Questões de Concurso Sobre controle externo em auditoria governamental

Foram encontradas 656 questões

Q3258201 Auditoria Governamental
No que diz respeito aos direitos e às garantias fundamentais, à defesa do Estado e das instituições democráticas, à organização dos Poderes do Estado e às funções essenciais à justiça, julgue o item que se segue, consoante o disposto na CF e o entendimento do STF.

A pretensão punitiva do Tribunal de Contas da União prescreve em cinco anos, contudo essa prescrição será interrompida se os atos de investigação implicarem diretamente os responsáveis, que deverão ser cientificados de forma tempestiva.
Alternativas
Q3256825 Auditoria Governamental

A respeito da comunicação de fraudes e irregularidades identificadas em auditoria e da supervisão de qualidade da auditoria, julgue o próximo item.


Caso identifique indícios de fraude ou irregularidade grave, o auditor deve comunicá-los imediatamente à administração pública, não sendo necessário relatá-lo ao órgão de controle externo.

Alternativas
Q3247184 Auditoria Governamental
A Prestação de Contas e a Tomada de Contas Especial (TCE) são mecanismos fundamentais para garantir a transparência e o correto uso dos recursos públicos. Quanto a procedimentos e requisitos, assinale a alternativa correspondente a periodicidade.
Alternativas
Q3219391 Auditoria Governamental
As auditorias no setor público, conforme estabelecido pelas normas técnicas, são trabalhos de asseguração e envolvem, no mínimo, três partes distintas: o auditor, uma parte responsável e os usuários previstos. Com base nessa definição, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o papel de cada uma dessas partes no contexto de uma auditoria no setor público:
Alternativas
Q3208188 Auditoria Governamental
A Auditoria Governamental tem como objetivo principal assegurar que a Administração Pública atenda aos princípios da legalidade, eficiência, transparência e controle na aplicação dos recursos públicos. A auditoria é executada por ____________ e tem como base as diretrizes estabelecidas pela ____________.
Assinale alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3204304 Auditoria Governamental
Anualmente, o ordenador de despesas da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará tem o dever constitucional de prestar contas diretamente à (ao)
Alternativas
Q3196062 Auditoria Governamental
No contexto da auditoria governamental, as evidências de auditoria são fundamentais para a formação de achados e a consequente elaboração do relatório de auditoria. Assim, a suficiência das evidências está relacionada à sua quantidade, enquanto a adequação refere-se à sua ______________________. Além disso, o parecer de auditoria pode ser _____________, quando há distorções relevantes que afetam de forma generalizada as demonstrações auditadas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3195416 Auditoria Governamental
Os Tribunais de Contas têm como função principal ______ as contas públicas e auxiliar o Legislativo no controle externo.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
Alternativas
Q3191963 Auditoria Governamental

A auditoria aplicada ao setor público constitui processo de obtenção de informações destinadas a avaliar evidências e averiguar se as informações ou condições reais de um objeto auditado estão de acordo com critérios estabelecidos. Os resultados dos procedimentos são apresentados em Relatórios de Auditoria e contém evidências sobre a conformidade ou desempenho, apresentando conclusões e recomendações a serem observadas pelos órgãos públicos auditados. Prevista na Constituição Federal de 1988, a fiscalização contábil, financeira e orçamentária externa, a cargo do Congresso Nacional, é feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Avalie as afirmações a seguir:


I. Compete ao TCU assinalar prazo para que o órgão ou entidade adote as medidas necessárias ao exato cumprimento da lei, caso verificada(s) ilegalidade(s).


II. Cabe ao TCU auditar e fiscalizar as contas nacionais, exceto as das empresas supranacionais nas quais em seu capital social a União participe, de forma direta ou indireta.


III. Ao TCU cabe julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por recursos monetários, bens e valores públicos da administração pública, direta e indireta.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Contador |
Q3189124 Auditoria Governamental
O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3) esclarece que, após concluída uma auditoria numa entidade pública, o auditor deve emitir um documento formal no qual expresse sua opinião sobre a confiabilidade das demonstrações contábeis e a conformidade dos atos de gestão com as normas e leis aplicáveis, conforme previsto na IN-TCU 84/2020, em seu Art. 14, § 4º, incisos I e II. Esse documento é chamado de:
Alternativas
Q3185979 Auditoria Governamental
Durante uma fiscalização sobre a execução de políticas públicas em um município, o órgão de controle identificou a necessidade de utilizar diferentes instrumentos para avaliar a conformidade e a eficácia das ações realizadas.
Considerando os objetivos e as características de cada instrumento de fiscalização, combine cada instrumento relacionado abaixo com sua respectiva finalidade.
I. Inspeção II. Levantamento III. Monitoramento IV. Acompanhamento

( ) Acompanhar de forma contínua e sistemática a implementação de recomendações feitas em auditorias anteriores.
( ) Realizar diagnóstico inicial para coletar informações gerais sobre determinado tema ou área de atuação.
( ) Avaliar a consistência de ações corretivas adotadas pela entidade auditada em resposta a determinações legais ou normativas.
( ) Verificar in loco a execução física e financeira de contratos e convênios específicos.

