Questões de Concurso
Sobre microrganismos patogênicos e dta’s em nutrição
Foram encontradas 590 questões
( ) A contaminação dos alimentos pode ocorrer não só por microrganismos, como bactérias, vírus e fungos, mas também por parasitas e substâncias químicas.
( ) A salmonela é uma bactéria comumente associada a alimentos malcozidos, especialmente carnes, ovos e laticínios, podendo causar intoxicação alimentar.
( ) Alimentos enlatados com a embalagem amassada ou estufada não representam risco de contaminação, podendo ser consumidos sem nenhum receio.
( ) O resfriamento e o congelamento dos alimentos eliminam por completo todos os microrganismos causadores de doenças.
A sequência do correto julgamento é:
Julgue o próximo item, referente ao aproveitamento agroindustrial de espécies animais, à biotecnologia e bioengenharia de alimentos e à qualidade de produtos de origem animal.
A bactéria Campylobacter spp. é frequentemente encontrada em suínos, os quais são portadores assintomáticos e importantes disseminadores da doença causada por essa bactéria, dada a contaminação da carne e de seus produtos derivados durante o abate e manipulação desses animais.
Em relação ao processamento tecnológico de derivados lácteos e cárneos, bem como ao disposto nas normas que o regulam, julgue o seguinte item.
Quando a queijaria não realizar todo o processamento do queijo, a unidade de beneficiamento de leite e derivados será corresponsável por garantir a inocuidade do produto por meio da implantação e do monitoramento de programas de sanidade do rebanho e de programas de autocontrole.
Julgue o item subsecutivo, referente a kits comerciais para uso em laboratório com foco em ciência de alimentos.
Antes da adoção de um novo kit comercial para análise de micotoxinas em cereais, é essencial a realização de testes preliminares que validem sua precisão e compatibilidade com a matriz alimentar em estudo.
Considerando que as perdas pós-colheita de frutas e hortaliças representam um desafio significativo na cadeia produtiva, impactando a disponibilidade de alimentos e a rentabilidade dos produtores, julgue o item a seguir, acerca de aspectos fisiológicos e tecnologias pós-colheita.
A sanitização de frutas e hortaliças minimamente processadas deve ser realizada apenas com água potável, pois o uso de agentes químicos, como soluções cloradas, pode deixar resíduos prejudiciais à saúde e comprometer a qualidade sensorial dos produtos.
Considerando tais possibilidades, assinale a opção que apresenta o microrganismo responsável por uma intoxicação.
Dessa forma, no que concerne à higiene dos alimentos e doenças transmitidas pelos mesmos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A bactéria Clostridium perfringens desenvolve formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio. Já as toxinas produzidas pelo Staphylococcus aureus são termolábeis, ou seja, inativadas pelo calor.
( ) A contaminação por Cryptosporidium raramente gera quadros de diarreia aguda ou crônica grave, enquanto o vírus Microsporidium pode ser responsável por hepatite, peritonite e ceratopatia ocular, além de desconfortos intestinais, que podem resultar em desidratação.
( ) Intoxicações não bacterianas podem ser causadas por metais pesados, agrotóxicos e fungos silvestres. Os mecanismos fisiopatológicos são variáveis, podendo envolver ação química direta do próprio agente sobre tecidos ou órgãos específicos.
As afirmativas são, respectivamente,
Considerando os efeitos na saúde reprodutiva na exposição pré-natal a contaminantes ambientais como metais pesados, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
O ______ é reconhecido como uma das toxinas mais potentes do mundo. Pode surgir de emissões vulcânicas, como fenômeno natural, ou de forma mais comum, através de herbicidas usados no solo e na produção de alimentos.
Sua exposição crônica acarreta no aumento de espermatozoides com anomalias, muito relacionado ao aumento no estresse oxidativo celular.
As DTA podem ser causadas por Toxinas: produzidas pelas bactérias Staphylococcus aureus, Clostridium spp, Bacillus cereus, Escherichia coli, Vibrio spp etc.; Bactérias: Salmonella spp, Shigella spp, Escherichia coli etc.; Vírus: Rotavírus, Noravírus etc.; Parasitas: Entamoeba histolytica, Giardia lamblia, Cryptosporidium parvum etc.; Substâncias tóxicas: metais pesados, agrotóxicos etc.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, características das DTA.
Com relação a substâncias tóxicas em alimentos oriundas de contaminação microbiana, julgue o item a seguir.
Exotoxinas, como toxina botulínica e aflatoxina, são destruídas pela ação do calor.
Esse quadro é sugestivo de doença transmitida por alimentos (DTA) causada por
Com relação a estas infecções, assinale a opção INCORRETA.
Coluna 1
1. Hepatite A. 2. Poliomielite. 3. Gastroenterites por rotavírus.
Coluna 2
( ) É uma virose do sistema nervoso, causada por um vírus que tem como hospedeiro natural o homem e como hábitat o intestino, sem risco para o hospedeiro quando este tem anticorpos em níveis protetores. Na ausência destes anticorpos, os vírus atingem o sistema nervoso central, atingindo as células da medula óssea, que são destruídas. Leite cru, água, verduras cruas e mariscos são importantes vias de transmissão. São excepcionalmente resistentes: sobrevivem em água não tratada por até 160 dias, em solo por até 120 dias e em mariscos por até 90 dias.
( ) Vírus RNA de fita simples, pertencente ao grupo dos enterovírus. Transmite-se por via fecal-oral, sendo água e alimentos contaminados os principais veículos durante as epidemias. Entre os alimentos, merecem destaque os moluscos bivalves, que podem contaminar-se durante seu cultivo em águas contaminadas, assim como as saladas cruas. O período de incubação varia de dois a seis meses. Os pacientes mantêm sua capacidade infectante durante um período de duas a três semanas antes do aparecimento da icterícia (acúmulo de bilirrubina no sangue, responsável pela coloração amarelada da pele dos doentes), e duas semanas após a regressão deste sintoma. Esse vírus tem elevada resistência ao calor, suportando temperaturas de 60°C por meia hora.
( ) Vírus RNA de fita dupla, e causam gastrenterite principalmente em crianças com idade inferior a seis anos. Causam alterações no fluxo de água e eletrólitos no nível de mucosa intestinal, além de interferir no processo de reabsorção de fluidos intestinais, resultando em diarreia. Causam também lesões nas células do intestino delgado. O processo infeccioso instala-se em cerca de 48 horas, regredindo após três a cinco dias. Os vírus, no entanto, podem ser eliminados por muitos dias após terem cessado os sintomas (até 40 dias). São mais comuns nos meses de inverno e água e alimentos podem ser importantes veículos de transmissão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Ser de rápida e fácil detecção. II. Ser facilmente distinguível de outros microrganismos da microbiota do alimento. III. Estar presente como contaminante natural do alimento. IV. Não deve estar sempre presente quando o patógeno associado estiver. V. Apresentar necessidades e velocidade de crescimento semelhantes às do patógeno.
Quais estão corretos?