Questões de Concurso
Sobre brasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831 em história
Foram encontradas 365 questões
I. O projeto apresentado pelos constituintes buscava limitar o poder do imperador, impedindo-o de dissolver a futura Câmara dos Deputados e convocar novas eleições sempre que considerasse necessário.
II. Outro objetivo dos constituintes era restringir o poder do imperador, negando-lhe o veto absoluto, ou seja, o direito de invalidar qualquer lei aprovada pelo Legislativo.
III. O conflito entre os poderes Legislativo e Executivo culminou na dissolução da Assembleia Constituinte por Dom Pedro I, acompanhada da prisão de vários deputados, incluindo os três irmãos Andradas.
Quais estão corretas?
Sobre esses períodos históricos, assinale a alternativa CORRETA.
Após a declaração de independência em 1822, a formação do primeiro governo brasileiro foi marcada por tensões e conflitos. D. Pedro I, como imperador, viu-se diante de desafios significativos. Um desses desafios foi a questão do Poder Moderador. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Fonte: JUNIOR, José Alves de Souza. Cabanagem, revolução amazônica, 1830-1840. São Paullo: Fundação Lauro Campos, 2022, p.73.
Assinale a opção que descreve corretamente a composição do movimento da Cabanagem.
(__)A partir de 1860, muitos movimentos sociais abolicionistas tiveram a liderança de homens negros, os quais provinham de distintas origens e profissões.
(__)Os movimentos abolicionistas por vezes conectavam-se com grupos associativos de caráter trabalhistas, tornando-se intrínsecos à luta de muitos trabalhadores oitocentistas.
(__)Os movimentos abolicionistas fora protagonizados por homens brancos na imprensa, pois raramente os negros tinham acesso à alfabetização. Assim, não há registros de homens negros escrevendo para a imprensa oitocentista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I – A política de Dom João VI no Brasil promoveu mudanças econômicas que enfraqueceram os pilares do absolutismo.
II – A heterogeneidade social dos movimentos revolucionários brasileiros foi um dos fatores que impediram sua eficácia.
III – Os movimentos brasileiros da época beneficiaram majoritariamente as elites, excluindo as camadas populares.
IV – Após a independência, o Brasil manteve elementos políticos herdados de Portugal, como a centralização do poder.
Alternativas:
Em 25 de março de 1824, Dom Pedro I outorgava a primeira Constituição brasileira
Há 200 anos, em 25 de março de 1824, o imperador Dom Pedro I outorgava a primeira Constituição do Brasil. Desde então, o país promulgou outras seis Cartas Magnas, sendo a última, de 5 de outubro de 1988, conhecida popularmente como "Constituição Cidadã.
A Carta Imperial foi inspirada no constitucionalismo inglês, segundo o qual é constitucional apenas aquilo que diz respeito aos poderes do Estado e aos direitos e garantias individuais. Isso pode ser visto em seu Art. 178: "É só constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos, e aos direitos políticos e individuais dos cidadãos; tudo o que não é constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinárias."
https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/primeira-constituicaodo-brasil-completa-200-anos-8ACC82D28E1B8319018E76 7AB66156BD.htm
Na constituição foi estabelecida:
A superação das contradições que geraram a crise econômica no século XVII liberou as forças que prepararam as condições conjunturais para a ocorrência da Revolução Industrial na Inglaterra, no final do século XVIII, e que, durante o século XIX, se espalhou, de forma desigual e combinada, pela Europa e os outros continentes.
(Lourival Santana Santos e Ruy Belém de Araújo; História Econômica Geral e do Brasil – Revolução Industrial)
I. O envolvimento entre o político (Estado) e a economia em fase de industrialização deu-se tão fortemente que faz jus aos comentários proferidos pelo historiador Eric Hobsbawm, que chamou a atenção para o engate entre política e lucro, afirmando que naquela época “o dinheiro não só falava, mas governava” (HOBSBAWM, 1977, p. 47).
II. As fábricas criaram um mundo produtivo em que o trabalhador não perdia todo o seu controle sobre o processo produtivo, e não sucumbia à determinação do proprietário do capital.
III. Processo que transformou em um “trabalhador assalariado livre”, alienado, pois o trabalho se apresenta distante e indiferente da sua vida real, fruto da apropriação do produto de seu trabalho pelo capitalista.
IV. A intensa industrialização da Inglaterra contou também com a contribuição de fatores naturais existentes no reino britânico: como as reservas de ferro e de carvão, o que contribuiu para o desenvolvimento da siderurgia, setor fundamental para produção de máquinas e outros instrumentos de produção em uma era de industrialização.
A alternativa correta é:
Considerando a organização sociopolítica, econômica e cultural do Brasil no período imperial (Primeiro e Segundo Reinados), julgue o item que se segue.
A existência de movimentos oposicionistas à Coroa portuguesa impeliu Dom Pedro I a renunciar o trono, embora seu sucessor ainda fosse menor de idade.
"Segundo dados do ABIC e do Ministério da Agricultura Brasil é, atualmente, omaior produtor de café "in natura", sendo responsável por 32% do mercado mundial, num universo de 72 países produtores do grão. É também o segundo maior mercado consumidor com média de 4,89 quilos de café torrado por habitante, só perdendo para os Estados Unidos no consumo da bebida. Sendo o café a segunda commodity mundial em valor de mercado, sua importância para o país pode ser traduzida em números: são cerca de 287 mil produtores, distribuídos em 15 (quinze) Estados, num parque cafeeiro estimado em 2,256 milhões de hectares, gerando mais de 8 (oito) milhões de empregos. Os dados apresentados são atuais e refletem a importância do café para a economia brasileira, contudo, conhecer a história desta commodity em solo nacional, permite inferir que grande parte dos avanços econômicos, políticos e sociais do país devem-se ao êxito do chamando "ciclo econômico do café", que se inicia por volta de 1825 quando o Haiti − então maior produtor do grão passa por uma longa crise política, e o Brasil, aproveitando-se desta oportunidade, aumenta sua produção, assumindo posição de destaque no comércio internacional (FURTADO, 1968)."
Fonte: MEDEIROS, R. V. V.; RODRIGUES, P. M. A. A ECONOMIA CAFEEIRANO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DAS INOVAÇÕES PA RA ESSA CADEIA.
A Economia em Revista Volume 25, Número 1 Junho de 2012. p. 2. A economia cafeeira teve grande importância no Brasil entre o século XIX e início do século XX, influenciando a estrutura econômica e política do país. Indique a afirmativa correta sobre esse período:
A separação política entre Brasil e Portugal em 1822 não foi imediatamente aceita em todo território nacional, pois os chefes de províncias resistiram com o apoio de tropas portuguesas, no Norte, no Mato Grosso e na Cisplatina.