A sequência correta, na ordem dada, é:
Alternativas
Q3185977 Auditoria Governamental
Um auditor governamental está desenvolvendo uma auditoria com o foco em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento.
O desempenho é examinado segundo critérios adequados, e as causas de desvios desses critérios ou outros problemas são analisados. O objetivo é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento.
Esse auditor está desenvolvendo uma Auditoria 
Alternativas
Q3185963 Auditoria Governamental
De acordo com os princípios fundamentais de auditoria do setor público, o relatório elaborado pelo auditor que precisa declarar os objetivos da auditoria e descrever como eles foram abordados na auditoria, inclusive indicando os achados e as conclusões sobre o objeto, podendo contar com propostas de recomendações, é desenvolvido no trabalho de 
Alternativas
Q3183078 Auditoria Governamental
Sobre os tipos de auditoria governamental, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A auditoria financeira no setor público verifica a exatidão e a integridade das demonstrações financeiras.
( ) A auditoria de desempenho é exclusivamente focada na avaliação da conformidade com leis e regulamentos.
( ) A auditoria de sistemas de informação avalia a segurança e a integridade dos sistemas de TI utilizados pela administração pública.
( ) A auditoria de regularidade é responsável por avaliar a eficiência e a eficácia das políticas públicas.
( ) A auditoria ambiental no setor público verifica o cumprimento das normas ambientais e a gestão sustentável dos recursos naturais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3183077 Auditoria Governamental
Sobre os princípios e normas de auditoria governamental, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A auditoria governamental deve seguir os princípios de legalidade, legitimidade e economicidade.
( ) O auditor governamental pode emitir opinião sobre a gestão pública sem a necessidade de evidências documentais.
( ) A auditoria operacional foca na avaliação da eficiência, eficácia e efetividade das ações governamentais.
( ) A independência do auditor governamental é um princípio fundamental para garantir a imparcialidade do trabalho.
( ) A auditoria de conformidade verifica se os atos e fatos administrativos estão de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3183007 Auditoria Governamental
Um auditor do Tribunal de Contas realiza uma análise sobre o programa governamental "Educação para Todos", com o objetivo de verificar se os recursos destinados ao programa estão sendo utilizados de maneira eficiente, se as metas estabelecidas estão sendo alcançadas (eficácia) e se os resultados do programa estão gerando impacto positivo na população atendida (efetividade). Após o estudo, o auditor elabora um relatório com recomendações para aprimorar a execução do programa e melhorar os resultados. Com base na situação apresentada, assinale a alternativa que apresenta o tipo de auditoria realizada.
Alternativas
Q3174713 Auditoria Governamental
Um auditor governamental foi designado para realizar uma auditoria nos créditos adicionais e na conformidade do orçamento informado pela Prefeitura com o Balanço Orçamentário Consolidado – Anexo 12 da Lei Federal nº 4.320/64.
Durante a análise, os seguintes dados foram levantados:
• Orçamento inicial: 102.653.300,00. • Orçamento registrado no Balanço Orçamentário Consolidado – Anexo 12: 133.435.355,33. • Anulações de dotações orçamentárias: 27.177.085,21. • Créditos extraordinários: 0,00. • Créditos suplementares: 51.657.969,23. • Créditos especiais: 5.768.212,18.

Após finalizada a auditoria, foi apurada a
Alternativas
Q3174711 Auditoria Governamental
Das deliberações do TCE-RR, são cabíveis recursos e impugnações.
Acerca do tema, avalie as afirmativas a seguir.

I. O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público de Contas, pelo responsável, pelo interessado e pelo dirigente de unidade técnica de superior de controle externo.

II. O Ministério Público de Contas e os corresponsáveis por contas com responsabilidade solidária gozam do dobro do prazo para apresentação de recursos.

III. Cabe agravo de instrumento, no efeito suspensivo e no prazo de cinco dias, contra decisão monocrática que deferir ou indeferir a concessão de medidas cautelares.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3174710 Auditoria Governamental
No curso de fiscalização, se for verificada a ocorrência de procedimentos que possam resultar em danos ao erário ou em irregularidades graves, com suporte em elementos concretos e convincentes, a equipe de auditoria deverá
Alternativas
Q3174698 Auditoria Governamental
Os Tribunais de Contas devem fazer cumprir os dispositivos legais que garantam a sua efetiva independência, bem como a de seus membros e de seus servidores. Essa independência é garantida pelo texto constitucional, que lhes assegura diversas prerrogativas institucionais.
Nesse sentido, avalie as afirmativas a seguir sobre os membros dos Tribunais e do Ministério Público de Contas:

I. Não há necessidade de redistribuição do feito nos casos em que o Relator/Conselheiro de Tribunal de Contas seja vencido em decisão colegiada de natureza interlocutória (preliminar), quando inexistente previsão específica.

II. A competência do Superior Tribunal de Justiça para o processo e julgamento dos crimes de responsabilidade praticados por membros dos Tribunais de Contas dos Estados (Art. 105, I, “a”, da CF/1988) abarca a suposta autoria intelectual de crime de homicídio, tentado ou consumado.

III. O Ministério Público de Contas integra a intimidade estrutural do respectivo Tribunal de Contas e a Constituição não autoriza a equiparação de “vencimentos” e “vantagens” entre membros do Ministério Público especial e membros do Ministério Público comum.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: B
5: A
6: B
7: B
8: B
9: A
10: C
11: E
12: B
13: D
14: D
15: E
16: D
17: B
18: B
19: E
20: A