Questões de Concurso Sobre restos a pagar em administração financeira e orçamentária

Foram encontradas 514 questões

Q3152834 Administração Financeira e Orçamentária
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) visa colaborar com o processo de elaboração e execução do orçamento, além de contribuir para resgatar o objeto da contabilidade como ciência, que é o patrimônio.
Assinale a opção que descreve as condições necessárias para que uma despesa seja inscrita em Restos a Pagar Não Processados.
Alternativas
Q3135315 Administração Financeira e Orçamentária
O Relatório de Gestão Fiscal é um instrumento fundamental de transparência que permite à sociedade acompanhar a execução orçamentária e a saúde financeira do ente público, garantindo a responsabilidade na administração dos recursos públicos. Analise os itens abaixo entre Verdadeiro (V) ou Falso (F), qual(is) corresponde(m) a componentes da estrutura do RGF:

(__)Disponibilidade de caixa.
(__)Restos a pagar.
(__)Concessão de garantias.
(__)Plano de cargos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q3128511 Administração Financeira e Orçamentária

Ao final do exercício, verificou-se que determinado município havia empenhado 85% do orçamento disponível, cujo valor das despesas fixadas foi de R$ 200.000.000,00. No entanto, nem todo o valor empenhado foi devidamente liquidado e pago, restando 10% das despesas empenhadas sem a devida liquidação e 2% das despesas liquidadas sem o devido pagamento.

Com base nessas informações, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3120360 Administração Financeira e Orçamentária
A despesa realizada cumpriu os estágios de execução dentro do exercício financeiro, exceto o pagamento, que será realizado no exercício seguinte. Neste caso, o procedimento que se aplica é:
Alternativas
Q3104751 Administração Financeira e Orçamentária

Em relação à despesa pública, julgue o item subsequente.


Os restos a pagar englobam as despesas que foram empenhadas e liquidadas durante um exercício financeiro, mas que não foram pagas até o dia 31 de dezembro desse mesmo exercício.

Alternativas
Q3104058 Administração Financeira e Orçamentária

Acerca de despesas públicas, julgue o item seguinte. 


Os restos a pagar são despesas empenhadas, mas não pagas, até o final do exercício financeiro, podendo ser classificados como processados ou não processados, conforme a conclusão da liquidação.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: OBJETIVA Órgão: CIRC - RS Prova: OBJETIVA - 2024 - CIRC - RS - Contador |
Q3098576 Administração Financeira e Orçamentária
Segundo a Lei nº 4.320/1964 — Normas Gerais do Direito Financeiro, consideram-se restos a pagar:

I. As despesas nele legalmente empenhadas.
II. As receitas nele arrecadadas.
III. As despesas empenhadas, mas não pagas até o fim do exercício.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3098180 Administração Financeira e Orçamentária

Acerca da administração financeira e orçamentária, julgue o item a seguir.


Restos a pagar são despesas empenhadas, mas não pagas até o final do exercício financeiro, que podem ser inscritas para pagamento no exercício subsequente, desde que haja disponibilidade financeira. Esse mecanismo visa garantir que despesas já comprometidas sejam honradas, evitando a interrupção de serviços essenciais e o descontrole orçamentário.

