Questões de Serviço Social - Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente - Proteção a Família para Concurso

Foram encontradas 3.264 questões

Q3078773 Serviço Social
Dentre as formas elencadas, na Lei Maria da Penha, de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência moral, que é entendida como:
Alternativas
Q3074698 Serviço Social
A família é a instituição em que se encontram as pessoas demandantes de cuidados e, também, os cuidadores, sejam eles remunerados ou não. A demanda de cuidados se dá em função do momento no ciclo de vida das pessoas, das suas situações individuais, bem como de suas condições socioeconômicas, e assim também se comporta a oferta de cuidadores. É dentro da família o locus em que se decide quem vai trabalhar nas atividades econômicas e quem fica para cuidar dos membros dependentes. O contrato social tradicional e intergeracional, explícito na Constituição Federal de 1988 (CF/1988), atribui às famílias – onde se lê mulheres – a grande responsabilidade por atividades de cuidado. O art. 230 explicita que os pais devem cuidar dos filhos e estes dos pais na velhice. (Camarano, 2023, p.137)

Sobre o tema Famílias e Cuidado, analise as afirmações e marque a alternativa correspondente:
I - A diversidade das famílias brasileiras faz elas lidarem de maneiras distintas com os efeitos das várias “crises”, que vão desde a dos jovens, do envelhecimento, da pobreza e do déficit de cuidado até a gerada pela recente pandemia provocada pelo vírus da covid-19. A forma de lidar com elas depende dos recursos humanos, financeiros e de tempo disponíveis dentro de cada arranjo familiar. As mudanças nas famílias dificultam a manutenção dos contratos familiares intergeracionais, que o Estado não pode ignorar.
II - As famílias de maior poder aquisitivo repassam para o mercado privado a função de cuidar. Muitas vezes, delega-se a responsabilidade às empregadas domésticas, aos cuidadores remunerados, às creches e/ou às instituições residenciais de cuidado, e, ainda que em menor escala, ao Estado.
III - As famílias com crianças e adolescentes têm mais dificuldades no enfrentamento às crises, em razão de terem menos indivíduos com disponibilidade para trabalhar e obter renda. Isto se acentua nos arranjos monoparentais femininos, cujas chefes são, muitas vezes, as únicas pessoas responsáveis tanto economicamente quanto emocionalmente para cuidar de seus filhos. Soma-se a isso o fato de essas mulheres estarem superrepresentadas em empregos de baixa remuneração.
Alternativas
Q3074691 Serviço Social
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:

I - A GARANTIA DE PRIORIDADE.
II - DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS.
III - DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO.

( ) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
( ) À liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
( ) Far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
( ) Criação e manutenção de programas específicos, observada a descentralização político-administrativa.
( ) A proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
( ) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
Alternativas
Q3073736 Serviço Social
Sobre a atuação do Serviço Social junto às famílias, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3070015 Serviço Social

Sobre as análises de Pereira-Pereira (2004), assinale a alternativa CORRETA.


I- A família vem sendo pensada pelos mentores das políticas públicas contemporâneas como um dos seus recursos privilegiados.


II- A família tem caráter contraditório, visto que no seu interior não há somente cuidado e consensos, mas também tensões e dissensões.


III- A família é um locus privilegiado de solidariedades, no qual os indivíduos podem encontrar refúgio contra o desamparo e a insegurança da existência.


Assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Q3068663 Serviço Social
A matriz que aborda a exploração sexual representa uma dimensão estratégica do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, organizada em eixos distintos, sendo eles:
I.Negligência. II.Atendimento. III.Defesa e Responsabilização. IV.Protagonismo e Mobilização Social. V.Estudos e Pesquisas.
Fonte: https://www.gov.br/participamaisbrasil/planevcamatriz-02-exploracao-sexual
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3068662 Serviço Social
Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos objetivos do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Alternativas
Q3068501 Serviço Social
A atuação do Assistente Social em casos de violência doméstica é fundamental para apoiar e proteger as vítimas, bem como para prevenir a ocorrência de futuros casos. Nesse contexto, analise a afirmativas abaixo:
I.Os assistentes sociais não devem oferecer nenhum tipo de apoio emocional para vítimas expressarem seus sentimentos e lidarem com o trauma da violência doméstica.
II.Os assistentes sociais devem avaliar o risco de vítimas de violência doméstica, considerando histórico de abuso, contexto familiar e outros fatores para determinar a necessidade de intervenção imediata.
III.Os assistentes sociais devem encaminhar as vítimas aos serviços e recursos essenciais, como abrigos de emergência, assistência jurídica, serviços de saúde mental, programas de habitação e assistência financeira, conforme as necessidades da vítima.

