Questões de Comércio Internacional (Exterior) - Estrutura do Comércio Exterior Brasileiro para Concurso

Foram encontradas 352 questões

Q3050272 Comércio Internacional (Exterior)

Das diversas competências das Agências de Crédito à Exportação, no Brasil, NÃO compete a elas a seguinte função: 

Alternativas
Q3014597 Comércio Internacional (Exterior)
Após definidas as características do produto que se deseja exportar, bem como os segmentos e mercados de interesse, a empresa que visa adentrar o comércio exterior deve
Alternativas
Q3014588 Comércio Internacional (Exterior)
No que se refere ao despachante aduaneiro, profissional que faz parte dos prestadores de serviços envolvidos no comércio exterior, assinale a opção correta.
Alternativas
Q3014583 Comércio Internacional (Exterior)
Assinale a opção correta acerca das ações de promoção comercial das exportações brasileiras. 
Alternativas
Q3014581 Comércio Internacional (Exterior)
Uma exportadora brasileira iniciante, focada em realizar a formação de preço competitivo para seus produtos, está, atualmente, avaliando as despesas relacionadas à exportação, tais como seguro, frete internacional e embalagens específicas.
Nessa situação hipotética, a empresa exportadora está analisando
Alternativas
Q3014576 Comércio Internacional (Exterior)
Assinale a opção correta a respeito da exportação indireta.
Alternativas
Q2511530 Comércio Internacional (Exterior)
Barreiras não tarifárias são restrições comerciais que não envolvem tributação sobre a importação ou exportação de produtos. No setor agropecuário, as barreiras não tarifárias têm sido um obstáculo significativo para o comércio internacional de produtos agrícolas.
Considerando esse contexto, observe as seguintes restrições:
I. regulamentações sanitárias e fitossanitárias: II. quotas de importação: III. requisitos de certificação e rotulagem: IV. subsídios agrícolas: V. tarifas de contingenciamento
São consideradas barreiras não tarifárias diretas ou indiretas
Alternativas
Q2510957 Comércio Internacional (Exterior)
O controle sobre os preços de transferência tem por objetivo evitar a alocação indevida de receitas e despesas, em razão dos diferentes tratamentos tributários existentes no cenário internacional.
Sobre os preços de transferência no Brasil, de acordo com a legislação em vigor, avalie as se afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O controle sobre preços de transferência pode ser exercido nos casos de relação comercial ou financeira entre duas ou mais partes relacionadas.
( ) O controle sobre preços de transferência não alcança as operações com bens intangíveis, dada a impossibilidade de valoração desses bens.
( ) Os ajustes que devem ser realizados nas bases de cálculo do IRPJ e da CSLL decorrem da seleção do método mais apropriado, entre os previstos na legislação.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2495696 Comércio Internacional (Exterior)
De acordo com o art. 20 (inciso III), do Decreto nº 11.427 de 2 de março de 2023, é correto afirmar sobre a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) que:
Alternativas
Q2495695 Comércio Internacional (Exterior)
O regime aduaneiro especial, considerado um incentivo à exportação, que pode ser aplicado nas modalidades Suspensão, Restituição e Isenção, cujos atos concessórios poderão ser deferidos, a critério da Secretaria de Comércio Exterior, levando-se em conta a agregação de valor e o resultado da operação, denomina-se: 
Alternativas
Q2495691 Comércio Internacional (Exterior)
O descumprimento do regime de exportação temporária, com vencimento do prazo de vigência do regime sem que haja sido requerida a sua prorrogação ou adotada uma das providências previstas para sua extinção, quer seja a reimportação ou a exportação definitiva, enseja: 
Alternativas
Q2495686 Comércio Internacional (Exterior)
Segundo o art. 675 do Regulamento Aduaneiro, Decreto nº 6.759/2009, as infrações estão sujeitas às seguintes penalidades, aplicáveis separada ou cumulativamente (Decreto-Lei nº 37, de 1966, art. 96; Decreto-Lei nº 1.455, de 1976, arts. 23, § 1º, com a redação dada pela Lei nº 10.637, de 2002, art. 59, e 24; Lei n o 9.069, de 1995, art. 65, § 3o ; e Lei nº 10.833, de 2003, art. 76): 
Alternativas
Q2495685 Comércio Internacional (Exterior)
Em regra, os regimes aduaneiros especiais de exportação temporária e exportação temporária para aperfeiçoamento passivo serão concedidos à:
Alternativas
Q2495681 Comércio Internacional (Exterior)
No Brasil a habilitação de exportadores, importadores, despachantes, ajudantes de despachante, depositários, agentes de carga, operadores portuários, transportadores e pessoas físicas é competência exclusiva do(a):
Alternativas
Q2440869 Comércio Internacional (Exterior)
No que concerne aos macrofatores para as exportações brasileiras, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2440868 Comércio Internacional (Exterior)
No que se refere às exportações brasileiras, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2440854 Comércio Internacional (Exterior)
O processo de internacionalização é um estágio complexo alcançado por empresas que reúnem ativos no exterior. No que se refere à estratégia de atuação organizacional de tais empresas, assinale a opção em que são corretamente apresentados os modelos comumente adotados relativos à cultura organizacional no comércio exterior. 
Alternativas
Q2438325 Comércio Internacional (Exterior)

Leia o trecho a seguir: 



O planejamento da movimentação de mercadorias e até mesmo serviços deve obedecer a práticas amplamente utilizadas em empresas de logística / logística integrada. As fronteiras físicas atualmente não existem mais, as empresas têm que entender que o mercado é global, e seus serviços e produtos transpõem fronteiras entre países. Um modelo importante para o desenvolvimento das exportações, conhecido por ______ é um regime aduaneiro especial (existente no Brasil), que permite a suspensão ou eliminação de alguns tributos, incidentes na aquisição de insumos empregados na industrialização de produtos que serão exportados depois de produzidos. 



Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFPR Órgão: IF-PR Prova: UFPR - 2023 - IF-PR - Comércio Exterior |
Q2182525 Comércio Internacional (Exterior)
Os canais de distribuição contribuem para tornar a empresa mais competitiva. Trata-se de um acordo comercial para criar um fluxo de produtos entre produção e venda, ou seja, é a maneira como a empresa disponibiliza os seus produtos aos clientes. Para isso, temos algumas cadeias de instituições ou organizações envolvidas em diversas atividades: compra, transporte, armazenamento, classificação e/ou ordenação. A escolha entre as formas de distribuição de produtos depende das características do negócio e podem se dar das seguintes maneiras:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFPR Órgão: IF-PR Prova: UFPR - 2023 - IF-PR - Comércio Exterior |
Q2182524 Comércio Internacional (Exterior)
A globalização fez crescer a competitividade e, nesse ambiente, a logística tem um papel fundamental para garantir novos modelos de gestão e de processos como compra, armazenamento e distribuição das mercadorias. Quando o assunto é mercado externo, cuidar da logística internacional pode ser decisivo para a presença e expansão do negócio. O grande desafio é reduzir custos com essas operações para garantir maior competitividade. Assinale a alternativa que apresenta formas de reduzir custos logísticos.
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: B
5: A
6: B
7: B
8: B
9: A
10: C
11: A
12: C
13: A
14: B
15: A
16: B
17: C
18: D
19: C
20: E