Acerca dos Princípios da Inviolabilidade da Intimidade, da v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q519358 Direito Constitucional
Acerca dos Princípios da Inviolabilidade da Intimidade, da vida privada, da honra e imagem, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A regra geral prevista em incisos do art. 5, da Constituição brasileira, consagra o princípio da inviolabilidade da intimidade e da vida privada, sendo inadmissível, como regra, a quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico de qualquer pessoa ou autoridade pública. Correta a alternativa A.

"Em princípio, se alguém se encontra num lugar público está sujeito a ser visto e a aparecer em alguma foto ou filmagem do mesmo lugar. Haveria, aí um consentimento tácito na exposição. [...] Pode-se ter como certo, todavia, que essas fotografias não poderiam ser utilizadas para fins comerciais." (MENDES e BRANCO, 2013, p. 284). Correta a alternativa B.

A ordem deve ser judicial, vinda do juiz. Não cabe ao promotor ou delegado. Incorreta a alternativa C, que deverá ser assinalada. 

De acordo com o art. 5, LVI, da CF/88, são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos. Correta a alternativa D.

Conforme o art. 20, do Código de Processo Penal, a autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Com o intuito de preservar a presunção de inocência e resguardar a privacidade e intimidade, é inadmissível a veiculação pública, por órgão de comunicação, de fatos apurados em inquérito policial. Correta a alternativa E. 

RESPOSTA: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C ?? Como assim?


TAMBEM FIQUEI VOANDO, PRA MIM ERA  A LETRA "A", JÁ QUE  A QUEBRA DE SIGILO TELEFONICO NAO É PROIBIDO POR REGRA, HÁ ALGUNS CASOS EM QUE O JUIZ AUTORIZARÁ!!

Art. 5 º,XII, CF - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

ALTERNATIVA C: É inadmissível, como prova, a degravação de conversa telefônica e de registros contidos na memória de microcomputador, obtidos sem ordem escrita do juiz do promotor ou do delegado

Ou seja, a ordem deve ser apenas  judicial e não do promotor ou  delegado. GABARITO “C”.

Creio que o erro esteja no INADMISSÍVEL. Pois como prova,creio que seja admissível sim. ^ ^

Também pensei q era a letra A mas lendo o enunciado da questão verifiquei q está relacionada a privacidade e intimidade quando se fala de registros da memória do microcomputador

Letra C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo