias fontes para obtenção de informações sobre as demandas dos diversos segmentos institucionais buscando qualificar as informações para uma aquisição mais eficiente.
Avalie as afirmativas a seguir de acordo com a ação do processo de aquisição.
I. Tratar os dados bibliográficos, utilizando os códigos AACR2 para a catalogação e CDD ou CDU para a classificação.
II. Selecionar fornecedores que participarão do processo licitatório, emitir o pedido de cotação aos fornecedores, analisar o mapa de preços, montar o processo de compra observando os parâmetros de menor preço, menor prazo de entrega e as melhores condições de pagamento.
III. Reunir as indicações bibliográficas para montagem do processo licitatório, verificando e promovendo a complementação dos dados bibliográficos, recorrendo-se a fontes apropriadas, caso seja necessário, assim como verificar a existência de itens duplicados otimizando a aplicação dos recursos.
IV. Utilizar a política de desenvolvimento de coleções, para parametrizar as necessidades da coleção observando o estado atual da coleção, das áreas do conhecimento mais solicitadas, do perfil das necessidades informacionais dos diversos segmentos institucionais e, principalmente, do orçamento para aquisição.
Está correto apenas o que se afirma em
A qualidade em serviço é um dos conceitos que vem sendo difundido com maior evidência, desde a década de 90. As constantes mudanças no cenário de organizações de serviços estimulam a busca da qualidade no atendimento, que passou a ter maior importância diante de um mercado globalizado. Nas bibliotecas não é diferente, a expansão das tecnologias da informação modificou a relação entre o usuário e forma com que ele usa a informação, fazendo com que sejam mais exigentes quanto à especificidade, relevância e mobilidade de acesso.
Em relação à importância de um atendimento qualificado aos diferentes usuários de uma instituição , informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) O planejamento de recursos de uma unidade de informação está dissociado da organização dos produtos e dos serviços que se pretende oferecer ao público.
( ) A avaliação dos serviços prestados pela biblioteca permite revisar os objetivos do serviço, o modo de atuar e o modelo de gestão, impulsionando o processo evolutivo de autocrítica, promovendo, por meio de seus resultados, a solução dos problemas identificados na instituição pelos manifestos de todos os envolvidos no uso da biblioteca.
( ) A disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca, aponta para a importância da divulgação do livro e sua disseminação, antecipando a estética da recepção descrita na quarta Lei de Ranganathan, em que se define a importância da qualidade de produtos e serviços disponibilizados pelas bibliotecas.
( ) As bibliotecas digitais se colocam como uma alternativa no atendimento aos usuários, disponibilizando acesso aos conteúdos full time para os usuários. Os requisitos desejáveis para ferramentas destinadas à construção de bibliotecas digitais incluem a portabilidade, que é a oferta de interface para dispositivos móveis e a interoperabilidade entre sistemas.
( ) As expectativas do cliente são os verdadeiros padrões de avaliação da qualidade do serviço comparando o que esperam com aquilo que percebem. A expectativa dos clientes sobre os serviços pode ser diferenciada em dois níveis: um desejado, que reflete o serviço que o cliente espera receber (relação do que pode ser com o que deveria ser), e um adequado, que aponta aquilo que o cliente considera aceitável. Quando a discrepância entre esses níveis é pequena ou inexistente, o desempenho do serviço é satisfatório.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
MARC é a sigla para Machine Readable Cataloging que significa catalogação legível por computador, permitindo a ele processar os dados catalogados a partir da conversão destes dados em forma legível pela máquina, identificando os elementos de forma clara, possibilitando a leitura e a interpretação dos dados de um registro catalográfico.
Os campos 210 a 247 de um registro no formato MARC21 são destinados às informações sobre
No MARC os campos consistem em uma porção de registro bibliográfico, normalmente de tamanho variável, divididos de forma lógica, destinando-se um campo para autor, um campo para informação do título e assim por diante.
Posto isto, avalie os itens dos campos do MARC21 e as descrições correspondentes.
I. Campo 20 - International Standard Book Number.
II. Campo 111 - Título Uniforme.
III. Campo 600 - Assunto / Nome pessoal.
IV. Campo 776 - Entrada de suporte/Forma Física Adicional (R)
Está correto apenas o que se afirma em
Ranganathan, autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931), aborda pontos importantíssimos que, mesmo hoje na Biblioteconomia moderna, parametrizam os principais processos e serviços sempre voltados para a satisfação do leitor.
Sobre à quinta Lei da biblioteconomia, é correto afirmar que o/a
A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Desta forma, O MARC21 utiliza as convenções tipográficas para parametrizar os campos bibliográficos.
Associe corretamente a convenção tipográfica à sua parametrização.
CONVENÇÕES TIPOGRÁFICAS
(1) #
(2) $
(3) /(barra diagonal)
(4) 1
(5) | (barra vertical)
(6) 0
PARAMETRIZAÇÕES
( ) O símbolo gráfico 1 representa o número 1. Não confundir com a letra i “I” maiúscula e a letra L “l” minúscula.
( ) Representa o dígito zero nas etiquetas, campos fixos e indicadores e outros lugares numéricos. Não confundir com a letra “O” maiúscula, em exemplos e textos.
( ) Posições específicas de caracteres do Líder, Diretório, campo 007 e 008, subcampo $7 dos campos de entradas de ligação são expressas utilizando-se uma barra e o número da posição do caractere. Exemplo: Líder/06, 007/00, 008/12.
( ) Representa um caractere cheio em exemplos do MARC para casos em que um código pode ser usado, mas o criador do registro decide não fornecê-lo. Podemos utilizá-lo nos campos 006, 007 e 008 e subcampo $7 do campo 533 e nas entradas de ligação (760-787). Não utilizamos este símbolo no Líder, nas tags, nos indicadores ou nos códigos de subcampos.
( ) É usado para espaço em branco em campos codificados e em outras situações especiais, em que a existência do espaço em branco poderia ser ambígua.
( ) Indicador de subcampo – utilizado como delimitador de código de subcampo. No texto, os códigos de subcampo são indicados como subcampo $a, por exemplo.
A sequência correta, é
O conceito de rede de bibliotecas remete a uma organização que mantém grandes bases de dados em linha construídas a partir de iniciativas como a catalogação coletiva, cujo principal produto é o catálogo coletivo que disponibiliza recursos e produtos a todos os usuários das bibliotecas conveniadas.
A partir deste conceito, pode-se considerar que o COMUT, BDTD, Pergamum, e Bibliodata são exemplos de
A partir da análise dos conceitos e das regras para o uso de citações em um trabalho de conclusão de curso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) Citação longa deve ser inserida normalmente no parágrafo.
( ) Citação direta apresenta as palavras exatas do autor citado.
( ) Ideias de outros autores inseridas no texto sem indicação de fonte configura plágio.
( ) Citação breve possui mais de três linhas e tem recuo de texto em um novo parágrafo.
( ) Informações extraídas de outras fontes possui o objetivo de fortalecer nossa argumentação.
( ) Citação indireta é quando o pesquisador utiliza um trecho da obra do autor citado como base.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é