É afiançável, segundo a Constituição Federal e o Código de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q787928 Direito Constitucional
É afiançável, segundo a Constituição Federal e o Código de Processo Penal, o crime de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exigiu conhecimentos sobre os direitos e garantias fundamentais, notadamente os direitos e deveres individuais e coletivos.

O artigo 5º da Constituição Federal apresenta os direitos e garantias individuais em um rol exemplificativo, isto é, é possível encontrar outros direitos e garantias individuais de forma esparsada pelo texto constitucional. Somado a isso, o artigo 5º, §2º, do texto constitucional menciona que os direitos e garantias expressos não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios adotados pela própria Constituição ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.


Conhecer as disposições do artigo 5º é muito importante, pois em vários casos as bancas exigem a literalidade de algum ou alguns dos setenta e oito incisos dessa norma constitucional e, além disso, podem tentar confundir a pessoa ao efetuar modificações no texto. 


Importante destacar que o Título II da Constituição Federal apresenta os Direitos e Garantias Fundamentais, sendo que o artigo 5º prevê os direitos e deveres individuais e coletivos; os artigos 6º a 11 preveem os direitos sociais (do artigo 7º ao 11 são tratados os direitos de ótica trabalhista); os artigos 12 a 13 tratam da temática dos direitos de nacionalidade; e, por fim, os artigos 14 a 17 tratam dos direitos políticos e suas múltiplas variáveis.

Passemos às alternativas.

O art. 5º, XLII, da CRFB aduz que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Por sua vez, o art. 5º, XLIII, da CRFB menciona que a a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

Passemos às alternativas.

A-ERRADA, pois o art. 5º, XLII, da CRFB aduz que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Por sua vez, o art. 5º, XLIII, da CRFB menciona que a a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

B-ERRADA, pois o art. 5º, XLII, da CRFB aduz que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Por sua vez, o art. 5º, XLIII, da CRFB menciona que a a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

C-ERRADA, pois o art. 5º, XLII, da CRFB aduz que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Por sua vez, o art. 5º, XLIII, da CRFB menciona que a a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

D-ERRADA, pois o art. 5º, XLII, da CRFB aduz que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Por sua vez, o art. 5º, XLIII, da CRFB menciona que a a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

E-CORRETO, pois furto não está no rol do art. 5º, XLII, da CRFB, que aduz que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Tampouco está no rol do art. 5º, XLIII, da CRFB, que menciona que a a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem. Logo, o crime de furto é afiançável.

Gabarito da questão: letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra E

macete:

T rafico

T ortura

T errorismo

H ediondos 

R acismo

3TH = Inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou Anistia. RAÇÃO = Inafiançáveis e imprescritíveis.

os crimes sem grave ameaça que comina pena não superior a 4 anos são passíveis de fiança.

IMPINA = RAÇÃO

IMPRESCRITÍVEL E INAFIANÇÁVEL = RACISMO E AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS

 

INSINA = 3T HED

INSUSCETÍVEL E INAFIANÇÁVEL = TERRORISMO, TRÁFICO, TORTURA E HEDIONDOS

 

Vão e vençam, Que, por vencidos, não os conheçam!

Ø  CRIMES INAFIANÇÁVEIS

 

RACISMO –                                                  IMPRESCRITÍVEL-              INAFIANÇÁVEIS   

 

AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS –            IMPRESCRITÍVEL-              INAFIANÇÁVEIS

 

3TH. TRÁFICO, TORTURA, TERRORISMO,

HEDIONDOS E EQUIPARADOS-           INSUSCETÍVEL DE GRAÇA E ANISTIA        INAFIANÇÁVEIS  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo