Questões de Concurso Sobre lei nº 10.639 de 2003 - obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira" em pedagogia

Foram encontradas 315 questões

Q3112145 Pedagogia
A legislação vigente determina que os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de:

I- Educação artística.
II- Sociologia.
III- Filosofia.
IV- Literatura.
V- História.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3111968 Pedagogia
A inclusão obrigatória da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nos currículos da educação básica, é importante porque:

I. Acolhe exclusivamente às demandas de grupos ativistas.
II. Atende a uma exigência formal, sem impacto real na formação dos alunos.
III. Fortalece a identidade dos alunos afrodescendentes, promovendo autoestima.
IV. Estimula os alunos para uma reflexão crítica sobre as relações raciais e as desigualdades.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3108100 Pedagogia
“Atualmente, há leis que asseguram a obrigatoriedade do ensino da cultura e história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. A lei 10.639 foi sancionada em 2003 e institui o ensino da cultura e história afro-brasileiras e africanas e a lei 11.645 complementa a lei 10.639 ao acrescentar o ensino da cultura e história indígenas. Ambas alteram a lei 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”.
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-ecultura-africana-e-indigena-nas-escolas. Acesso em: 24 nov. 2024.
Acerca desse tema, têm-se observado que: 
Alternativas
Q3108099 Pedagogia
“Ao completar 20 anos (2023), a Lei 10.639 (sancionada em 2003) marca uma série de políticas públicas voltadas à valorização da África, das lutas de africanos e seus descendentes no Brasil, da cultura negra brasileira e da presença do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro no país por meio da educação”.
Disponível em: https://lunetas.com.br/lei-10639-como-andao-ensino-de-historia-afro-brasileira-em-sala-de-aula/. Acesso em: 24 nov. 2024.

Segundo especialistas, no que se refere ao ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, um dos desafios enfrentados é a: 
Alternativas
Q3102606 Pedagogia
Com base na Lei Federal nº 11.645/08 que estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura AfroBrasileira e Indígena”, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3099546 Pedagogia
A Lei nº 10.639/03 obriga as escolas de ensino fundamental e médio a ensinarem sobre história e cultura afro-brasileira. O conteúdo programático deve incluir o estudo da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura afro-brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Essa lei, como outras iniciativas, busca:
Alternativas
Q3075730 Pedagogia
A implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, tem sido um desafio para muitos educadores. A resistência e as dificuldades encontradas no processo de implementação dessa lei podem ser atribuídas a:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FACTO Órgão: IF-ES Prova: FACTO - 2022 - IF-ES - Pedagogo - Área |
Q3074326 Pedagogia
Leia o fragmento da composição de Bia Ferreira (2017) “Cota não é esmola”, e responda à questão que se segue. 
(...)  E os amigos que riem dela todo dia  Riem mais e a humilham mais  O que você faria?    Ela cansou da humilhação e não quer mais escola  E no natal ela chorou, porque não ganhou uma bola  O tempo foi passando e ela foi crescendo  Agora lá na rua ela é a preta do suvaco fedorento  Que alisa o cabelo pra se sentir aceita  Mas não adianta nada, todo mundo a rejeita    Agora ela cresceu, quer muito estudar  Termina a escola, a apostila, ainda tem vestibular  E a boca seca, seca, nem um cuspe  Vai pagar a faculdade, porque preto e pobre não vai pra USP  Foi o que disse a professora que ensinava lá na escola  Que todos são iguais e que cota é esmola    Cansada de esmolas e sem o dim da faculdade  Ela ainda acorda cedo e limpa três apê no centro da cidade  Experimenta nascer preto, pobre na comunidade  Cê vai ver como são diferentes as oportunidades    E nem venha me dizer que isso é vitimismo  Não bota a culpa em mim pra encobrir o seu racismo!
(Fonte: https://www.letras.mus.br/bia-ferreira/cota-nao-esmola/) 
Uma das conquistas da luta dos povos negros e indígenas no Brasil foi a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei nº 11.645, de 2008, que estabeleceu a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”. Com base nessa alteração, analise as afirmativas a seguir para responder à questão.
I. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
II. O conteúdo programático do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
III. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação religiosa e de língua portuguesa.  
Sobre as afirmativas acima:  
Alternativas
Q3067970 Pedagogia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes conceitos às suas respectivas definições.
Coluna 1
1. Africanidade. 2. Afrodescendente. 3. Ancestralidade.

