Questões de Concurso Sobre brasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831 em história

Foram encontradas 365 questões

Q3220320 História
Assinale a alternativa que corresponde ao modelo político e econômico adotado pelo Brasil logo após sua independência:
Alternativas
Q3183042 História
“Nos dois primeiros anos após a Independência, o debate político se concentrou no problema da aprovação de uma Constituição. (...) as eleições para uma Assembleia Constituinte, encarregada de elaborar a Constituição, já estavam previstas meses antes da Independência. Elas ocorreram após o 7 de setembro e a Constituinte começou a se reunir no Rio de Janeiro, em maio de 1823” (Fausto, 2006). A respeito do contexto descrito, analise as assertivas abaixo:

I. O projeto apresentado pelos constituintes buscava limitar o poder do imperador, impedindo-o de dissolver a futura Câmara dos Deputados e convocar novas eleições sempre que considerasse necessário.
II. Outro objetivo dos constituintes era restringir o poder do imperador, negando-lhe o veto absoluto, ou seja, o direito de invalidar qualquer lei aprovada pelo Legislativo.
III. O conflito entre os poderes Legislativo e Executivo culminou na dissolução da Assembleia Constituinte por Dom Pedro I, acompanhada da prisão de vários deputados, incluindo os três irmãos Andradas.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3180746 História
 O período imperial brasileiro, marcado pelos reinados de Dom Pedro I e Dom Pedro II, foi um momento de profundas transformações políticas, sociais e econômicas. Considerando as especificidades de cada reinado e os desafios enfrentados pelo jovem país, assinale a alternativa que melhor representa um contraste entre o Primeiro e o Segundo Reinado:
Alternativas
Q3180742 História
A transição da monarquia para a República no Brasil foi marcada por uma série de tensões políticas, sociais e econômicas. Nesse contexto, o governo provisório liderado por Deodoro da Fonseca enfrentou desafios para consolidar a República e promover estabilidade econômica. O episódio conhecido como Encilhamento, promovido por Rui Barbosa, gerou grandes impactos no período. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica ou consequência do Encilhamento:
Alternativas
Q3179411 História
O Primeiro Reinado (1822–1831) e o período regencial (1831–1840) foram marcados por tensões políticas e sociais que moldaram a organização do Brasil pós-independência.
Sobre esses períodos históricos, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3168092 História
Durante o 1º Reinado no Brasil, o período pós-independência trouxe consigo uma série de desafios políticos e sociais. Considerando esse contexto, analise a seguinte situação:

Após a declaração de independência em 1822, a formação do primeiro governo brasileiro foi marcada por tensões e conflitos. D. Pedro I, como imperador, viu-se diante de desafios significativos. Um desses desafios foi a questão do Poder Moderador. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163982 História
A tese de que na Cabanagem houve várias “cabanagens” parece ter fundamento. Os interesses dos segmentos do grande contingente de “despossuídos” que participaram do movimento, e que foram responsáveis pela sua radicalização, chocaram-se com os das lideranças político-partidárias que estiveram à frente dos cabanos.

Fonte: JUNIOR, José Alves de Souza. Cabanagem, revolução amazônica, 1830-1840. São Paullo: Fundação Lauro Campos, 2022, p.73.

Assinale a opção que descreve corretamente a composição do movimento da Cabanagem.
Alternativas
Q3156467 História
A Constituição de 1824, a primeira do Brasil independente, instituiu um sistema político específico que incluiu um poder peculiar, não presente em constituições anteriores de outras nações. Qual era esse poder?
Alternativas
Q3156466 História
No que diz respeito ao contexto econômico do Primeiro Reinado (1822-1831), o Brasil passou por circunstâncias econômicas particulares. Em relação à situação econômica deste período, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3143841 História
Em meados do século XIX, no Império brasileiro, desenvolveram-se diversos movimentos abolicionistas, os quais contribuíram para questionar a legitimidade da escravidão. A respeito desses movimentos, considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A partir de 1860, muitos movimentos sociais abolicionistas tiveram a liderança de homens negros, os quais provinham de distintas origens e profissões.
(__)Os movimentos abolicionistas por vezes conectavam-se com grupos associativos de caráter trabalhistas, tornando-se intrínsecos à luta de muitos trabalhadores oitocentistas.
(__)Os movimentos abolicionistas fora protagonizados por homens brancos na imprensa, pois raramente os negros tinham acesso à alfabetização. Assim, não há registros de homens negros escrevendo para a imprensa oitocentista.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3143151 História
Com base nas ponderações de Emília Viotti da Costa em Da Monarquia à República: Momentos Decisivos, analise as proposições abaixo e marque a alternativa correta:

I – A política de Dom João VI no Brasil promoveu mudanças econômicas que enfraqueceram os pilares do absolutismo.
II – A heterogeneidade social dos movimentos revolucionários brasileiros foi um dos fatores que impediram sua eficácia.
III – Os movimentos brasileiros da época beneficiaram majoritariamente as elites, excluindo as camadas populares.
IV – Após a independência, o Brasil manteve elementos políticos herdados de Portugal, como a centralização do poder.

