Questões de Engenharia de Telecomunicações - Lei n.º 9.472-1997 - Lei Geral de Telecomunicações para Concurso

Foram encontradas 33 questões

Q2525913 Engenharia de Telecomunicações
A Lei nº 9.472/97, conhecida como Lei Geral de Telecomunicações (LGT), dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações no Brasil e a criação e o funcionamento da Anatel. Essa lei impõe qual penalidade mínima para quem realiza atividades clandestinas de telecomunicações?
Alternativas
Q2327007 Engenharia de Telecomunicações
A Lei Geral de Telecomunicações dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e o funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da Emenda Constitucional nº 8, de 1995.
De acordo com o art. 2º dessa Lei, o Poder Público tem o dever de
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Campo Bom - RS
Q1234257 Engenharia de Telecomunicações
Segundo a Lei Federal nº 9.472/1997, o usuário de serviços de telecomunicações tem direito: I. À inviolabilidade e ao segredo de sua comunicação, que em hipótese alguma serão quebrados. II. A não divulgação, caso o requeira, de seu código de acesso. III. Ao respeito de sua privacidade nos documentos de cobrança e na utilização de seus dados pessoais pela prestadora do serviço. IV. À reparação dos danos causados pela violação de seus direitos. Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MC
Q1228890 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o item seguinte, a respeito da regulação dos serviços de telecomunicações.

A permissão de serviços de telecomunicações atribui a alguém a prestação de serviço de telecomunicações no regime público e em caráter permanente a fim de sanar situação excepcional comprometedora do funcionamento desse serviço.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MC
Q1228325 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o item subsequente com base na Lei n.º 9.472/1997 — Lei Geral das Telecomunicações. Nesse sentido, considere que as siglas MC e ANATEL, sempre que empregadas, referem-se, respectivamente, ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações.

A ANATEL — entidade da administração pública federal indireta, criada como órgão regulador das telecomunicações no Brasil — está subordinada hierarquicamente ao MC.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Prefeitura de Campo Bom - RS
Q1226443 Engenharia de Telecomunicações
Segundo a Lei Federal nº 9.472/1997, o conjunto de equipamentos ou aparelhos, dispositivos e demais meios necessários à realização de telecomunicação, seus acessórios e periféricos, e, quando for o caso, as instalações que os abrigam e complementam, inclusive terminais portáteis, denomina-se:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CESGRANRIO Órgão: LIQUIGÁS
Q1198299 Engenharia de Telecomunicações
Segundo a Lei Nº 9.472 (Lei Geral das Telecomunicações), é proibida a utilização de equipamentos emissores de radiofrequência quando
Alternativas
Q793085 Engenharia de Telecomunicações
Assinale a alternativa correta, considerando o contexto de telecomunicações no Brasil, em que uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades de desenvolvimento da infraestrutura e da economia desse setor surge em contexto de profundas transformações estruturais que deslocaram a dinâmica de evolução setorial, partindo das redes de telefonia propriamente ditas para os serviços de telecomunicações.
Alternativas
Q777798 Engenharia de Telecomunicações

Em relação ao plano geral de universalização, julgue o item subsequente.

Dentro do plano geral de metas de universalização, existe a definição do Backhaul, que tem a função de interligar a rede de acesso de prestadoras de serviço de telecomunicações ao Backbone.

Alternativas
Q681897 Engenharia de Telecomunicações
De acordo com o que dispõe a Lei Geral das Telecomunicações (Lei nº 9.472/1997), a respeito da Agência Nacional de Telecomunicações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: NC-UFPR Órgão: COPEL Prova: NC-UFPR - 2015 - COPEL - Advogado Júnior |
Q662853 Engenharia de Telecomunicações
Sobre a implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q579940 Engenharia de Telecomunicações
A respeito das comunicações de dados da administração pública federal, objeto do Decreto n.º 8.135/2013, julgue o item subsequente.
As comunicações da administração pública federal fundacional devem ser realizadas por serviços providos por órgãos ou entidades da própria administração, inclusive no que se refere ao serviço telefônico fixo comutado.
Alternativas
Q579939 Engenharia de Telecomunicações
A respeito das comunicações de dados da administração pública federal, objeto do Decreto n.º 8.135/2013, julgue o item subsequente.
A comunicação entre a presidência da República e a TELEBRAS deve ser realizada com equipamentos que permitam eventual auditoria para fins de garantia da confidencialidade e autenticidade das informações trocadas, entre outros propósitos.
Alternativas
Q579934 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o item a seguir à luz da Lei n.º 9.472/1997 — Lei Geral das Telecomunicações — e suas alterações.
Compete à União organizar a exploração dos serviços de telecomunicações, o que inclui, por exemplo, o disciplinamento da utilização dos recursos de órbita.
Alternativas
Q579933 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o item a seguir à luz da Lei n.º 9.472/1997 — Lei Geral das Telecomunicações — e suas alterações.
Os serviços de telecomunicações de interesse restrito podem ser prestados em regime público, mediante concessão ou permissão.
Alternativas
Q406000 Engenharia de Telecomunicações
Julgue o item subsequente, relativos aos diferentes organismos internacionais de padronização e de regulamentação das telecomunicações.

Coordenar a padronização das telecomunicações a nível internacional é uma das atribuições da ITU (International Telecommunications Union) — agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Alternativas
Q382602 Engenharia de Telecomunicações
Julgue os itens seguintes, tendo como referência os fundamentos do setor de telecomunicações, a política nacional de telecomunicações e a legislação específica vigente da área.

A Lei n. o 9.472/1997 estabelece, no capítulo intitulado “Da órbita e dos satélites”, as posições orbitais e as radiofreqüências atribuídas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) ao Brasil e define que a ANATEL disporá sobre os requisitos e critérios específicos para execução de serviço de telecomunicações que utilize satélite, geoestacionário ou não, independentemente de o acesso a ele ocorrer a partir do território nacional ou do exterior.
Alternativas
Q282761 Engenharia de Telecomunicações
A respeito das regras relativas à universalização dos serviços de telecomunicações no Brasil, julgue o  item  que se segue.
De acordo com as políticas públicas que orientam as aplicações do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, os recursos constitutivos desse fundo devem ser destinados a cobrir integralmente os custos advindos do cumprimento das obrigações de universalização dos serviços de telecomunicações não previstas no Plano Geral de Metas de Universalização.
Alternativas
Q282758 Engenharia de Telecomunicações
A respeito das regras relativas à universalização dos serviços de telecomunicações no Brasil, julgue o  item  que se segue.
Acesso individual classe especial (AICE) é aquele ofertado exclusivamente a assinante de baixa renda, ou seja, ao responsável pela unidade domiciliar inscrito no cadastro único para programas sociais do governo federal, ou outro que o suceda.
Alternativas
Q282757 Engenharia de Telecomunicações
Com base na legislação brasileira de telecomunicações, julgue o  item   seguinte.
Empresas interessadas em oferecer novas utilidades relacionadas ao acesso, armazenamento, apresentação, movimentação ou recuperação de informações deverão obter autorização para prestação desses serviços de telecomunicações em regime privado.
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: E
5: E
6: B
7: D
8: B
9: C
10: B
11: D
12: E
13: C
14: C
15: E
16: C
17: E
18: E
19: C
20: E