Questões de Concurso
Sobre introdução em nutrição
Foram encontradas 17 questões
Com relação à avaliação, diagnóstico e acompanhamento nutricional, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Especificamente para lactentes, crianças e adolescentes utiliza-se a verificação dos índices peso / idade, peso / estatura, estatura / idade, IMC / idade para classificação do estado nutricional.
( ) A avaliação nutricional de crianças e adolescentes deve ser realizada comparando-se os valores encontrados com o padrão de referência, por meio da verificação do Escore Z. Preconizam-se como padrão-ouro internacional as curvas de crescimento da OMS.
( ) Na impossibilidade de aferição da estatura em crianças, adultos e idosos, no caso dos cadeirantes e acamados, pode-se estimar o valor da medida.
( ) As pregas cutâneas e os perímetros são utilizados para avaliação de adequação do estado nutricional, sobretudo em indivíduos acamados, pois, nesses casos, a possibilidade de aferição do peso e da estatura ou a qualidade da aferição pode estar comprometida.
Assinale a sequência correta.
Os indicadores infalíveis devem ser factíveis e relevantes, de forma que permitam descrever a realidade do setor, além de estarem alinhados aos objetivos organizacionais. Correlacione os itens abaixo:
( 1 ) INDICADOR FINANCEIRO
( 2 ) INDICADOR DE PRODUÇÃO
( 3 ) INDICADOR DE QUALIDADE
( 4 ) INDICADOR DE RECURSOS HUMANOS
( 5 ) APLICADO A TODOS OS INDICADORES
( ) Medir é o primeiro passo, pois o que não é medido não é gerenciado. Indicadores devem subsidiar ações de melhoria.
( ) Comparação com outros serviços (mercado externo), permitindo que resultados de excelência sirvam de parâmetro para busca de melhorias (benchmarking).
( ) Deve ser analisado em conjunto, pois isoladamente não possibilita análise completa.
( ) Permite diagnosticar fatores que impactarão fortemente na eficiência da equipe, como a desmotivação.
( ) Mensurar a qualidade resultante dos processos, confirmando se os resultados esperados estão atendendo os requisitos técnicos e as necessidades dos clientes.
( ) O monitoramento da demanda e da produtividade são de extrema importância para o planejamento e organização das atividades desenvolvidas.
( ) Conhecer e controlar os gastos e despesas da unidade é fundamental para assegurar a sustentabilidade da organização.
Assinale a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo, identificada a partir dos itens acima:
I. O Inmetro é um organismo acreditador de cadastro voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) para desenvolver tarefas específicas, segundo requisitos estabelecidos.
II. A acreditação de laboratórios pode ser aberta a qualquer laboratório que realize serviços de calibração e/ou de ensaios, em atendimento à própria demanda interna ou de terceiros, independente ou vinculado a outra organização.
III. A acreditação de organismos de certificação engloba os sistemas de gestão, produtos e pessoas, concedida com base nas normas e guias internacionais ou consagrados internacionalmente e reconhecidos no Sistema Brasileiro de Certificação e em documentos formalmente reconhecidos pelo Inmetro ou, quando for o caso, em critérios adicionais estabelecidos pelo Inmetro, ouvindo o setor específico.
IV. A acreditação de organismos de inspeção é concedida por área de atividade, com base na norma ISO 17020, e em critérios estabelecidos pela Coordenação Geral de Acreditação (Inmetro/Cgcre), ouvindo o setor específico, através de comissões técnicas.
V. A acreditação de organismos de verificação de desempenho é concedida a organismos de certificação de produtos acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, desde que atendam aos seus critérios adicionais estabelecidos; concedida para emissão de declaração de desempenho de produtos.
I. A era da inspeção teve início simultâneo com a produção em massa.
II. Na era do controle estatístico, a grande questão, para os inspetores de qualidade, passou a ser o reconhecimento do momento em que a variação do resultado do processo seria ou não considerada natural.
III. O controle estatístico de processos (CEP) e as ferramentas da qualidade propostas por Deming, Paladini e Ishikawa foram, então, incorporados na rotina dos operários das indústrias japonesas, consolidando a ideia do controle total da qualidade e fortaleceram a era da garantia.
IV. Quando uma empresa busca qualidade ela precisa conceber uma estratégia para sua produção e/ou prestação de serviços. É com base nessa estratégia que se definem as políticas gerais da organização. Nesse momento a era da administração estatística se fundamentou.
I. Para Juran, a percepção das necessidades mercadológicas deve ser a mais imediata possível para que se possa satisfazê-las, com maior estabilidade nos resultados. A pouca variação é conseguida pelo uso adequado dos produtos.
II. Para Demin, a qualidade se baseia na defesa de que a boa execução do trabalho propicia o aumento da produtividade das empresas. A produtividade empresarial está intimamente ligada ao aprimoramento da qualidade.
III. O foco dos estudos de Crosby se direciona para a qualidade representada pela conformidade com as especificações e com as exigências do cliente.
IV. A satisfação do consumidor se dá em termos de necessidade, das preferências ou conveniência, gostos, e das especificações do projeto ou planejamento do serviço, conforme Paladini.