Questões de Concurso
Sobre tecnologia de produtos de origem animal (tpoa) em veterinária
Foram encontradas 405 questões
De acordo com a Portaria SVS/MS nº 1.428/1993 − Regulamento Técnico para Inspeção de Alimentos, BPP e PIQ’s, os padrões de identidade e qualidade para produtos na área de alimentos deverão conter:
I. Designação: é a denominação do produto e deverá estar associada à classificação/categoria a qual pertence.
II. Classificação: compreende a diferenciação entre grupos de características idênticas em função das suas particularidades, previamente definidas, com base em conceitos técnicos ou comerciais.
III. Descrição do processo tecnológico: compreende informações sobre a tecnologia empregada nas etapas da cadeia alimentar destacando principalmente os Pontos Críticos de Controle.
Está CORRETO o que se afirma:
A respeito de conservação e embalagem de alimentos, julgue o seguinte item.
Ao realizar o abate de um animal bovino ou ovino, deve-se proceder imediatamente ao processo de congelamento para fazer a conservação apropriada da carne.
I – A refrigeração limita o crescimento das bactérias mesófilas, contudo permite a multiplicação de uma microbiota psicrotrófica.
II – O congelamento, além de reduzir a velocidade de multiplicação dos microrganismos, também controla as reações enzimáticas e químicas, prolongando assim a validade dos alimentos congelados.
III – O tipo de cristal de gelo formado no congelamento e sua distribuição no espaço intra ou extracelular afetam a qualidade da carne congelada.
I – Análise de autocontrole é efetuada pelo estabelecimento para controle de processos e monitoramento das conformidades das matérias-primas, dos ingredientes, dos insumos e dos produtos.
II – Boas Práticas de Fabricação (BPF) é um sistema que identifica, avalia e controla perigos que são significativos para a inocuidade dos produtos de origem animal.
III – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) são condições e procedimentos higiênicosanitários e operacionais sistematizados, aplicados em todo o fluxo de produção, com o objetivo de garantir a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos de origem animal.
IV – Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO) são procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com objetivo de estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento evita a contaminação direta ou cruzada do produto e preserva sua qualidade e integridade, por meio da higiene, antes, durante e depois das operações.
(1) Designação. (2) Classificação. (3) Descrição do processo tecnológico.
( ) Compreende a diferenciação entre grupos de características idênticas em função das suas particularidades, previamente definidas, com base em conceitos técnicos ou comerciais.
( ) É a denominação do produto e deverá estar associada à classificação/categoria a qual pertence.
( ) Compreende informações sobre a tecnologia empregada nas etapas da cadeia alimentar destacando principalmente os Pontos Críticos de Controle.
O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) (Brasil, 2017) define produtos cárneos como produtos obtidos de carnes, miúdos e partes comestíveis de várias espécies animais, cujas propriedades são modificadas por tratamento físico, químico, biológico, ou uma combinação desses métodos, podendo envolver a adição de ingredientes, aditivos ou coadjuvantes de tecnologia.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:
I. É permitido o emprego de envoltórios artificiais na elaboração de produtos cárneos, desde que previamente aprovados pelo órgão regulador da saúde.
II. Unto fresco ou gordura suína em rama é a gordura cavitária dos suínos, tais como as porções adiposas do mesentério visceral, do envoltório dos rins e de outras vísceras prensadas.
III. O toucinho é o panículo adiposo adjacente à pele dos suínos, cuja designação é definida pelo processo tecnológico aplicado para sua conservação.
IV. Embutidos são os produtos cárneos elaborados com carne ou com órgãos comestíveis, curados ou não, condimentados, cozidos ou não, defumados e dessecados ou não, tendo como envoltório a tripa, a bexiga ou outra membrana animal.
Está CORRETO o que se afirma em:
Analise as afirmativas abaixo:
I. O apresuntado é um produto cárneo obtido exclusivamente do pernil suíno, sendo esse fato o que o diferencia do presunto.
PORQUE
II. O presunto é obtido a partir de recortes ou cortes das massas musculares dos membros anteriores ou posteriores de suínos.
Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:
I.As aves, independente da espécie, não devem ser seguradas de cabeça para baixo.
II.Na contenção de passeriformes, deve-se tomar cuidado com a força a fim de não comprimir o tórax e, por conseguinte, impedir movimentos respiratórios da ave e morte por asfixia.
III.Papagaios devem ser pegos com panos ou luvas de couro.
IV.O local onde ocorrerá a contenção deve ser fechado, de fácil limpeza e higienização, bem iluminado e ventilado, com poucos objetivos e, caso tenha ventiladores, que estejam desligados para evitar que a ave se machuque.
É correto o que se propõe em:
I.Vivem geralmente em ambientes próximos a corpos d´água rasos como rios, lagos, mares calmos e pântanos, dependendo da espécie e da sazonalidade.
II.Geralmente são aves bem resistentes e adaptam-se bem ao cativeiro.
III.Possuem hábitos alimentares variáveis entre as espécies, consumindo, na maioria dos casos, algas, plantas aquáticas, sementes e gramíneas, peixes e invertebrados.
IV.O dimorfismo sexual é sempre presente, independente da espécie, sendo que a fêmea apresenta cores mais vivas ou contrastantes.
É correto o que se afirma em:
• Os manipuladores de alimentos não possuem treinamento em boas práticas de manipulação.
• Os alimentos são armazenados em temperaturas inadequadas.
• As instalações do restaurante não são higienizadas regularmente.
Considerando as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a segurança alimentar, é a principal consequência das falhas observadas neste restaurante: