Questões de Concurso
Comentadas sobre formas de estratificação social em sociologia
Foram encontradas 69 questões
“O primeiro que, tendo cercado um terreno, arriscou-se a dizer: ‘isso é meu’, e encontrou pessoas bastante simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil.”
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e a Desigualdade entre os Homens. São Paulo: Ática, 1989, p. 84.
O discurso apresentado no texto relata uma tese filosófica sobre a origem da propriedade privada, raiz da desigualdade social segundo este autor. Essa hipótese filosófica não possui corroboração da teoria sociológica, pois ela explica a origem da desigualdade social não por ato individual e ingenuidade alheia. Uma explicação sociológica sobre a origem da desigualdade remete para a(o)
Essa compreensão expressa uma perspectiva
Em relação a esse conceito, é correto afirmar que
O rendimento médio mensal domiciliar por pessoa no Brasil caiu 6,9% em 2021, passando de R$ 1.454 em 2020 para R$ 1.353. Este é o menor valor da série, iniciada em 2012, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) [...] Rendimento de todas as fontes 2021, divulgada pelo IBGE. [...] A queda do rendimento mensal domiciliar per capita foi mais intensa entre as classes com menor rendimento. [...] Em 2021, o rendimento médio do 1% da população que ganha mais era 38,4 vezes maior que o rendimento médio dos 50% que ganham menos.
Disponível em: <https://monitormercantil.com.br/>.
Acesso em: 10 jun. 2022, com adaptações.
Com base no conceito de estratificação social, é correto afirmar que os dados apresentados indicam
Sociologicamente, o importante é compreender que a posição particular que os pobres assistidos ocupam não impede sua integração no Estado, como membros de uma unidade política total. Apesar de sua situação em geral tornar sua condição individual um fim externo ao ato de assistência, e, por outro lado, um objeto inerte, destituído de direitos nos objetivos gerais do Estado, [...] que parecem colocar os pobres fora do Estado, eles estão ordenados de forma orgânica no interior deste. Em princípio, aquele que recebe uma esmola dá também alguma coisa; há uma difusão de efeitos indo dele ao doador e é precisamente o que converte a doação em uma interação, em um acontecimento sociológico.
SIMMEL, G. Les pauvres. Paris: Presses Universitaires de France, 1998.
As afirmativas a seguir apresentam interpretações do texto que consideram os direitos e as obrigações do Estado em relação aos pobres, à exceção de uma. Assinale-a.
MONSMA, Karl; TRUZZI, Oswaldo. Amnésia social e representações de imigrantes: consequências do esquecimento histórico e colonial na Europa e na América. Sociologias, v.20, nº 49, 2018.
As afirmativas a seguir apresentam interpretações corretas sobre o processo de migração e suas representações no mundo ocidental tratados no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
Fonte: SARTRE, Jean- Paul. Orfeu negro. In: Reflexão sobre o racismo. São Paulo: Difel, 1960, p. 111.
De acordo com trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a concepção de Sartre sobre os conceitos de raça e classe.
Em um país onde negros são assassinados com frequência ao andarem por suas comunidades ou carregarem um guarda-chuva e mulheres transexuais são espancadas, violentadas e destinadas a prostituição, se unir por uma causa é a solução que mulheres negras e mulheres transexuais encontraram para ganhar força. É triste observar grupos que nos ignoram e excluem de pautas que nos interessam ou se quer ouvem nosso sofrimento, nos diminuindo a uma questão biológica. Sei que homens fazem coisas terríveis para essas mulheres e que o sofrimento pode gerar raiva e angústia, mas também sei que generalizar não é a solução, pois conheci feministas radicais que foram duríssimas comigo e me humilharam.
Adaptado de: https://contrapontodigital.pucsp.br/noticias/
De acordo com o conceito de interseccionalidade, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a resposta da entrevistada.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 225-227.
No que concerne ao tema da democracia racial expressa no fragmento acima, é correto afirmar:
No Brasil, a imigração não interferiu no mercado de trabalho.
Muitas inovações tecnológicas ajudaram a produzir mudanças sociais amplas na sociedade.
A estratificação social só existe nas sociedades modernas.
Um dos critérios aceitos para estudar a estrutura de classes é o método da reputação, quando se pergunta aos indivíduos em que classe social eles colocariam outras pessoas.
O nível de renda é suficiente para definir o lugar de um indivíduo em um sistema de estratificação social.
A estratificação social independe dos critérios subjetivos dos membros da sociedade.