Questões de Arquitetura - Uso e Ocupação do Solo para Concurso
Foram encontradas 93 questões
Para um mesmo terreno foram elaborados três estudos de viabilidade para a execução de uma residência unifamiliar, conforme volumetrias a seguir. Todos os pavimentos representados nos três estudos têm a mesma área (100 m2 cada pavimento), sendo que nos estudos 1 e 2 foram propostos dois pavimentos (total de 200 m2 de área projetada para cada estudo) e no estudo 3 apenas um pavimento (total de 100 m2 de área projetada).
-
Em relação à Taxa de Ocupação (T.O.) e o Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) dos estudos elaborados, analise as afirmativas.
-
-
____________ESTUDO 1 (200 m2)___________________________ESTUDO 2 (200 m2)______________________________ESTUDO 3 (100 m2)
-
I. A Taxa de Ocupação (T.O.) do Estudo 1 e do estudo 3 são iguais.
II. A Taxa de Ocupação (T.O.) do estudo 2 é maior que a T.O. dos estudos 1 e 3.
III. A T.O. do estudo 1 é igual à do estudo 3, porém, o Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) do estudo 3 é maior que o do estudo 1.
IV. Tanto a T.O. quanto o C.A. dos estudos 2 e 3 são diferentes.
-
Está correto o que se afirma apenas em
Julgue o próximo item, quanto a normas e conceitos que regulam o desenho urbano.
O dimensionamento da quantidade de equipamentos
urbanos, como escolas, postos de saúde e postos policiais, é
realizado de acordo com a dimensão do território urbano.
No que se refere a projeto e gestão de cidades, julgue o item a seguir.
O funcionamento das relações sociais, ambientais e
econômicas das cidades depende de diretrizes e regras de
como ocupar o solo.
Selecione a alternativa que contém somente informações verdadeiras:
Sobre esse assunto, avalie a correspondência do termo à sua definição e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), em seguida, selecione a alternativa que contém a sequência gerada:
( ) Outorga Onerosa do Direito de Construir: concede ao proprietário de um lote o aumento do potencial construtivo mediante contrapartida prestada pelo beneficiário.
( ) Direito de preempção: desapropriação do imóvel e indenizado com títulos da dívida pública.
( ) IPTU progressivo no tempo: O município pode majorar a alíquota do IPTU por 5 anos consecutivos em caso de subutilização do lote ou da edificação.
A falta de planejamento pode acarretar prejuízos urbanos, sociais, econômicos e ambientais, por isso, essas leis fazem diversas exigências que tem o objetivo de que novos projetos de parcelamento do solo sejam mais do que a simples organização de quadras e lotes, mas também que agreguem qualidade urbana para os futuros ocupantes, gerem mínimo impacto e sejam econômicos em sua implantação.
Com base nessas leis, analise as afirmativas abaixo sobre esse tema:
I. Em projetos de loteamento, no mínimo 20% da área da gleba deve ser destinada ao sistema viário. Dentro desse percentual devem ser computadas as áreas destinadas à circulação de veículos, canteiros e calçadas.
II. O lote mínimo pela lei federal é de 5x125, isso significa que o lote deve ter 5 metros de testada e 12,5 metros de profundidade.
III. É obrigatória a reserva de lotes para uso institucional, que tem como principal objetivo a disposição de praças e áreas verdes que contribuem para a arborização da cidade.
IV. O desmembramento é uma das tipologias de parcelamento do solo que aproveita o sistema viário existente e que não implica na abertura de novas vias.
Está correto o que se afirma em: