Questões de Concurso Sobre alergias e intolerância alimentar em nutrição

Foram encontradas 198 questões

Q3159430 Nutrição

Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.


O trigo sarraceno, também conhecido como trigo mourizo ou trigo negro, é um cereal em cuja composição não há glúten; por isso, ele pode ser empregado em preparações de alimentos para indivíduos que apresentem intolerância ao glúten. 

Alternativas
Q3159429 Nutrição

Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.


O trigo é o único cereal que apresenta as frações de gliadina e glutenina em proporções adequadas para a formação do glúten; por isso, a substituição da farinha de trigo em preparações alimentares destinadas a indivíduos com intolerância a glúten ainda apresenta desafios. 

Alternativas
Q3159428 Nutrição

Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.


A utilização de extratos vegetais em substituição aos ingredientes lácteos consiste em opção vantajosa de preparo de alimento para indivíduos intolerantes à lactose, pois não aumenta os custos do cardápio e mantém a qualidade nutricional do alimento. 

Alternativas
Q3159427 Nutrição

Julgue o item a seguir, relativo a preparações alimentares, considerando as intolerâncias à lactose e ao glúten.


Os produtos classificados como “zero lactose” podem ser oferecidos com segurança aos indivíduos intolerantes à lactose, pois, em sua elaboração, a lactose é removida de maneira eficaz; além disso, o processo de quebra da lactose não altera nem a textura nem o sabor original do produto. 

Alternativas
Q3070376 Nutrição
Assinale a alternativa que apresenta um cereal que contém glúten. 
Alternativas
Q3067085 Nutrição
A Disbiose Intestinal, o Supercrescimento Bacteriano (SIBO) e a Síndrome do Intestino Irritável (SII) são distúrbios gastrointestinais bastante presentes na população, capazes de ocasionar sintomas gastrointestinais e afetar a qualidade de vida dos indivíduos. Entre os fatores que influenciam a composição da microbiota, a dieta é a mais fácil de modificar e a forma de intervenção mais acessível. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3064473 Nutrição
Assinale a alternativa correta em relação à dietoterapia nas alergias alimentares.
Alternativas
Q3062794 Nutrição
Atualmente, com as mudanças da alimentação moderna e as influências ambientais, houve um aumento das reações adversas a alimentos que se constituem em alergias ou intolerância alimentar. Acerca desta temática, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3055326 Nutrição
A respeito das alergias e intolerâncias alimentares, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3041280 Nutrição
Assinale a alternativa incorreta sobre as alergias alimentares:
Alternativas
Q3037884 Nutrição
Se um recém-nascido apresentar sintomas como vermelhidão, inchaço ou vômito logo depois de consumir uma fórmula láctea, o que NÃO deve ser feito?
Alternativas
Q3036103 Nutrição
A doença celíaca é uma condição clínica crônica do intestino delgado de caráter autoimune em que o indivíduo geneticamente predisposto não tolera a exposição ao glúten. Uma vez que afeta um órgão do sistema gastrointestinal, algumas deficiências podem ser observadas nesses pacientes devido à má absorção. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca do Ministério da Saúde, são exemplos de micronutrientes em deficiência que devem ser diagnosticados e tratados:
Alternativas
Q3006124 Nutrição
Sobre a alergia alimentar, é incorreto afirmar que: 
Alternativas
Q2553839 Nutrição
As fórmulas indicadas na alergia à proteína do leite de vaca – APLV são: 
Alternativas
Q2538555 Nutrição
Na condição de doença celíaca, o componente específico a ser evitado no preparo das refeições é:
Alternativas
Q2533750 Nutrição
A alergia alimentar ou hipersensibilidade alimentar é uma reação adversa ao alimento que promove uma resposta imunomediada, sendo na maioria das vezes por proteínas, apresentando uma prevalência de 0,3 a 38% dependendo de raça, genética, meio ambiente, e outros fatores associados. Por outro lado, pode ocorrer isolado ou concomitante uma intolerância alimentar, não imunomediada, sendo mais frequente aquelas metabólicas (deficiências de enzimas), farmacológicas, tóxicas ou idiopáticas. Neste contexto, analise as assertivas a seguir:


I.( ) Os sintomas mais frequentes de alergia alimentar no TGI são: regurgitações, vômitos, diarreia ou constipação, sangue nas fezes; a alergia não tratada gera no intestino uma reação de má absorção e consequentemente outros sintomas vão surgindo como: anemias, tosse crônica, chiado, irritabilidade, podendo provocar dermatite e urticária ou não.


