Questões de Concurso
Sobre gestão de crises na comunicação social em comunicação social
Foram encontradas 200 questões
Em uma situação de crise, a utilização de um único porta-voz oficial pela assessoria de comunicação pode limitar a disseminação de informações precisas, sendo mais eficaz permitir que mais de um representante da organização fale à imprensa, a fim de alcançar um público mais amplo.
A máxima da Gestão de Crise profetiza que, se a empresa ainda não passou por uma crise, esse dia chegará. A pergunta que todo comunicador se faz é a seguinte: A empresa está preparada? Sobre esse tema, os teóricos afirmam que a crise é democrática, pois não distingue empresas pelo porte. Todas as organizações estão sujeitas, quer sejam grandes ou pequenas, e quanto maior a empresa, maior será sua crise. Outra afirmação é que a crise não acontece de uma vez, desenvolve-se gradativamente.
Com base nesse conhecimento e acreditando que todo acontecimento negativo é passível de prevenção, assinale a alternativa correta.
Com as redes sociais em alta, é comum empresas lidarem com crise no ambiente on-line. São ações que devem ser tomadas quando esse tipo de crise ocorre:
I. Otimizar a engenharia de busca do website para atender o crescente número de procura de informações do público durante a crise.
Il. Levaro público para o ambiente off-line, em que a crise pode ser contornada de maneira mais pessoal.
III. Procurar estabelecer uma comunicação direta entre os stakeholders e a diretoria da empresa, utilizando contas pessoais nas redes sociais.
IV. Aguardar um período de 48 horas do início da crise para verificar a evolução do caso ajuda a tomada de decisões.
Estão corretas apenas:
Durante uma crise, a assessoria de imprensa de uma prefeitura utilizou a estratégia de “dizer tudo o que puder, o mais rapidamente possível”. Essa estratégia, de acordo com os especialistas da área, está:
Uma das ações para se administrar preventivamente possível crise de imagem de uma instituição é a chamada “radiografia de imagem”, que consiste em uma pesquisa sobre:
O gerenciamento e prevenção de crises é um trabalho frequente no âmbito das relações públicas. São considerados tipos de crises:
O gerenciamento de crises prima por atitudes assertivas que são fundamentais para o bom êxito da solução do problema ou, pelo menos, para amenizar os seus efeitos negativos na empresa ou na instituição. Entre essas atitudes devemos ter cuidado com:
I. A tentativa de controle do timing da informação, esquecendo o potencial de uma notícia.
II. Esquecer de trabalhar de forma devida o público interno como um aliado em uma situação de crise.
III. Escolher obrigatoriamente um porta-voz externo para falar sobre a crise.
É correto o que se afirma APENAS em
Sobre as características e !unções do porta-voz da gestão da crise, em uma eventual crise de imagem:
I. Ê a pessoa que assumirá a comunicação dos acontecimentos à imprensa e aos demais públicos prioritários, a partir das dec sões do gabinete de crise.
II. Deve ser uma pessoa que tenha credibilidade junto ao público, além de bem inlormada e assessorada no trato com a imprensa.
III. Concederá entrevistas individuais ou coletivas, seguindo orientações da Assessoria de Comunicação e do gabinete de crise.
Está correto o que se afirma em
Na ________, é imperativo que o porta-voz tenha grande domínio do assunto, o local escolhido deve ser amplo, capaz de comportar equipamentos de TV e jornalistas convidados confortavelmente. Esta deve ser convocada quando deseja-se que a informação chegue a vários meios de comunicação ao mesmo tempo. Por isso, deverá ser planejada com muito cuidado. E deve ser convocada apenas quando o assunto for de relevante interesse público.
Com relação ao gerenciamento de crises em comunicação pública, analisar as afirmações a seguir:
I. O responsável pela comunicação com a mídia jamais deve fugir da imprensa.
II. É recomendado que o porta voz se antecipe à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.
III. Fazer um levantamento superficial da situação é uma das formas de evitar futuras contradições e transmissão de informações equivocadas para a imprensa.
Está(ão) Correto(s):
Ao atender a imprensa em momentos de crise, recomenda-se que o porta voz da instituição:
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.
Nesse momento, as equipes de Gerência de Crise e Comunicação devem atuar de forma integrada, pois:
Assim, o assessor de imprensa deve:
É possível identificar os sinais que indiquem a proximidade de uma crise da seguinte forma: