Questões de Concurso
Sobre organizações na psicologia em psicologia
Foram encontradas 204 questões
O mundo do trabalho compreende a atividade humana do trabalho, incluindo fenômenos, ambientes e relações. Ele representa uma importante engrenagem na sociedade, afinal o trabalho e seus adendos reúnem a maior parte da atividade humana. Acerca do trabalho, do seu contexto e das organizações em que ele ocorre, julgue o item a seguir.
A estrutura organizacional na administração pública se refere
à forma escolhida para alocar o seu capital humano.
( ) A atuação de psicólogos em organizações tem-se caracterizado, nas últimas décadas, por aumento do formato na forma de serviço terceirizado (consultoria externa).
( ) Aplicação de testes psicológicos, como suporte ao psicodiagnóstico, bem como avaliação de desempenho e diagnóstico organizacional têm figurado como as atividades com maior incidência de exercício por parte de psicólogos nas organizações.
( ) Em suas práticas nas organizações, psicólogos organizacionais adotam geralmente apenas uma abordagem teórico-metodológica como suporte à sua atuação, prevalecendo, nos dias atuais, os arcabouços da corrente sócio-histórica.
( ) Embora seja uma realidade atualmente, no Brasil, o exercício profissional de psicólogos em mais de uma área de atuação, simultaneamente, a área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) é aquela para a qual esses profissionais se decidam mais exclusivamente, sem combiná-la com outras.
( ) Consoante com a finalidade de compreender as dinâmicas psicossociais dos contextos das organizações de trabalho, devidamente consideradas as transformações do/no universo laboral, a intervenção de psicólogos nesses contextos tende a focar no nível do indivíduo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
O conhecimento constitui um dos elementos que fazem alguém deter poder na organização, desde que esse conhecimento seja considerado importante, necessário e insubstituível por outros membros.
Um dos atores dos jogos de poder nas organizações é o influenciador, cujo comportamento se caracteriza por evitar investimento de tempo, energia e habilidades para afetar os resultados organizacionais, uma vez que ele atinge esse objetivo por outros meios.
As coalisões internas e externas são sistemas de influência formados por indivíduos de dentro e de fora da organização, congregados com base no seu interesse (compartilhado ou não) de exercer poder sobre a organização, seu funcionamento ou suas metas.
Existe uma relação direta entre o grau de complexidade e o grau de formalização de uma estrutura organizacional.
Considerando a situação hipotética acima, julgue o item que se segue.
O mecanismo utilizado pela fundadora para resolver a situação ilustrada foi a descentralização.
O modelo sistêmico de análise do trabalho e das organizações possui duas vertentes: uma originária na física ou informática e outra, mais orgânica, originária na biologia.