Questões de Concurso Militar Quadro Técnico 2014 para Primeiro Tenente - Física
Foram encontradas 50 questões
Observe as figuras de um anel fino e de um cilindro.
Um anel fino de massa M é construído circunscrevendo um quadrado de lado l e massa zero, conforme mostrado na
figura 1. Um cilindro de mesma massa M, para ter o mesmo
momento de inércia daquele anel, deve ter um raio igual a:
Observe a figura abaixo representativa de um campo magnético uniforme no interior de uma região circular de raio R.
O campo magnético no exterior da região circular é nulo e, no interior, é perpendicular ao plano do papel, e sua intensidade pode ser expressa por B = 3t + 2, com B em Teslas e t em milissegundos.
Em um ponto P1 distando r1 = R/2 do centro da região circular, o campo elétrico vale E1. Em um ponto P2 distando r2 = 2R do centro da região circular, o campo elétrico vale E2.
Sendo assim, pode-se afirmar que a razão E1/E2 é igual a:
Observe a figura abaixo que representa uma tubulação horizontal, na qual um fluido ideal é escoado suavemente.
A tubulação se afunila de uma área de seção transversal A1 para uma área menor A2 . Quando a diferença de pressão (P1 -
P2) é igual a 2500Pa, a vazão é de (5/3000)m3/ s . Quando a
diferença de pressão (P1 - P2) alterar para 3600Pa, é porque
a vazão, em m3/s, alterou para:
Observe a figura a seguir.
A figura acima representa uma besta, arma utilizada para atirar dardos. Nos exércitos medievais, o soldado que a operava era chamado besteiro. Seu funcionamento consiste em tensionar um arco feito de material elástico e travá-lo na posição tensionada. Depois, introduz-se um dardo em uma fileira talhada no braço da arma e libera-se a trava por meio de um gatilho, projetando, assim, o dardo para a frente com grande velocidade.
Considere o arco como uma mola ideal, com constante
elástica 200N/m, e que é necessário distendê-lo 50cm, a
partir da posição de repouso, para armar a besta. O
trabalho realizado pelo besteiro e a velocidade com que um
dardo de 125g é disparado a partir do repouso são,
respectivamente:
Observe o gráfico a seguir.
Num experimento para estudar o efeito fotoelétrico em um dado metal, varia-se a frequência da luz incidente sobre o metal e mede-se o potencial negativo necessário para reduzir a corrente fotoelétrica a zero (o chamado potencial de frenagem). O gráfico acima mostra o resultado do experimento para o caso desse metal. Sendo assim, pode-se afirmar que a função trabalho, em eV, é:
Dado: constante de Planck
h=4,14x l0-15e V • s
Deseja-se produzir um pequeno cubo de gelo com massa 10g. Para tanto, aproximam-se 10g de água líquida a 0°C de um bloco de 10kg de CO2 sólido, conhecido como gelo seco, que está à temperatura de -78°C, obtendo-se, assim, o cubo de gelo de 10g a 0°C. Nesse processo, a variação de entropia da água e do universo, em J/K, foram, respectivamente:
Dado: calor latente de fusão do gelo L = 336J/g
Observe a figura a seguir, que representa um acelerômetro básico, constituído de massa sísmica presa a uma mola.
Acelerômetro é um instrumento muito usado em meios navais, fundamental em sistemas inerciais e de navegação. Baseia-se na 2ª Lei de Newton e na Lei de Hooke. A ideia central é produzir um deslocamento diretamente proporcional à aceleração.
Um efeito indesejado ocorre quando a aceleração é bruscamente removida, pois tende a causar um movimento harmônico simples de frequência natural fN. Esse comportamento transitório de oscilação em torno da posição de repouso prejudica a leitura de um acelerômetro, limitando seu uso, pois não pode ser aplicado em situações em que ocorrem vibrações de frequências próximas à frequência natural.
Considere que o acelerômetro mostrado na figura tenha a
massa sísmica de 0,03kg e mola de constante elástica
4,8x103N/m. A frequência natural desse acelerômetro, em Hz,
é igual a :
Observe a figura abaixo.
Uma fonte gera um fluxo de calor que passa através de três camadas perfeitamente encostadas. O fluxo de calor atravessa uniformemente o mesmo valor de área de seção transversal ao longo das três camadas. As condutividades térmicas das camadas possuem as seguintes relações μ2= 2 . μ1 = μ3/2 . As espessuras das camadas possuem as seguintes relações d2 = 2. d1 = 2,d3. Sendo assim, é correto afirmar que:
Observe a figura de um navio parado em exercício de tiro.
O objetivo do tiro de canhão é acertar um alvo P, também parado, situado à mesma altura do canhão e a uma distância horizontal d = 490m. A munição é disparada com velocidade inicial v0 = 98m/s. Assinale a opção que apresenta o valor de inclinação θ , de modo que o objetivo seja atingido.
Analise o circuito elétrico a seguir.
A tensão alternada de entrada v(t) tem amplitude de 156V e
frequência igual a 60Hz. O transformador é ideal, com
relação de números de espiras (primário/secundário) de
10:1. A amplitude da corrente elétrica ip(t) no primário, em
mA, é igual a:
Observe a figura abaixo.
Considere a seguinte situação hipotética, representada pela figura acima: um navio de guerra detecta a aproximação de uma aeronave hostil, com velocidade constante de 216 √3 km/h e altitude constante de 500 m. Quando esta aeronave está a 1100 √3 metros de distância do navio, na horizontal, conforme mostra a figura, um míssil é lançado com velocidade inicial zero. O míssil tem propulsão própria e está programado para manter uma trajetória retilínea de inclinação θ e com aceleração constante . A altura do navio é desprezível, comparada com a altitude de voo. Sabendo que, após 10s de lançado, o míssil intercepta a aeronave, qual é o módulo da aceleração , em m/s2?
Observe a figura a seguir.
Um mergulhador se lança ao mar saltando de uma altura h de
4,9 metros em relação à linha d'agua e com velocidade
inicial, apenas horizontal, de 2,5 m/s, a partir da proa de
um navio, que se encontra parado, conforme ilustrado na
figura acima. Ele atinge a superfície da água no ponto P, a
uma distância horizontal d da borda da proa. Sabendo que o
mergulhador pesa 65 kg e que a aceleração da gravidade é de
9,8 m/s2, pode-se afirmar que a distância d, em metros, é
igual a :
Observe o diagrama pressão versus volume a seguir.
Esse diagrama representa uma máquina térmica operando o chamado Ciclo de Diesel, era que 10 moles de uma mistura de ar e gasolina (tratada como um gás ideal) sofrem uma compressão adiabática (AB), depois um aquecimento à pressão constante (BC), seguido por uma expansão adiabática (CD), que move o pistão, e, finalmente, um resfriamento isométrico (DA), retornando ao estado inicial. Como o ar é essencialmente uma mistura de gases diatômicos, considere a capacidade térmica à pressão constante do gás em questão como Cp= (7/2) R.
Considerando ainda o ponto A nas CNTP e sabendo que a pressão no trecho BC é 55atm, calcule o calor absorvido neste trecho e assinale a opção correta.
Dado: R=8,31 J/molKObserve o circuito elétrico abaixo.
A intensidade da corrente elétrica i, que flui do nó B para
o nó A, em Ampères, vale: