Questões de Concurso
Sobre nutrição e estética em nutrição
Foram encontradas 136 questões
A presença de resíduos de antibióticos no leite ainda é um desafio à indústria de alimentos no mundo. Diante disso, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Os antibióticos não interferem no fabrico de alguns produtos lácteos.
( ) Os antibióticos podem causar hipersensibilidade em humanos, além de resistência à antibioticoterapia.
( ) Os antibióticos podem levar a riscos imunopatológicos, como alergias.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Ainda sobre aditivos, os corantes são aditivos usados para darem cor ou realçarem o pigmento. São usados principalmente para atrairem a atenção, criando-se uma cor imitação ou realçando uma cor natural, sem que possuam qualquer princípio nutritivo. Assim como qualquer outro aditivo, os corantes podem causar reações indesejadas no organismo ao serem consumido. A(s) principal(ais) reação(ões) relacionada(s) aos corantes é(são):
Numa cidade “X”, durante o ano de 2015, foram identificados 100 novos casos de uma doença “Y” e verificadas 50 mortes devidas à doença. O número de casos conhecidos da doença “Y” no início de 2015 era de 600. Quais as taxas de incidência e de prevalência (por 100.000 habitantes), respectivamente, levando em consideração que a população da cidade “X” estimada do início ao fim do ano da doença “Y” era de 500.000 habitantes.
Assinale a alternativa correta sobre nutrição enteral.
Atualmente, no tratamento não farmacológico de indivíduos hipertensos, é preconizado normalizar peso corporal,
A hemorragia perifolicular é sinal clínico de deficiência de
A sintomatologia que confirma a hipovitaminose B1 (tiamina) inclui
Texto para as questões de 75 a 77
Joana, de quinze anos de idade, procurou um nutrólogo com queixa de excesso de peso. Relatou os seguintes hábitos alimentares: não faz a primeira refeição, porque acorda apressada para ir à escola; no recreio, come biscoitos ou batatas fritas industrializadas com refrigerante; come, no mínimo, duas vezes por semana, em lanchonete fast food; almoça e janta normalmente, com arroz, feijão, farinha, carne e batatas fritas; come verduras, gosta de frutas, mas prefere os doces. Joana disse que assiste à televisão, aproximadamente, durante três horas por dia. Segundo relato da mãe, o fato de estar com o peso elevado deixa Joana muito deprimida. Joana teve a menarca aos dez anos de idade e, há um ano, vem apresentando alterações do ciclo menstrual, caracterizadas por menstruações a intervalos que variam de sessenta a setenta dias. Seu peso atual é de 76,5 kg, e sua altura é de 150 cm. No exame físico, notou-se hipertrofia amigdaliana e tireoide palpável. Havia aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas. A paciente apresentou glicemia em jejum igual a 115 mg/dL e PA de 130 mmHg x 90 mmHg. Os pais de Joana são obesos. A mãe é portadora de diabetes melito, e o pai é hipertenso.Assinale a opção em que são apresentados os dados que comprovam o diagnóstico de síndrome metabólica em Joana.
Texto para as questões de 75 a 77
Joana, de quinze anos de idade, procurou um nutrólogo com queixa de excesso de peso. Relatou os seguintes hábitos alimentares: não faz a primeira refeição, porque acorda apressada para ir à escola; no recreio, come biscoitos ou batatas fritas industrializadas com refrigerante; come, no mínimo, duas vezes por semana, em lanchonete fast food; almoça e janta normalmente, com arroz, feijão, farinha, carne e batatas fritas; come verduras, gosta de frutas, mas prefere os doces. Joana disse que assiste à televisão, aproximadamente, durante três horas por dia. Segundo relato da mãe, o fato de estar com o peso elevado deixa Joana muito deprimida. Joana teve a menarca aos dez anos de idade e, há um ano, vem apresentando alterações do ciclo menstrual, caracterizadas por menstruações a intervalos que variam de sessenta a setenta dias. Seu peso atual é de 76,5 kg, e sua altura é de 150 cm. No exame físico, notou-se hipertrofia amigdaliana e tireoide palpável. Havia aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas. A paciente apresentou glicemia em jejum igual a 115 mg/dL e PA de 130 mmHg x 90 mmHg. Os pais de Joana são obesos. A mãe é portadora de diabetes melito, e o pai é hipertenso.O dado da adolescente que confirma a presença de acantose nigricans é
Assinale a opção em que é apresentada a denominação da resposta fisiológica à presença de alimento não digerido no jejuno após cirurgia gástrica tipo Billroth II.
Texto para as questões de 67 a 70
Um paciente de quarenta e nove anos de idade, negro, sedentário, ex-tabagista, procurou um médico nutrólogo, queixando-se de cansaço em esforços moderados que persistiam havia três meses, além de ganho de peso. Seus exames laboratoriais apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 240 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 9,8%; colesterol total = 280 mg/dL; HDL = 34 mg/dL; LDL = 167 mg/dL e triglicerídeos = 440 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia. No exame físico, o peso do paciente foi de 105 kg; altura, 168 cm e PA = 150 × 100 mmHg. Observou-se aumento de gordura localizada no abdome e nas coxas, além de acantose nigricans no pescoço e nas axilas.Assinale a opção em que são apresentados os dados do paciente que confirmam a presença de acantose nigricans.
Na gastrectomia parcial distal com Bilroth II ocorre má absorção dos lipídios e de
Texto para as questões 62 e 63
Um paciente de cinquenta e nove anos de idade, obeso, sedentário, tabagista, procurou o médico nutrólogo, queixando-se de pré-cordialgia e canseira aos esforços moderados que ocorriam havia três meses. Há cinco anos o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial, tratada durante um ano. Seus exames há quatro anos apresentaram os seguintes resultados: glicemia em jejum = 138 mg/dl. Exame físico: PA = 160 x 100 mmHg; FC = 96 bpm; coração: bulhas rítmicas, A2 hiperfonética, sem sopros; pulmões com MV presente, simétrico, sem ruídos adventícios; abdome sem visceromegalias; MMII sem edema. Na segunda consulta: PA = 150 x 100 mmHg; glicemia de jejum = 276 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 11,2%; colesterol total= 300 mg/dL; HDL = 47 mg/dL; LDL = 177 mg/dL e triglicerídeos = 380 mg/dL. A prova de esforço foi negativa para isquemia.Com relação ao caso clínico apresentado, é correto afirmar que o paciente
Assinale a opção em que é apresentada a principal origem da síndrome de dumping com esteatorreia e hipoglicemia pós-gastrojejunostomia Billroth II.
A terapia nutricional é parte integrante do tratamento do paciente crítico. A primeira opção terapêutica é a nutrição enteral, pois, nessa situação, o paciente mantém a funcionalidade intestinal. Assinale a opção em que é apresentada a atitude inicial para a execução da terapia nutricional enteral.
A execução de nutrição parenteral (NP) no paciente crítico pode ser associada à nutrição enteral, sendo denominada nutrição parenteral suplementar (NPS). Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
O paciente submetido à nutrição parenteral deve ser monitorado diariamente quanto à tolerância dos nutrientes. Com referência a esse assunto, assinale a opção correta.
No que se concerne à anorexia nervosa (AN), assinale a opção correta.
Assinale a opção correta acerca das possíveis complicações da nutrição enteral e da nutrição parenteral.
A respeito da utilização de lipídeos na solução parenteral, assinale a opção correta.