Coluna 2
( ) Refere-se àqueles(as) que são descendentes de africanos(as) na diáspora e é usado como correlato de negros(as) em países como o Brasil. ( ) Vincula-se à memória e ao contínuo civilizatório africano, com os ancestrais orientando e sustentando a vida comunitária. ( ) Refere-se ao reconhecimento de uma identidade negra, calcada nos valores socioculturais e coletivos do continente africano.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3057002 Pedagogia
“Todos os desafios da educação contemporânea atravessam o espaço escolar. Não existe a escola e o mundo. O mundo atravessa a escola.”
Viviane Mosé, filósofa. 

Considerando essa afirmação, julgue o item.


O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena é obrigatório no ensino fundamental.

Alternativas
Q3052045 Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir sobre os objetivos da Lei nº 11.645/2008, que determina a inclusão do tema História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da rede de ensino.

I. Valorizar esses grupos ao destacar suas contribuições para a diversidade cultural brasileira, reconhecer suas atuações na história do país, apresentando exemplos de figuras que foram negligenciadas nos relatos históricos.

II. Hierarquizar os diferentes saberes que coexistem no território nacional e que são elementos constitutivos da cultura brasileira, de acordo com os princípios de um Estado pluriétnico.

III. Representar grupos historicamente subalternizados como vítimas, focando na violência que sofreram e continuam a sofrer, especialmente em datas comemorativas como o Dia da Consciência Negra e o Dia do índio.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3051085 Pedagogia
A Lei nº 11.645/2008, como forma de enriquecer o ensino regular brasileiro por meio da consideração de nossa diversidade cultural, estabelece 
Alternativas
Q3048165 Pedagogia
A Lei nº 10.639/2003 representou um marco na busca por uma educação mais inclusiva e consciente da diversidade étnica presente na sociedade brasileira e sua implementação gerou uma série de ações do governo brasileiro.
A respeito de seu processo de implementação nas últimas duas décadas, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3047296 Pedagogia
Com relação à Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, analise as afirmativas a seguir.

I. A história da população negra deve ser pensada de maneira apartada da história nacional brasileira, que diz respeito a outras raízes étnico-culturais.

II. As disciplinas que devem ser modificadas pela lei são a educação artística, a literatura e a história, além da criação de uma disciplina específica sobre o tema.

III. Deve ter efeito tanto nas instituições públicas quanto nas instituições privadas de ensino, garantindo que todos os públicos tenham uma formação diversificada.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3037336 Pedagogia

De acordo com o Art. 26-A da Lei nº 10.639-2003, Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá:


I. O estudo da História da África e dos Africanos.

II. A luta dos negros no Brasil.

III. A cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q3036286 Pedagogia
A educação brasileira deparou-se diante de alguns avanços e desafios ao implantar a Lei 11.645/08, que altera a Lei 9.394/96, no art. 26-A, determinando que, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história da cultura afro-brasileira e indígena.

Marque a alternativa que contém apenas as afirmações CORRETAS sobre esses avanços.
I. Aumento no desenvolvimento de projetos pedagógicos que abordam as temáticas propostas. II. Formação adequada dos professores para ensinar as temáticas propostas pela lei. III. Ampliação na produção de materiais didáticos que contemplam essas temáticas. IV. A modificação de sua matriz monocultural para considerar a riqueza e a contribuição da diversidade.
Alternativas
Q3030151 Pedagogia
No § 3° do Art. 3° da Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, o ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, na Educação Básica, refere-se aos componentes curriculares de: 
Alternativas
Q3015606 Pedagogia
De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é possível afirmar que se faz papel do professor:
Alternativas
Q3008631 Pedagogia
Sobre identidade e alteridade, analise as afirmativas sobre as principais ações para o sistema de ensino municipal em relação as diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
I. Apoiar as escolas para implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. II. Orientar as equipes gestoras e técnicas das secretarias de educação para a implementação das leis 10.639/03 e Lei 11.645/08. III. Realizar consultas junto às escolas, gerando relatório anual a respeito das ações de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicoraciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. IV. Criar equipes técnicas permanentes para os assuntos relacionados à diversidade, incluindo a educação das relações étnicoraciais. V. Participar dos fóruns de educação e diversidade étnico-racial.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2998678 Pedagogia
De acordo com a Lei nº 10.639/2003 nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particula res, torna-se obrigatório o ensino sobre uma disciplina muito importante para o Brasil, onde o conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Em relação ao texto, assinale a alternativa que apresenta a disciplina que se tornou obrigatória ao ensino fundamental e médio, nas escolas oficiais e particulares.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: E
6: B
7: D
8: D
9: D
10: C
11: A
12: D
13: A
14: C
15: C
16: E
17: E
18: B
19: C
20: B