Questões de Concurso Sobre certificação digital / icp-brasil em arquivologia

Foram encontradas 107 questões

Q3046362 Arquivologia

As assinaturas eletrônicas são os meios ideais para livrar- -se da burocracia e ganhar agilidade. A Lei no 14.063, de 23 de setembro de 2020, define três tipos de assinatura eletrônica que caracterizam o nível de confiança sobre a identidade e a manifestação de vontade de seu titular. Dentre essas assinaturas, uma possui nível mais elevado de confiabilidade a partir de suas normas, de seus padrões e de seus procedimentos específicos.


Essa assinatura eletrônica é a

Alternativas
Q3046361 Arquivologia

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão, de empresas e de entidades cliente ou servidora de serviços de rede.


A primeira autoridade da cadeia de certificação da ICP-Brasil é conhecida como a Autoridade Certificadora

Alternativas
Q3046348 Arquivologia

Existem alguns tipos de assinaturas eletrônicas, e cada tipo caracteriza o nível de confiança sobre a identidade e a manifestação de vontade de seu titular. De acordo com o uso, é exigido um determinado tipo ou outro.


Para o registro de atos perante a junta comercial, é(são) exigida(s) a(s) assinatura(s) eletrônica(s)

Alternativas
Q3023212 Arquivologia
Qual das seguintes opções é um uso comum de certificados digitais? 
Alternativas
Q2494648 Arquivologia
A certificação de conformidade do representante digital objetiva garantir a segurança dos procedimentos de conversão de suporte, de modo que o documento arquivístico digitalizado possa ser equiparado ao físico para todos os efeitos legais.

Essa certificação deve ser feita por:
Alternativas
Q2448155 Arquivologia
Entre os requisitos de segurança da informação, necessários para aquelas organizações em que documentos são assinados digitalmente ou para as verificações eletrônicas de autenticidade, estão 
Alternativas
Q2448150 Arquivologia
O Decreto nº 10.278/2020, estabelece, em seu Art. 5º, que o documento digitalizado destinado a se equiparar a documento físico para todos os efeitos legais e para a comprovação de qualquer ato perante pessoa jurídica de direito público interno deverá ser assinado
Alternativas
Q2382199 Arquivologia
Sobre a autenticidade dos documentos arquivísticos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A autenticidade é uma característica importante para que o documento arquivístico seja considerado prova de uma atividade.

( ) Autenticidade é a credibilidade de um documento enquanto documento, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.

( ) A autenticidade dos documentos arquivísticos envolve cinco aspectos diferentes: legal, diplomático, probatório, administrativo e histórico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2345203 Arquivologia
A questão refere-se ao Glossário dos Documentos Arquivísticos Digitais.
Atividade pela qual se estabelece uma relação única, exclusiva e intransferível entre um elemento criptográfico e uma pessoa física ou jurídica.

O excerto acima se refere ao conceito de:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IV - UFG Órgão: UFDPar Prova: CS-UFG - 2023 - UFDPar - Arquivista |
Q2341956 Arquivologia
O Decreto que dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas na administração pública federal e regulamenta o art. 5º da Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, quanto ao nível mínimo exigido para a assinatura eletrônica em interações com o ente público é o 
Alternativas
Q2241238 Arquivologia
A tramitação de documentos eletrônicos para os quais seja necessária ou exigida a utilização de certificados digitais, segundo o disposto no Decreto nº 3.996, de 31/ 10/2001, somente se efetivará mediante certificação disponibilizada:
Alternativas
Q2241229 Arquivologia
A Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil foi instituída a fim de garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras. A ICP-Brasil é composta por uma autoridade gestora de políticas, cuja função é exercida pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, e pela cadeia de autoridades certificadoras.
A coordenação do Comitê Gestor é exercida pelo representante:
Alternativas
Q2123381 Arquivologia
O setor público em seus três níveis se caracteriza por ter organizações de extrema burocracia. A essência desta forma de gestão, de forma básica, contempla a alocação de um grande grupo de pessoas que precisam atuar em conjunto, o que se comprova nos órgãos governamentais. Este excesso de burocracia traz consigo a produção de uma alta quantidade de documentos que, historicamente, foram de ordem física. Com os avanços tecnológicos e a disponibilização para os usuários de sistemas integrados esta quantidade de papel foi diminuindo. Neste sentido encontra-se um procedimento que possibilita a segurança na preservação de documentos por meio da captura destes em formato de imagem ou digital que, ao mesmo tempo, evita sua deterioração com o passar do tempo.
Que nome recebe este tipo de metodologia?
Alternativas
Q2108669 Arquivologia
Nos procedimentos de segurança e tratamento de informação classificada em qualquer grau de sigilo, mobiliza-se recurso criptográfico, isto é, 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: SEDF Prova: Quadrix - 2022 - SEDF - Gestor - Arquivologia |
Q2088854 Arquivologia