II.( ) O único tratamento eficaz na alergia é a retirada total do alérgeno na alimentação do indivíduo, oferecendo apenas uma lista do que é permitido e proibido, assim fica mais fácil e não precisa conscientização familiar, nem educação e manutenção.


III.( ) A via intestinal, embora seja a via predominante de sensibilização alergênica, não é a única capaz de induzir alergia alimentar. A pele e o trato respiratório podem também atuar como vias de penetração e sensibilização a antígenos alimentares..


IV.( )Na intolerância a lactose os principais sintomas com 100% de acometimento são: dor abdominal, distensão intestinal, ruídos intestinais e flatulência, e por outro lado já variando em diarreia ou constipação.


É correto o que se afirma em (marque alternativa que contempla todas as corretas):
Alternativas
Q2527217 Nutrição
A alergia alimentar é mais prevalente nos primeiros anos de vida, e cerca de 6% das crianças menores de 3 anos experimentam algum tipo de reação alérgica aos alimentos. Ela declina na primeira década de vida e, nos adultos, encontra-se em torno de 1,5%.Fundamentalmente ocorre uma falha na supressão da resposta imunológica em relação a determinada proteína, falhando assim, o mecanismo de tolerância. Apesar do grande acúmulo de conhecimentos nas últimas décadas, ainda não se sabe exatamente qual o motivo do desenvolvimento de alergia em vez de tolerância. Em relação a alergia alimentar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- Mecanismos mediados por imunoglobulina G (IgG) são responsáveis pelas reações tardias que ocorrem horas ou dias após a ingestão do alérgeno alimentar, desencadeando manifestações clínicas respiratórias e cutâneas.
II- Determinados alimentos apresentam maior risco de desencadear alergia, como leite de vaca, ovo, soja, amendoim e frutos do mar, incluindo peixes.
III - No manejo das alergias alimentares é importante destacar que o tratamento se baseia na diminuição do alérgeno alimentar. O principal objetivo do manejo dietético é a diminuição das proteínas da dieta, as quais estão relacionadas com os sintomas clínicos.
IV- Manifestações cutâneas em alérgicos podem variar de urticária até dermatite, incluindo também, o angioedema.
Alternativas
Q2527216 Nutrição
A intolerância alimentar depende de suscetibilidade individual, e não de mecanismos imunológicos. No grupo das intolerâncias alimentares, destacam-se as intolerâncias à lactose e à frutose, as quais se caracterizam por reações adversas não tóxicas, sendo a deficiência enzimática, ou defeito absortivo, o fator individual de suscetibilidade. Na intolerância à lactose, os sintomas são decorrentes da má absorção da lactose, um dissacarídio constituído por uma molécula de glicose e uma de galactose, monossacarídios absorvidos pelo enterócito.Escolha a alternativa que não corresponde a intolerância a lactose.
Alternativas
Q2526616 Nutrição
A intolerância à lactose (IL) significa uma diminuição da capacidade de digestão do principal carboidrato do leite, a lactose, em função da deficiência ou ausência da enzima lactase, presente na mucosa do intestino delgado. No âmbito de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), recomenda-se, nesses casos,
Alternativas
Q2526611 Nutrição
A doença celíaca (DC) é uma desordem autoimune, causada pela intolerância permanente ao glúten, que é a principal fração proteica presente no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e no malte (um subproduto da cevada), em indivíduos geneticamente predispostos, e possui protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas estabelecidas por meio da Portaria da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde nº 1.149/2015. Em relação ao manejo da DC no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), deve ser realizada
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: E
5: C
6: E
7: A
8: D
9: B
10: A
11: C
12: B
13: B
14: B
15: C
16: D
17: C
18: A
19: B
20: A