Questões de Concurso
Sobre lei nº 10.639 de 2003 - obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira" em pedagogia
Foram encontradas 358 questões
( ) A Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras.
( ) Esse documento tem como foco principal a inclusão de conteúdos sobre a escravidão no Brasil.
( ) A educação quilombola é um dos temas abordados nessas diretrizes, visando reconhecer e fortalecer a identidade e os direitos das comunidades quilombolas.
( ) O combate ao racismo e a promoção da diversidade devem ser incorporados ao currículo escolar e às práticas pedagógicas, conforme orientações da Lei.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Resolução n.º 1/2004, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
O parágrafo 3º do artigo acima referenciado define que o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial:
( ) Deve acontecer por meio de projetos pedagógicos extracurriculares e atividades sobre datas com significado histórico e político, com vistas à reestruturação das pedagogias étnico−raciais.
( ) Precisa destacar o jeito próprio de ser, viver e pensar manifestado tanto no dia a dia quanto em celebrações como congadas, moçambiques, ensaios, maracatus, rodas de samba, entre outras.
( ) Deve abranger iniciativas e organizações negras, incluindo a história dos quilombos, a começar pelo de Palmares, e de remanescentes de quilombos, que têm contribuído para o desenvolvimento de comunidades, bairros, localidades, municípios e regiões.
I. A Geografia contribui para o estudo da diáspora africana ao abordar os fluxos migratórios históricos e contemporâneos.
II. O estudo do espaço geográfico africano limita-se aos aspectos físicos do continente.
III. A análise das comunidades quilombolas no território brasileiro integra a perspectiva geográfica da cultura afro-brasileira.
IV. A cartografia histórica pode ser utilizada para compreender a distribuição espacial da população negra no Brasil.
Está correto o que se afirma em:
"A educação para a diversidade assume um papel central na formação de cidadãos conscientes e capazes de conviver com as diferenças. A Lei 10.639/2003, por exemplo, determina a inclusão da história e cultura afrobrasileira e africana no currículo escolar, enquanto a Lei 11.645/2008 amplia essa obrigatoriedade para a cultura indígena. Além disso, o reconhecimento da pluralidade étnico-racial e de gênero exige práticas pedagógicas que assegurem a equidade no ambiente educacional."
Com base no texto, é correto afirmar que:
Considere as afirmativas relacionadas a melhor forma de incorporar o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas aulas de Educação Física. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)Realizar aulas de capoeira de forma esporádica, focando apenas nos aspectos técnicos e na realização de apresentações dos componentes da luta em momentos sociais na escola e na comunidade em geral.
(__)Apresentar aos alunos vídeos sobre a história da escravidão no Brasil, sem promover discussões ou reflexões sobre o tema, que deve ser realizada de forma interdisciplinar apenas nas aulas de história, promovendo o ensino da cultura afro-brasileira nas datas comemorativas, como o Dia da Consciência Negra, evitando abordar o tema de forma aprofundada durante o ano letivo.
(__)Desenvolver projetos que explorem as diversas manifestações culturais afro-brasileiras, como dança, música e jogos, promovendo a valorização da diversidade e a construção de conhecimentos históricos e sociais.
Assinale a alternativa com a sequência correta.