Questões de Concurso Sobre ergonomia e usabilidade em design gráfico

Foram encontradas 141 questões

Q3035332 Design Gráfico
Interfaces naturais representam uma evolução significativa na maneira como interagimos com a tecnologia. Essas tecnologias estão redefinindo as experiências dos usuários. A característica que define uma interface gestual é
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Q3035329 Design Gráfico
Considerando a diversidade de dispositivos que os usuários têm acesso, ao se pensar nestes dispositivos, há que se pensar em UX multiplataforma. UX multiplataforma significa
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Q3035328 Design Gráfico
A evolução da tecnologia impulsionou o desenvolvimento de diversos dispositivos, como dispositivos móveis, desktops e dispositivos vestíveis, surgindo o conceito de multiplataforma. O principal desafio, ao projetar para UX multiplataforma, é
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Q3035320 Design Gráfico
Service Design, ou Design de Serviços, é uma abordagem interdisciplinar que combina métodos de várias disciplinas para criar serviços eficientes e eficazes que melhoram as experiências dos usuários. A empatia no Design de Serviços tem o papel de
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Q3035315 Design Gráfico
O Design Visual e a Arquitetura de Informação são componentes importantes no processo de criação de experiências digitais envolventes e eficazes. A teoria da informação é importante no Design Visual, pois
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Q3035308 Design Gráfico
Liderança em Design envolve não apenas a habilidade de guiar uma equipe na direção certa, mas também a capacidade de inspirar inovação e criatividade. Ao enfrentar conflitos dentro da equipe, os líderes em design devem 
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Q3035307 Design Gráfico
Entre outras necessidades, os usuários de sistemas possuem também necessidades emocionais e essas necessidades podem ser capturadas por pesquisas e coleta de dados. O método eficaz para capturar as necessidades emocionais dos usuários em pesquisa com usuários é 
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Q3035306 Design Gráfico
Em Experiência do Usuário (UX), a pesquisa com usuários é parte importante do processo de design. O principal objetivo da pesquisa com usuários em UX é
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Q3035305 Design Gráfico
A ideação, uma fase no processo de Design de Experiência do Usuário (UX Design), permite explorar o potencial criativo da equipe, desafiando suposições e expandindo o leque de possíveis soluções antes de se comprometer com um caminho específico. O principal objetivo da fase de ideação em UX Design é
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Q3035302 Design Gráfico
O Design para Todos, também conhecido como design inclusivo, considera uma ampla gama de habilidades humanas, culturas, e situações sociais durante o processo de design. Um dos princípios do design inclusivo é
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Q3035299 Design Gráfico
O objetivo do Design Centrado no Usuário (DCU) é criar produtos que não apenas atendam às necessidades funcionais dos usuários, mas que também sejam fáceis de usar, acessíveis e proporcionem uma experiência agradável. O feedback dos usuários é integrado no processo de Design Centrado no Usuário,
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Q3035297 Design Gráfico
Dentro do campo da Avaliação de Interfaces (UX Evaluation), a caracterização dos métodos de avaliação é dividida em duas categorias principais: avaliação por inspeção e avaliação por observação de Uso. Exemplos de método de avaliação de UX por inspeção são
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Q3014409 Design Gráfico
Qual das afirmações a seguir descreve corretamente o propósito e o uso de wireframes no processo de design
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Q3013073 Design Gráfico
Entre as diversas atuações de um designer de produto, pode-se destacar o design de interiores, que abarca diversos conhecimentos, como de mobiliário e de ergonomia, por exemplo. Sobre o design de interiores, analise as assertivas a seguir:
I. Recomenda-se que o profissional tenha conhecimento acerca de ergonomia e desenho universal. II. É uma atividade que substitui a atividade do arquiteto, sobretudo no que diz respeito ao projeto da edificação. III. O profissional deve dominar os softwares arquitetônicos Autocad, Illustrator e Maya.
Quais estão corretas?
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Q2575796 Design Gráfico
O design universal visa à criação de produtos acessíveis e inclusivos, atendendo a um público diversificado. Considerando os princípios do design universal e sua aplicação em projetos gráficos educativos, qual estratégia deve ser adotada para garantir a compreensibilidade e a usabilidade desses materiais por pessoas com diferentes habilidades e necessidades, enfrentando desafios como diversidade cultural, limitações físicas e cognitivas, e a necessidade de integração tecnológica? 
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Q2497352 Design Gráfico
Em publicações com blocos de texto longos, a leiturabilidade é um tópico fundamental para o conforto visual durante a leitura. Analise as três afirmações a seguir:

I - Uma recomendação comum para blocos de texto é que ele não ultrapasse 30 palavras por linha, de modo a facilitar o encontro e continuidade de leitura da próxima linha de texto.
II - Um padrão recomendado para boa leiturabilidade é que a entrelinha de um bloco de texto seja de pelo menos 100% da altura do corpo da fonte.
III - Um padrão bastante utilizado em softwares e no dia a dia para entrelinhas na maioria dos blocos de textos que lemos em publicações impressas e online situa-se entre 120% e 150% do corpo da fonte.

Das afirmativas acima:
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Q2389143 Design Gráfico
Considerando a importância da pesquisa de usuário, prototipagem, testes de usabilidade, e a aplicação de princípios de design centrado no usuário. Como o UX Design influencia o processo de design gráfico para garantir uma experiência do usuário otimizada em termos de acessibilidade, usabilidade e satisfação? 
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Q2281559 Design Gráfico
O posicionamento do microfone em um local de gravação é fundamental para uma reprodução sonora de qualidade. O correto posicionamento dos microfones pode proporcionar redução de interferências, além de uma captação ideal e controle de feedback ocasionado por caixas acústicas. Considerando o posicionamento de microfones em um local onde há uma fonte de som, um microfone e caixas acústicas, qual é o correto posicionamento do microfone para obter uma gravação ou reprodução de áudio de qualidade para vocais?
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Q2076401 Design Gráfico

Para LÖBACH (1981), um bom design atende simultaneamente a funções práticas, estáticas e simbólicas.


Sobre as funções práticas, é correto afirmar que:

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Q2075774 Design Gráfico

Os mapas de empatia, exemplificados pela figura abaixo, são ferramentas importantes que sumarizam o que sabemos sobre um determinado tipo de usuário. 


São mecanismos importantes para representarmos visualmente o conhecimento que se reuniu sobre o usuário. 


Imagem associada para resolução da questão


Sobre os mapas de empatia, é CORRETO afirmar: 

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Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: B
6: B
7: D
8: C
9: B
10: C
11: B
12: D
13: D
14: A
15: D
16: B
17: C
18: B
19: B
20: A