Questões de Serviço Social - Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente - Proteção a Família para Concurso
Foram encontradas 3.264 questões
Sobre o tema Famílias e Cuidado, analise as afirmações e marque a alternativa correspondente:
I - A diversidade das famílias brasileiras faz elas lidarem de maneiras distintas com os efeitos das várias “crises”, que vão desde a dos jovens, do envelhecimento, da pobreza e do déficit de cuidado até a gerada pela recente pandemia provocada pelo vírus da covid-19. A forma de lidar com elas depende dos recursos humanos, financeiros e de tempo disponíveis dentro de cada arranjo familiar. As mudanças nas famílias dificultam a manutenção dos contratos familiares intergeracionais, que o Estado não pode ignorar.
II - As famílias de maior poder aquisitivo repassam para o mercado privado a função de cuidar. Muitas vezes, delega-se a responsabilidade às empregadas domésticas, aos cuidadores remunerados, às creches e/ou às instituições residenciais de cuidado, e, ainda que em menor escala, ao Estado.
III - As famílias com crianças e adolescentes têm mais dificuldades no enfrentamento às crises, em razão de terem menos indivíduos com disponibilidade para trabalhar e obter renda. Isto se acentua nos arranjos monoparentais femininos, cujas chefes são, muitas vezes, as únicas pessoas responsáveis tanto economicamente quanto emocionalmente para cuidar de seus filhos. Soma-se a isso o fato de essas mulheres estarem superrepresentadas em empregos de baixa remuneração.
I - A GARANTIA DE PRIORIDADE.
II - DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS.
III - DA POLÍTICA DE ATENDIMENTO.
( ) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
( ) À liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
( ) Far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
( ) Criação e manutenção de programas específicos, observada a descentralização político-administrativa.
( ) A proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
( ) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
Sobre as análises de Pereira-Pereira (2004), assinale a alternativa CORRETA.
I- A família vem sendo pensada pelos mentores das políticas públicas contemporâneas como um dos seus recursos privilegiados.
II- A família tem caráter contraditório, visto que no seu interior não há somente cuidado e consensos, mas também tensões e dissensões.
III- A família é um locus privilegiado de solidariedades, no qual os indivíduos podem encontrar refúgio contra o desamparo e a insegurança da existência.
Assinale a alternativa CORRETA.
I.Negligência. II.Atendimento. III.Defesa e Responsabilização. IV.Protagonismo e Mobilização Social. V.Estudos e Pesquisas.
Fonte: https://www.gov.br/participamaisbrasil/planevcamatriz-02-exploracao-sexual
É CORRETO o que se afirma em:
I.Os assistentes sociais não devem oferecer nenhum tipo de apoio emocional para vítimas expressarem seus sentimentos e lidarem com o trauma da violência doméstica.
II.Os assistentes sociais devem avaliar o risco de vítimas de violência doméstica, considerando histórico de abuso, contexto familiar e outros fatores para determinar a necessidade de intervenção imediata.
III.Os assistentes sociais devem encaminhar as vítimas aos serviços e recursos essenciais, como abrigos de emergência, assistência jurídica, serviços de saúde mental, programas de habitação e assistência financeira, conforme as necessidades da vítima.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2023), publicado pelo Andes – Sindicato Nacional (2023). Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/crescem-casos-de-violencias-contra-mulheres-criancas-e-adolescentes-nobrasil1/page:2/sort:Conteudo.created/direction:DESC. Acesso em: 20 jan. 2024.
A análise permite-nos inferir que
Com base no disposto no Art. 6º da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
I. Sua formação mínima deverá ser de nível superior completo. Todavia, aos concluintes de ensino médio é possível assumir a vaga desde que comprove experiência em função congênere.
II. Deverá possuir experiência na área e amplo conhecimento da rede de proteção à infância e juventude, de políticas públicas e da rede de serviços da cidade e região.
III. A regra de 1 profissional para atendimento a até 20 crianças e adolescentes em até 3 casas-lares deverá ser respeitada.