Considerando os crimes militares cometidos em tempo de paz ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Comando da questão: Considerando os crimes militares cometidos em tempo de paz previstos no Código Penal Militar..
Pergunto a letra E é crime militar? Simm.
Mas ESTÁ PREVISTA NO CÓDIGO PENAL MILITAR? NÃO. é chamado crime militar por extensão. Está previsto da Lei de Abuso de Autoridades.
Letra B : Publicação ou crítica indevida
Art. 166. Publicar o militar ou assemelhado, sem licença, ato ou documento oficial, ou criticar públicamente ato de seu superior ou assunto atinente à disciplina militar, ou a qualquer resolução do Govêrno:
Pena - detenção, de dois meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
Qual o erro da letra D?
Acredito que seja : Civil não comete crime militar em esfera Estadual. Por este motivo, cometeu crime comum e vai responder na justiça Estadual. Não é crime militar!
A [ERRADA] tenente da reserva remunerada que se deslocou ao 90º Grupamento de Bombeiros Militar e se despojou de seu uniforme operacional, jogando-o no lixo, por menosprezo.
- Militar Estadual RR não comete crime militar, salvo se tiver sido convocado.
B [CERTA] cabo do Corpo de Bombeiros Militar que, durante o gozo de suas férias regulamentares em uma praia do litoral brasileiro, resolveu postar em suas redes sociais uma crítica sobre a escala de serviço especial feita pelo chefe da seção administrativa.
- O Cb BM cometeu crime militar previsto para o tempo de paz no Código Penal Militar - Art. 166, do CPM, Publicação ou crítica indevida.
C [ERRADA] sargento reformado que compareceu ao 90º Grupamento de Bombeiros Militar e desrespeitou o superior hierárquico diante de outro militar.
- Militar Estadual Reformado não comete crime militar, salvo o RR se tiver sido convocado.
D [ERRADA] a vítima civil que, após acidente de carro, se indignou contra o cabo do 91º Grupamento de Bombeiros Militar que danificou seu carro durante a prestação de socorro e, por isso, praticou violência contra o referido militar, que estava de serviço.
- Civil não comete crime militar contra Militar Estadual.
E [ERRADA] militar que, em serviço no interior de um recinto sob a administração militar, praticou o crime de abuso de autoridade contra um civil.
- Trata-se de crime militar por extensão e a conduta está prevista na Lei de Abuso de Autoridade, não no CPM, como pede o enunciado.
um civil também pode praticar um crime militar. Quando, por exemplo, invade uma instalação militar e comete o delito de furto ou roubo de um armamento, fica sujeito ao processo penal na Justiça Militar Castrense (desde que o crime seja contra as Forças Armadas). logo civil não pratica crime militar contra Militar Estadual.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo