Questões de Concurso
Sobre paulo freire em pedagogia
Foram encontradas 940 questões
Inspirada no movimento escolanovista e nas práticas de alfabetização de Paulo Freire, uma concepção humanista de educação difundida pela Igreja Católica emergiu no país ao longo dos anos 60 do século XX.
I- Paulo Freire defende que a educação deve ser um ato de diálogo, no qual alunos, professores e famílias participam ativamente da construção do conhecimento.
II- As estratégias de aprendizagem devem ser unilaterais, com o professor sempre atuando como transmissor de informações, enquanto os alunos são meros receptores passivos.
III- Segundo Freire, a conscientização dos alunos sobre as suas próprias experiências e contextos sociais é fundamental para o desenvolvimento de práticas educativas eficazes.
IV- A interação entre alunos, professores e famílias é irrelevante para a construção de estratégias de aprendizagem, pois o foco deve estar apenas no conteúdo curricular.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
I- A EJA deve ser um processo de ensino-aprendizagem que valoriza as experiências de vida dos alunos, promovendo um diálogo crítico e reflexivo.
II- A educação, segundo Freire, é um ato de dominação que deve ser imposto aos educandos para que se adaptem à sociedade.
III- A prática da EJA deve considerar a realidade social e cultural dos alunos, promovendo a conscientização e a ação transformadora.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Leia o excerto a seguir.
Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Unesp, 2001, p. 96.
São preceitos fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
Considerando as concepções do autor, apresentadas no fragmento, o sujeito aprende para se:
(QUINO, 2003, p. 68)
Considerando os saberes necessários à prática educativa, indicados por Freire (1996), e sua relação com o exposto no fragmento, assinale a alternativa INCORRETA.
I. tem como teórico de referência o célebre educador Paulo Freire.
II. tem por intencionalidade fazer com que o aluno se adeque, por meio dos reforços comportamentais, às normas culturais e morais da sociedade.
III. considera o estudante como uma folha em branco, onde o conhecimento é escrito pelo docente.
A sequência correta está na alternativa:
( ) É exposto no texto que Freire é categórico ao afirmar que a superação de nossa inexperiência democrática é exclusivamente um problema de Educação e somente a uma constituição de uma educação autêntica e orgânica poderá mudar nossa sociedade.
( ) No texto, o autor expõe que Freire faz críticas à falta de organicidade da escola brasileira em relação às condições sociais, políticas e culturais e expõe tratar-se de uma questão superada no contexto atual. O autor defende ainda a necessidade dos cursos de formação de professores se atentarem aos processos de alfabetização.
( ) Para o autor, Freire conseguiu sustentar com rigor teórico a sua utopia, compreendida não como impossibilidade, mas como inconformismo com o real e como projeto, e estava ciente quanto à “dramaticidade” que a indeterminação histórica e as lutas de forças encerram.
( ) Tendo Freire como referência, o autor aponta que não se constituiu no povo brasileiro uma consciência de grupo, pelo contrário, as condições histórico-culturais da formação do país produziram disposições individualistas ainda arraigadas nas consciências e manifestas nas atitudes dos membros de nossa sociedade.
Assinale a sequência correta.
Não se adequa às concepções educativas desse educador:
A tendência pedagógica libertadora, inspirada em Paulo Freire, enfatiza a importância do diálogo e da problematização na prática escolar. Essa tendência considera que o papel do professor deve ser apenas de facilitador, evitando qualquer intervenção que possa direcionar o pensamento crítico dos alunos, a fim de garantir a autonomia total do aprendiz.