Questões de Concurso
Sobre nutrição esportiva em nutrição
Foram encontradas 65 questões
I. É considerada uma alteração metabólica em que a concentração de sódio plasmático encontra-se abaixo do normal, devido à baixa hidratação em atividades de longa duração ou a uma grande perda de sódio.
II. A hiponatremia pode ser hipovolêmica quando o atleta produz grande quantidade de suor, com altas quantidades de sódio, acarretando sua perda. Já a hiponatremia hipervolêmica é mais comum e suscetível em atletas de porte físico menor que realizam esportes de longa duração, como os triatletas, corredores e ciclistas.
III. Para evitar sua ocorrência, recomenda-se o consumo de sódio durante o exercício prolongado, já que a ingestão exclusiva de água impede a correta reposição desse eletrólito perdido no suor. Além disso, deve-se evitar o consumo de 100mL/h de água pura antes, durante ou após o exercício. Acrescentar 25mEq/L de sódio costuma ser o suficiente para evitar o problema.
Está CORRETO o que se afirma:
Um maratonista se prepara para sua próxima competição e, para tal, agenda uma consulta com a nutricionista. Dentre outras orientações, a profissional solicita que durante os treinos e na competição, o maratonista se hidrate consumindo bebida com sódio e glicose. Essa é uma recomendação comum para atletas e crianças com diarreia, uma vez que a absorção de glicose na mucosa intestinal é realizada por transporte
A nutrição esportiva é uma especialidade que foca na melhoria do desempenho e recuperação de atletas. Qual é uma intervenção comum de um nutricionista esportivo?
I. É considerada uma síndrome que pode afetar as mulheres depois dos 30 anos e que tem inter-relações com os transtornos alimentares. II. É caracterizada por disfunções menstruais, especialmente amenorreia, presença de transtorno alimentar e disfunções ósseas, essencialmente a osteoporose. III. Distúrbios do sono, de comportamento, como irritabilidade e distúrbios de atenção, perda da massa muscular, aumento da frequência cardíaca e diminuição do rendimento durante o exercício podem ocorrer nessa tríade.
Está CORRETO o que se afirma:
I. A creatina é suplemento utilizado entre os atletas que desejam melhorar o ganho de massa muscular, bem como a recuperação do músculo em exercícios de força.
II. Os efeitos potenciais da cafeína são relacionados com o seu papel como estimulante do sistema nervoso central e por promover uma substancial redução na percepção subjetiva de esforço.
III. A maltodextrina pode ser usada para reposição de carboidratos, prevenindo a depleção dos estoques de glicogênio muscular e, assim, evitando a fadiga.
Estão corretas as afirmativas:
Os carboidratos (CHO) são as moléculas mais abundante na face da terra. Sendo assim, a maior parte dos carboidratos da dieta de humanos é proveniente de alimentos de origem vegetal.
Qual é a exceção?
( ) As reduções significativas nos lipídeos dietéticos podem comprometer o desempenho nos exercícios. Deve-se ingerir alimentos ricos em gordura antes da atividade física, pois a gordura é fonte de energia para exercícios de intensidade leve e de longa duração. ( ) Recomenda-se o consumo de carboidratos de moderado índice glicêmico logo após uma maratona, com o propósito de favorecer a ressíntese do glicogênio. ( ) Indivíduos treinados apresentam maior capacidade de utilização dos ácidos graxos e, ainda, de poupar glicogênio muscular durante a prática esportiva. ( ) A ingestão de carboidratos durante o exercício físico não previne a fadiga muscular, mas retarda o seu surgimento.
A sequência está correta em
( ) O exercício de força induz aumento agudo no turnover e na oxidação de proteínas durante o exercício. ( ) Hidratação e ingestão adequada de nutrientes (carboidratos e proteínas) no período pós-exercício colaboram para a obtenção de um balanço proteico muscular positivo. ( ) Recomenda-se uma ingestão proteica entre 1,6g/kg/dia e 2,0g/kg/dia com o objetivo de otimizar a síntese de proteína muscular. O fracionamento da ingestão (espaçadas 3-4horas) com doses de 20g para adultos mais jovens (ou uma quantidade maior - 40g – no final de um pós-treino de resistência que envolva ativação de músculos de todo o corpo) apresenta o fator mais importante.