Alternativas:
Alternativas
Q3136877 História
Em 1824, a Confederação do Equador foi um movimento separatista que teve início em Pernambuco e se espalhou por outras províncias do Nordeste, buscando resistir ao autoritarismo do governo imperial de D. Pedro I. Sobre esse movimento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3133760 História
Primeira Constituição do Brasil completa 200 anos
Em 25 de março de 1824, Dom Pedro I outorgava a primeira Constituição brasileira
Há 200 anos, em 25 de março de 1824, o imperador Dom Pedro I outorgava a primeira Constituição do Brasil. Desde então, o país promulgou outras seis Cartas Magnas, sendo a última, de 5 de outubro de 1988, conhecida popularmente como "Constituição Cidadã.
A Carta Imperial foi inspirada no constitucionalismo inglês, segundo o qual é constitucional apenas aquilo que diz respeito aos poderes do Estado e aos direitos e garantias individuais. Isso pode ser visto em seu Art. 178: "É só constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos, e aos direitos políticos e individuais dos cidadãos; tudo o que não é constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinárias."

https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/primeira-constituicaodo-brasil-completa-200-anos-8ACC82D28E1B8319018E76 7AB66156BD.htm

Na constituição foi estabelecida: 
Alternativas
Q3133599 História
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

A superação das contradições que geraram a crise econômica no século XVII liberou as forças que prepararam as condições conjunturais para a ocorrência da Revolução Industrial na Inglaterra, no final do século XVIII, e que, durante o século XIX, se espalhou, de forma desigual e combinada, pela Europa e os outros continentes.
(Lourival Santana Santos e Ruy Belém de Araújo; História Econômica Geral e do Brasil – Revolução Industrial) 

I. O envolvimento entre o político (Estado) e a economia em fase de industrialização deu-se tão fortemente que faz jus aos comentários proferidos pelo historiador Eric Hobsbawm, que chamou a atenção para o engate entre política e lucro, afirmando que naquela época “o dinheiro não só falava, mas governava” (HOBSBAWM, 1977, p. 47).

II. As fábricas criaram um mundo produtivo em que o trabalhador não perdia todo o seu controle sobre o processo produtivo, e não sucumbia à determinação do proprietário do capital.

III. Processo que transformou em um “trabalhador assalariado livre”, alienado, pois o trabalho se apresenta distante e indiferente da sua vida real, fruto da apropriação do produto de seu trabalho pelo capitalista.

IV. A intensa industrialização da Inglaterra contou também com a contribuição de fatores naturais existentes no reino britânico: como as reservas de ferro e de carvão, o que contribuiu para o desenvolvimento da siderurgia, setor fundamental para produção de máquinas e outros instrumentos de produção em uma era de industrialização.


A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3131166 História

Considerando a organização sociopolítica, econômica e cultural do Brasil no período imperial (Primeiro e Segundo Reinados), julgue o item que se segue.


A existência de movimentos oposicionistas à Coroa portuguesa impeliu Dom Pedro I a renunciar o trono, embora seu sucessor ainda fosse menor de idade. 

Alternativas
Q3128789 História
No início do século XIX, o Brasil era uma colônia portuguesa, enfrentando sérios desafios políticos, econômicos e sociais. A chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, fugindo das tropas napoleônicas, alterou a dinâmica colonial. Com a abertura dos portos e a posterior insatisfação com o domínio português, o desejo de autonomia começou a ganhar força entre as elites brasileiras. Trata-se de um fator crucial que contribuiu para a independência do Brasil em 1822:
Alternativas
Q3128783 História
O Brasil passou por uma série de revoltas regionais e conflitos internos que expressavam a insatisfação de várias partes da sociedade com o governo do Período Regencial. Uma das principais causas dessas tensões foi a disputa entre os diferentes grupos políticos da época. Qual dos grupos políticos da Regência defendia maior autonomia para as províncias, acreditando que o poder central deveria ser limitado em favor de maior descentralização?
Alternativas
Q3118663 História
O Primeiro Reinado foi o período da história do Brasil iniciado a partir da independência do país, em 1822. Essa fase estendeu-se até 1831, quando o imperador D. Pedro I abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II, sendo marcada por importantes eventos políticos e sociais. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3106397 História
Lei o texto abaixo:

"Segundo dados do ABIC e do Ministério da Agricultura Brasil é, atualmente, omaior produtor de café "in natura", sendo responsável por 32% do mercado mundial, num universo de 72 países produtores do grão. É também o segundo maior mercado consumidor com média de 4,89 quilos de café torrado por habitante, só perdendo para os Estados Unidos no consumo da bebida. Sendo o café a segunda commodity mundial em valor de mercado, sua importância para o país pode ser traduzida em números: são cerca de 287 mil produtores, distribuídos em 15 (quinze) Estados, num parque cafeeiro estimado em 2,256 milhões de hectares, gerando mais de 8 (oito) milhões de empregos. Os dados apresentados são atuais e refletem a importância do café para a economia brasileira, contudo, conhecer a história desta commodity em solo nacional, permite inferir que grande parte dos avanços econômicos, políticos e sociais do país devem-se ao êxito do chamando "ciclo econômico do café", que se inicia por volta de 1825 quando o Haiti − então maior produtor do grão passa por uma longa crise política, e o Brasil, aproveitando-se desta oportunidade, aumenta sua produção, assumindo posição de destaque no comércio internacional (FURTADO, 1968)." 
Fonte: MEDEIROS, R. V. V.; RODRIGUES, P. M. A. A ECONOMIA CAFEEIRANO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÕES PA RA ESSA CADEIA.

A Economia em Revista Volume 25, Número 1 Junho de 2012. p. 2. A economia cafeeira teve grande importância no Brasil entre o século XIX e início do século XX, influenciando a estrutura econômica e política do país. Indique a afirmativa correta sobre esse período:
Alternativas
Q3105255 História
Julgue (C ou E) o item subsequente, relativos à vida política e social brasileira na primeira metade do século XIX.

A separação política entre Brasil e Portugal em 1822 não foi imediatamente aceita em todo território nacional, pois os chefes de províncias resistiram com o apoio de tropas portuguesas, no Norte, no Mato Grosso e na Cisplatina.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: B
6: E
7: A
8: D
9: A
10: A
11: E
12: D
13: A
14: B
15: C
16: C
17: D
18: C
19: C
20: C