Considerando as políticas públicas de arquivo, a legislação arquivística e as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item. 


No âmbito de um sistema informatizado de gestão arquivística (SIGAD), documentos criptografados ou classificados em algum grau de sigilo não devem ser encaminhados ao recolhimento sem que sejam previamente descriptografados e desclassificados. 

Alternativas
Q2086380 Arquivologia
A presunção de autenticidade do documento arquivístico digital se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento.
(Brasil. Conarq. Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais. 2012. https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-dconteudo/publicacoes/ conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf.)
De acordo com as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, os três aspectos que envolvem a autenticidade de documentos arquivísticos são:
Alternativas
Q2086379 Arquivologia
De acordo com o Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do CONARQ, o tipo de criptografia que usa um par de chaves criptográficas distintas pública e privada refere-se à criptografia:
Alternativas
Q2075157 Arquivologia

Leia o texto e observe figura a seguir.

“[...] os documentos originais podem ser digitalizados dentro ou fora da instituição produtora. Se adotada a digitalização na instituição produtora, o procedimento ainda pode ser executado de forma centralizada ou descentralizada.”

    Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Conarq, Câmara Técnica Consultiva, 2021. p. 12

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Conarq, Câmara Técnica Consultiva, 2021. p. 13.


Considerando a publicação do CONARQ Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020, em especial aquelas destinadas ao processo de digitalização centralizado na instituição produtora (conforme esquematizado na figura acima), identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) Os processos de 1.1, 1.2 e 1.3 são compostos por atividades relacionadas às fases de recepção, conferência e preparação dos documentos originais pela UTD.


( ) Nos processos 1.4 e 1.5, é atribuída a presunção de autenticidade ao representante digital e inicia-se a gestão do representante digital pelos sistemas informatizados institucionais.


( ) Nos processos 1.6 e 1.7, é importante utilizar boas ferramentas computacionais de composição do documento digitalizado em seu formato final e de autenticação digital, utilizando a ICP-Brasil para garantir a autoria da digitalização e a integridade do documento e de seus metadados.


( ) No processo 1.8, é fundamental selecionar um escâner apropriado e configurar no software de digitalização os metadados automatizados de identificação e indexação.


( ) No processo 1.9, é preciso verificar a integridade da organização física dos documentos originais digitalizados e a integridade física dos documentos originais.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


Alternativas
Q2058647 Arquivologia
        O texto a seguir é o início de uma mensagem enviada por correio eletrônico (e-mail) pelo diretor de um hemocentro a seus funcionários.

     Venho através deste comunicar que a referida reunião administrativa que seria realizada no dia 20/6/2018, para esclarecimentos e dúvidas referente a nosso centro estão sendo providenciadas. 
Com base na leitura do texto e nas normas da redação oficial, julgue o próximo item.



Para que a mensagem de correio eletrônico ou e-mail tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: D
5: C
6: A
7: D
8: C
9: A
10: A
11: B
12: B
13: B
14: D
15: A
16: C
17: B
18: D
19: C
20: C