Questões de Concurso Sobre educação e filosofia em pedagogia

Foram encontradas 762 questões

Q3180609 Pedagogia
Segundo Libâneo, a didática tem o grande valor de garantir aos sujeitos da aprendizagem a consolidação e a apropriação do conhecimento. Não está, portanto, isolada, mas inter-relacionada a visão de homem, de sociedade, de sujeito, de criança, de processo de ensino e aprendizagem.
Com base nessa afirmação, marque a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3178877 Pedagogia
Sobre a epistemologia da Educação Infantil contemporânea, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A epistemologia da Educação Infantil na contemporaneidade baseia-se na articulação entre o contexto histórico-cultural da criança e as demandas emergentes da sociedade atual, promovendo reflexões contínuas sobre práticas pedagógicas.

( ) Planejamento e rotina, no contexto da Educação Infantil, são considerados elementos secundários e indiretos no processo de aprendizagem.

( ) A superação da visão assistencialista na Educação Infantil está diretamente vinculada à implementação de propostas pedagógicas que consideram a criança como sujeito ativo no processo de construção do conhecimento.

( ) As práticas tradicionais da Educação Infantil, embora reformuladas, ainda precisam dialogar com os critérios de uma sociedade em transformação, atendendo às necessidades das crianças de forma integral.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3173768 Pedagogia
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Anísio Teixeira foi um dos maiores nomes da educação no Brasil, reconhecido por seu trabalho em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos. Ele foi pioneiro na implementação de uma educação voltada para a formação integral do indivíduo, influenciado pelos ideais da ______________ , movimento que defendia uma pedagogia ativa, centrada no aluno e nas necessidades da sociedade.
Alternativas
Q3171557 Pedagogia
Sobre os tipos de conhecimento, analise cada enunciado abaixo:

I – O conhecimento é construído pelo sujeito por meio de interações com diferentes objetos e em diferentes situações.
II – O conhecimento físico é o conhecimento adquirido de forma arbitrária, por meio de convenções sociais.
III – Os conhecimentos são construídos de forma segregada, em que se observa um determinado tipo de conhecimento em cada situação.
IV – O conhecimento lógico-matemático refere-se especificamente aos problemas que possuem maior complexidade.
Alternativas
Q3166324 Pedagogia
Sobre o papel da educação para a formação ética dos seres humanos, Cortina (2003, p.113) entende que a educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e sua capacidade de universalização, que deve ser exercida dialogicamente, pois, dessa maneira, elas poderão ajudar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social. Portanto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3164752 Pedagogia
O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para a autonomia.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2002, p. 9.

A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
Alternativas
Q3164747 Pedagogia
Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.

Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Alternativas
Q3164094 Pedagogia
O senso comum pedagógico manifesta um entendimento idealista do que seja o conhecimento. É como se o conhecimento não tivesse história e não contivesse acertos e erros. O que se diz é assumido, como se sempre tivesse sido assim. No entanto, o conhecimento tem história, está eivado de desvios por interesses de uns ou de outros. Nasceu e continua nascendo de um determinado momento no tempo e terá uma duração.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 2021, p. 128 (adaptado).

Contrariando essa posição idealista descrita no início do texto acima, e assumindo uma perspectiva crítica, na contramão do senso comum pedagógico, pode-se inferir que o conhecimento 
Alternativas
Q3164068 Pedagogia
Os professores Saviani (1997) e Libâneo (2017) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Revelam que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico.
São elas:
Alternativas
Q3163900 Pedagogia
A infância é vista como uma fase negativa, que deve correr, sim, mas que deve passar. Deve terminar para dar espaço para o aparecimento do adulto enquanto antítese da criança. A infância, nessa acepção, é a época da rebeldia, e então a criança deve ser conduzida da heteronomia à autonomia por meio de regras exteriores, postas pelo adulto. A autonomia e a individualidade nascem de “fora para dentro”. (...) A finalidade da educação é fazer com que a fase negativa da infância passe brevemente e possibilite ao homem surgir a partir das regras do homem (adulto) sobre o homem (a criança) – ou seja, que o homem possa vir a surgir da criança, negando-a.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021, p. 19.

Essa perspectiva acerca da infância possui uma ligação com determinada filosofia da educação, a partir da qual extrai suas premissas elementares.

Assinale a opção que a identifica corretamente.
Alternativas
Q3162526 Pedagogia
A filosofia da educação reflete sobre os propósitos e valores da prática educativa. De acordo com a filosofia de Paulo Freire, a educação deve: 
Alternativas
Q3155168 Pedagogia
A epistemologia aplicada à prática docente revela uma relação complexa entre o professor, o conhecimento e o contexto educacional. Essa relação não se dá de forma estática, mas se constrói a partir de um processo contínuo de reflexão e adaptação. Nesse sentido, o professor deve estar atento à maneira como os saberes são integrados em sua prática e como eles dialogam com a realidade vivida na sala de aula. Com base nessa abordagem epistemológica, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3155047 Pedagogia
Considerando que um professor observa uma disparidade significativa no desempenho dos alunos em avaliações, indicando a necessidade de uma revisão em sua abordagem avaliativa, a estratégia mais apropriada que ele deverá implementar para atender a essa diversidade de aprendizagem é:
Alternativas
Q3133481 Pedagogia
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