Alternativas
Q3089393 Administração Financeira e Orçamentária
Analisando os relatórios de gestão e execução de determinada Prefeitura, o analista verificou que há 10 milhões de reais em despesas autorizadas que ocorreram em exercícios anteriores e que precisam ser pagas no exercício corrente, bem como há, ainda, 8 milhões em despesas cujo registro não foi feito, nem foi reservada dotação orçamentária à época, mas que devem ser pagas no exercício atual.
Nesse contexto, a Prefeitura tem
Alternativas
Q3089390 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação aos Restos a Pagar nas demonstrações de uma entidade pública, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Restos a Pagar são despesas empenhadas mas não pagas dentro do exercício financeiro, ou seja, até 31 de dezembro, sendo classificadas em processadas e não processadas.
( ) os Restos a Pagar são aqueles com prescrição interrompida, assim entendidos aqueles cuja inscrição tenha sido cancelada, mas, dentro do prazo de cinco anos a partir de sua inscrição, tenha sido reconhecido o direito do credor.
( ) Restos a Pagar são compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente, cuja obrigação de pagamento tenha sido criada em virtude de lei, mas somente reconhecido o direito do credor após o encerramento do exercício.
( ) No encerramento do exercício, a parcela da despesa orçamentária que se encontrar em qualquer fase de execução posterior à emissão do empenho e anterior ao pagamento será considerada Restos a Pagar.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3072498 Administração Financeira e Orçamentária
Considerando o impacto dos "restos a pagar" na gestão financeira de entidades públicas, é correto afirmar que são: 
Alternativas
Q3062283 Administração Financeira e Orçamentária
No contexto da Contabilidade Pública, a diferença entre restos a pagar processados e não processados é que:
Alternativas
Q3062080 Administração Financeira e Orçamentária
Na administração pública financeira e orçamentária, restos a pagar são:
Alternativas
Q3046012 Administração Financeira e Orçamentária
Os Restos a Pagar são todas as despesas regularmente empenhadas, do exercício atual ou anterior, mas não pagas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente. Sobre os restos a pagar assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3038199 Administração Financeira e Orçamentária
Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as processadas das não processadas. Os contribuintes que desejarem obter informações sobre a execução dos Restos a Pagar poderão consultar as seguintes demonstrações contábeis:
Alternativas
Q3033653 Administração Financeira e Orçamentária
Em relação a Restos a Pagar, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São despesas não empenhadas, do exercício atual ou anterior, não pagas ou canceladas até 31 de dezembro do exercício financeiro vigente.

( ) A continuidade dos estágios de execução dessas despesas ocorrerá no próximo exercício, devendo ser controlados em contas de natureza de informação orçamentária específicas.

( ) A Lei de Responsabilidade Fiscal não aborda o mérito do que pode ou não ser inscrito em restos a pagar, mas veda contrair obrigação no último ano do mandato do governante sem que exista a respectiva cobertura financeira, objetivando eliminar as heranças fiscais onerosas.

( ) O saldo credor da conta “restos a pagar” deve ser evidenciado nos balanços financeiro e patrimonial.


A sequência está correta em:
Alternativas
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Contador |
Q3027878 Administração Financeira e Orçamentária
O texto a seguir serve de base para a questão.


A UFRPE realizou um contrato de $3.000,00 mensais, para manutenção de ar-condicionado pelo prazo de 2 (dois) anos, em 01/10/X0, com reajuste a partir do segundo ano, através do IPC, que foi de 6,0%. No mês de dezembro/X0, só foram realizados 50% dos serviços de manutenção e pagos 80% do total liquidado em X0. Em X1 os serviços foram pagos e prestados integralmente, inclusive aqueles serviços e valores que não haviam sido prestados e pagos em X0.
Qual o valor dos restos a pagar total de X0? 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FADURPE Órgão: UFRPE Prova: FADURPE - 2024 - UFRPE - Contador |
Q3027871 Administração Financeira e Orçamentária
No pagamento dos restos a pagar, a conta a ser debitada no sistema financeiro será 
Alternativas
Q3024314 Administração Financeira e Orçamentária
O que são restos a pagar no contexto da despesa pública?
Alternativas
Q3021478 Administração Financeira e Orçamentária

Em relação à despesa pública, julgue o próximo item.


Os restos a pagar consistem nas despesas empenhadas mas não pagas até 31 de dezembro, as quais deverão ser pagas no ano seguinte, podendo, no caso dos restos a pagar não processados, a liquidação ocorrer após o pagamento.

Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: B
4: A
5: C
6: C
7: B
8: C
9: D
10: A
11: A
12: B
13: A
14: D
15: B
16: E
17: D
18: B
19: A
20: E