Questões de Concurso
Comentadas sobre treinamento desportivo em educação física
Foram encontradas 737 questões
Assinale a opção que indica o princípio do treinamento físico que a professora empregou.
Sobre o assunto, relacione os princípios de treinamento elencados a seguir com os conceitos apresentados.
1. Reversibilidade 2. Especificidade 3. Sobrecarga
( ) O treinamento deve focar nos sistemas corporais predominantes na atividade fim do atleta, com efeitos diretamente ligados aos grupos musculares mais exigidos durante os exercícios.
( ) As alterações corporais obtidas com o treinamento físico são de natureza transitória.
( ) O organismo ou músculos específicos do atleta devem ser estressados de maneira adequada e progressiva, variando-se a frequência, a intensidade e a duração do treinamento.
A relação correta, na ordem apresentada, é
De acordo com Zatsiorsky e Kraemer (2021), qual das opções melhor exemplifica esse princípio?
A periodização é um método utilizado na prescrição de exercícios com o objetivo de otimizar a performance e prevenir o overtraining. Segundo Bompa e Buzzichelli (2021), a estruturação de um programa de treinamento deve considerar ciclos de curto, médio e longo prazo.
Nesse contexto, qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma característica do macrociclo?
I - As variáveis de treinamento volume, duração e número (quantidade) de estímulos por sessão de treinamento dependem do tempo, da duração e da distância percorrida em quilômetros ou metros. Estas estão definidas como sendo variáveis qualitativos do treinamento.
II - A variável densidade, ou seja, a frequência com que um atleta executa uma série de estímulos por unidade de tempo, é a relação temporal entre a fase de carga e a recuperação. Esta é entendida como sendo uma variável qualitativa do treinamento.
III - As variáveis intensidade de um estímulo isolado depende da carga, da velocidade de execução e da variação do intervalo de recuperação entre os estímulos, estas são definidas como sendo variáveis qualitativas do treinamento.
IV - A variável frequência do treinamento, número (quantidade) de unidades de treinamento por dia ou por semana são variáveis qualitativas do treinamento.
I - O princípio da sobrecarga o consiste em sobrecarregar o organismo do atleta, de maneira adequada, variando-se a frequência, a intensidade, o volume e a duração do treinamento. A sobrecarga deve ser individualizada e aplicada de forma progressiva ao longo do processo de treinamento.
II - O princípio da individualidade biológica segundo Tubino (1984), define-se como sendo o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais. Cada ser humano possui uma estrutura e uma formação física e psíquica próprias e, por isso, individualizar os estímulos de treinamento apresentaria melhores resultados, uma vez que seriam obedecidas as características e as necessidades individuais dos praticantes de esporte.
III - O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados.
IV - O princípio da reversibilidade segundo Barbanti (2010) assegura que um determinado treinamento para uma capacidade física pode acarretar interferência negativa em outra capacidade física, nisto temos como exemplo o aumento da força pode prejudicar a flexibilidade.
I - O treinamento físico da força e de resistência muscular podem contribuir para melhorar ou manter a densidade mineral óssea. Uma boa densidade mineral óssea pode contribuir para o não desenvolvimento de osteoporose.
II - O treinamento físico da força e de resistência muscular podem contribuir para evitar a sarcopenia. A sarcopenia é caracterizada pela diminuição de massa muscular.
III - O treinamento físico da força e de resistência muscular podem contribuir para uma melhor integridade muscloesquelética e propiciando uma probabilidade menor de risco de lesão muscular e dores.
IV - O treinamento físico da força e de resistência muscular, segundo alguns estudos, podem contribuir para melhor desenvolvimento de algumas atividades de vida diária e melhora da autopercepção da qualidade de vida em idosos.
Em relação a esse tipo de treinamento em crianças pré-puberes, é correto afirmar que