Questões de Concurso
Sobre alergias e intolerância alimentar em nutrição
Foram encontradas 207 questões
Julgue o seguinte item, relativo a segurança alimentar, nutrição e saúde.
Nem toda deficiência nutricional se origina do aporte alimentar insuficiente em energia, ou seja, da carência alimentar.
Na pediatria, a nutrição enteral sempre teve importância. As fórmulas podem ser classificadas conforme a complexidade de nutrientes: as fórmulas extensamente hidrolisadas compostas de nutrientes pré-digeridos, com proteínas hidrolisadas, dificultando o processo absortivo intestinal (1ª parte). As fórmulas oligoméricas são indicadas para pacientes com absorção de nutrientes comprometida devido a diarreia grave e grandes ressecções intestinais, ou pacientes com constipação (2ª parte). As fórmulas de aminoácidos têm sua principal indicação para alergia alimentar grave, especialmente quando há comprometimento nutricional (3ª parte).
A sentença está:
A doença celíaca se traduz pela intolerância permanente às proteínas presentes nos cereais (trigo, centeio, cevada e aveia), cuja ingestão provoca atrofia ou inflamação crônica, total ou parcial, do intestino delgado.
Assinale a opção que indica a proteína que compõe o centeio.
Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.
O trigo sarraceno, também conhecido como trigo mourizo ou trigo negro, é um cereal em cuja composição não há glúten; por isso, ele pode ser empregado em preparações de alimentos para indivíduos que apresentem intolerância ao glúten.
Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.
O trigo é o único cereal que apresenta as frações de gliadina e glutenina em proporções adequadas para a formação do glúten; por isso, a substituição da farinha de trigo em preparações alimentares destinadas a indivíduos com intolerância a glúten ainda apresenta desafios.
Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.
A utilização de extratos vegetais em substituição aos ingredientes lácteos consiste em opção vantajosa de preparo de alimento para indivíduos intolerantes à lactose, pois não aumenta os custos do cardápio e mantém a qualidade nutricional do alimento.
Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.
Os produtos classificados como “zero lactose” podem ser oferecidos com segurança aos indivíduos intolerantes à lactose, pois, em sua elaboração, a lactose é removida de maneira eficaz; além disso, o processo de quebra da lactose não altera nem a textura nem o sabor original do produto.
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC no 26, de 2 de julho de 2015, que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares, quando algum produto alimentício apresentar determinados alimentos em sua composição, é obrigatória a declaração da presença deles na embalagem.
É um desses alimentos:
Fonte: Waitzberg, Dan L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica / Dan L. Waitzberg. 5. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.
Em relação a dietoterapia na doença celíaca, analise as afirmativas abaixo:
I.O tratamento da doença celíaca consiste na retirada do glúten da dieta de modo completo e permanente.
II.A alimentação permitida ao celíaco consiste em: arroz, grãos (feijão, lentilha, soja, ervilha, grão--de-bico), óleo, azeite, vegetais, hortaliças, frutas, tubérculos (batata, mandioca, cará, inhame), ovos, carnes (bovina, suína, peixes e aves), leite e derivados.
III.A toxicidade associada à aveia está ligada à contaminação com trigo, e não à aveia em si.
É CORRETO o que se afirma em:
I. A lactose é um açúcar presente no leite de todos os mamíferos. Por isso, além do leite de vaca, também deve ser restringido o consumo de leite de cabra, de ovelha e de búfala.
II. A dieta de exclusão da lactose não deve conter alimentos que apresentem leite ou derivados, tais como iogurte, nata, chantili e queijos, pois eles podem causar sintomas, dependendo da quantidade ingerida.
III. É indicado o extrato de soja como substitutivo do leite com lactose. Sua indicação se dá pelo seu bom aporte proteico, de cálcio e vitamina D.
IV. Como a intolerância à lactose é tratada como um processo alérgico, devem ser excluídos também alimentos que apresentem traços de leite em sua composição, tais como: achocolatado, manteiga, margarina e whey protein.
Quais estão corretas?
(__)A dose de lactose tolerada por cada indivíduo é diferente. Algumas pessoas não necessitam excluir totalmente o leite da alimentação, porém, o consumo de lactose deve ser reduzido a uma quantidade que não proporcione o aparecimento dos sintomas.
(__)Os alimentos contendo lactose são mais bem tolerados se consumidos com outros alimentos (ou se a lactose é parte de alimento sólido).
(__)Para os lactentes com intolerância secundária à lactose, em geral, no curso de diarreia aguda ou persistente, deve ser preconizada uma fórmula sem lactose, que normalmente é derivada do leite de vaca pobre ou isento de lactose, além das fórmulas de soja.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.