“O homem é a única criatura que precisa ser educada.” (KANT, 1996, p. 441). É dessa forma que Kant começa o seu texto intitulado Sobre a Pedagogia. O filósofo discorre que em geral os seres são determinados pelo instinto. Por sua vez, o homem cria e recria valores.
(O Conceito de Iluminismo em Kant e sua implicação com a moralidade e a política; Carlos Weinman; Unoesc & Ciência - ACHS Joaçaba, v. 6, n. 2, p. 201- 212, jul./dez. 2015) 
Alternativas
Q3133480 Pedagogia
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:
A história humana mistura-se a busca pela verdade. Nos mais diversos tempos e por inúmeros meios se defendeu possuí-la. Essa busca também foi a de Descartes (1596-1650), através da constituição de um método.
(Revista Teias, RENÉ DESCARTES: sua contribuição para a ciência moderna e o impacto das suas ideias na educação; 2022, 343/345)

I. É possível perceber a contribuição de Descartes na fundamentação do sistema científico moderno e o impacto de suas ideias na educação

II. Descartes não se dedicou a tecer reflexões diretas para o sistema escolar, contudo, apregoam ao seu método a base para do fragmentação do conhecimento e do ensino, mas foi verificado que em sua teoria e método não há fundamento para a separação das partes sem que haja também a junção dessas partes ao todo, concluindo-se, portanto, que a fragmentação da ciência e do ensino não tem fundamento direto no método cartesiano

III. Para Descartes, o conhecimento deve ser produzido a partir da minuciosa investigação do objeto que está sendo estudado. Aqui é importante destacar que essa ideia traz as características da compreensão do modo de se chegar à verdade proposto por Parmênides no diálogo com a deusa, partindo do princípio da razão e examinando as coisas.

IV. A concepção metodológica de Descartes consiste no desejo de estabelecer um método que seja capaz de ser aplicado em todas as ciências e que possibilite, em primeiro lugar, a ele próprio, e aos demais, alcançara verdade, desfazendo-se, inclusive, de tudo aquilo que outrora fora dado como verdade pelo sistema vigente, mas que, na sua concepção, não se sustentava.


A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3133414 Pedagogia
Paulo Freire é um dos principais expoentes da tendência pedagógica libertadora, que enfatiza a conscientização e a emancipação dos educandos através do diálogo e da problematização de suas realidades sociais. Sabendo disso, assinale a alternativa que NÃO reflete um pressuposto fundamental do trabalho de Paulo Freire. 
Alternativas
Q3133233 Pedagogia
A metodologia no ensino de filosofia, especialmente no contexto prático, envolve estratégias que buscam não apenas a transmissão de conteúdos teóricos, mas também a promoção de habilidades críticas, reflexivas e argumentativas nos alunos. Essa abordagem prática se distancia de um ensino meramente expositivo, em que o professor apresenta teorias e conceitos, e envolve o estudante como sujeito ativo no processo de aprendizagem (POMBO, 2006).

A metodologia prática do ensino de filosofia:
Alternativas
Q3133082 Pedagogia
As diretrizes para o ensino da Filosofia enfatizam a necessidade de que os conteúdos abordados na disciplina sejam não apenas diversificados, mas também contextualizados. Essa abordagem visa promover uma compreensão ampla e aprofundada das questões filosóficas, levando em consideração as realidades sociais, culturais e históricas em que os alunos estão inseridos (BRASIL, 2006).
Com base sobre a diversificação e a contextualização no ensino da Filosofia, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3133081 Pedagogia
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino da disciplina de Filosofia são um conjunto de orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação do Brasil, com o objetivo de promover uma formação filosófica que estimule o pensamento crítico, a reflexão ética e a compreensão do papel da filosofia na construção do conhecimento. Essas diretrizes foram formuladas para serem aplicadas em todos os níveis de ensino, desde a educação básica até o ensino superior, buscando integrar a filosofia ao currículo de maneira interdisciplinar e contextualizada (BRASIL, 2006).
Com base nas diretrizes para o ensino da Filosofia, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3133063 Pedagogia
Se utilizarmos enunciações como uma espécie de ideias reguladoras do ensino de Filosofia, a reflexão sobre que metodologia empregar em um curso de Filosofia ou em uma situação de aula adquire uma significação diferente. Já não será possível pensar em uma didática da Filosofia (como uma técnica de aplicação) independentemente das decisões filosóficas que o professor adote, posto que o quê ensinar aparecerá sempre entrelaçado com o como fazê-lo, e vice-versa (CERLETTI, 2004, p. 36).
De acordo com o texto, o ensino de Filosofia exige uma reflexão sobre a metodologia empregada.
Qual das alternativas interpreta essa ideia? 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: B
6: B
7: A
8: D
9: D
10: A
11: B
12: C
13: C
14: B
15: A
16: D
17: D
18: A
19: B
20: D