É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3066230 Serviço Social
Analise as informações e os dados apresentados a seguir para responder a esta questão.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023), publicado pelo Andes – Sindicato Nacional (2023). Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/crescem-casos-de-violencias-contra-mulheres-criancas-e-adolescentes-nobrasil1/page:2/sort:Conteudo.created/direction:DESC. Acesso em: 20 jan. 2024.

A análise permite-nos inferir que 
Alternativas
Q3065694 Serviço Social
A atuação do assistente social com crianças e adolescentes no Sistema de Garantia de Direitos tem como foco: 
Alternativas
Q3065230 Serviço Social
O Art. 6º da Constituição Federal de 1988 define um conjunto de direitos sociais que têm como objetivo garantir o bem-estar da população e assegurar condições mínimas de dignidade para todos os cidadãos. Esses direitos abrangem diversas esferas da vida social, como a educação, a saúde, a segurança e a moradia, e têm como objetivo proteger principalmente os grupos em situação de vulnerabilidade. Além disso, a Constituição prevê a criação de programas de transferência de renda para brasileiros em situação de vulnerabilidade, como forma de garantir uma renda básica familiar.
Com base no disposto no Art. 6º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3064443 Serviço Social
No que diz respeito ao perfil do(a) coordenador(a) de Casa-Lar, julgue as assertivas a seguir e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. Sua formação mínima deverá ser de nível superior completo. Todavia, aos concluintes de ensino médio é possível assumir a vaga desde que comprove experiência em função congênere.
II. Deverá possuir experiência na área e amplo conhecimento da rede de proteção à infância e juventude, de políticas públicas e da rede de serviços da cidade e região.
III. A regra de 1 profissional para atendimento a até 20 crianças e adolescentes em até 3 casas-lares deverá ser respeitada.
Alternativas
Q3058537 Serviço Social
O Plano Nacional de Políticas para Mulheres vigente (PNPM 2013/2015) foi construído por ocasião da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, fruto da escuta de gestoras de políticas públicas para mulheres e representantes da sociedade civil organizada. No que diz respeito à educação para a igualdade e cidadania, NÃO é correto afirmar que o referido Plano
Alternativas
Q3054160 Serviço Social
Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos nos currículos escolares, tendo como diretriz a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), observada a produção e distribuição de material didático adequado. Esta inclusão curricular deverá ocorrer:
Alternativas
Q3054156 Serviço Social
A emancipação de menores, no Brasil, só poderá ocorrer, quando se tratar, obrigatoriamente, de casos que envolvem maiores de:
Alternativas
Q3054155 Serviço Social
A emancipação de menores é a “maneira através da qual uma pessoa que ainda não atingiu a maioridade consegue ter alguns direitos civis reconhecidos por lei. A forma mais comum de emancipação é por meio da autorização dos pais [...]. Se um não aceitar, a autorização não será concluída no cartório” (Trabalho infantil na agricultura familiar: orientação para produtores. BRASIL, s.d, p. 13). Todos os casos de emancipação dependem de decisão judicial. Além da já citada, outra forma possível para que o(a) jovem possa se emancipar é: 
Alternativas
Q3054151 Serviço Social
Entende-se por família anaparental, aquela formada
Alternativas
Q3054150 Serviço Social
Assevera a Constituição Federal (CF), de 1988, que a família é a base da sociedade e tem especial proteção do Estado. A Carta Magna brasileira assegura, ainda, que, para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. Isto posto, sobre a legalidade da união entre pessoas do mesmo sexo é correto afirmar que
Alternativas
Q3054149 Serviço Social
No que diz respeito ao conceito de feminicídio, qual a categoria analítica capaz de explicar o fenômeno que consiste na morte de uma mulher que está “na linha de fogo”, no mesmo local onde um homem mata ou tenta matar outra mulher? Pode se tratar de uma amiga, uma parente da vítima – mãe, filha – ou de uma mulher estranha que se encontrava no mesmo local onde o agressor atacou a vítima.
Alternativas
Q3054148 Serviço Social
Conforme norma brasileira, o feminicídio é uma das circunstâncias qualificadoras do homicídio. Com efeito, tal crime cometido contra a mulher por razões da condição de sexo feminino poderá levar à pena de reclusão de 12 a 30 anos. Neste prisma, considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: C
5: D
6: E
7: E
8: E
9: E
10: D
11: A
12: C
13: A
14: C
15: C
16: D
17: D
18: A
19: C
20: B